Breaking News
Home / Geografia / Envelhecimento Populacional

Envelhecimento Populacional

PUBLICIDADE

O que é envelhecimento populacional?

O avanço das ciências e das tecnologias são capazes de modificar várias esferas da sociedade, como, as manifestações culturais, as relações sociais, a economia, a política e a vida dos seres humanos. Assim, ao longo do tempo, as ciências médicas permitiram que as pessoas vivessem mais e tivessem menos filhos, isso caracteriza atualmente um fenômeno que se manifesta globalmente, que é conhecido como Envelhecimento Populacional ou Demográfico.

O envelhecimento da população pode ser observado em diversos países do globo terrestre, principalmente os desenvolvidos, uma vez que estes possuem tecnologia e ciência de ponta, inclusive fornecidas pelo Estado. Desta forma, esse fenômeno se caracteriza com o aumento na quantidade de idosos e, consequentemente a diminuição na quantidade de crianças e adolescentes, sobretudo devido à queda nas taxas de fecundidade.

Isso pode ser observado analisando gráficos pirâmides ou pirâmides etárias, onde, de maneira geral, as barras do topo são maiores em comprimento, pois indicam a quantidade de idosos. Em contrapartida, as barras da base são menores em comprimento, uma vez que indicam a quantidade de jovens.

Este fenômeno influencia diretamente nas taxas de crescimento populacional de um determinado país, bem como em sua economia ao que se refere as relações de trabalho. Neste sentido, começa-se a ter elevadas taxas de imigração de trabalhadores de outras regiões do mundo para ocupar postos de trabalho deixadas devido à idade da população.

A Europa, que historicamente foi denominada de velho mundo, atualmente é o continente com a maior quantidade de idosos e a menor taxa de crescimento populacional do mundo, fazendo jus ao nome que recebeu. As taxas variam de países para países, e a expectativa de vida oscila entre 81 e 82 anos, sobretudo em sua porção ocidental.

Envelhecimento Populacional

O envelhecimento demográfico preocupa diversos estudiosos do assunto, principalmente quando o assunto envolve economia e política. Segundo as informações e os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, a quantidade de idosos beirava 606 milhões de pessoas, tendo grandes possibilidades desse número aumentar.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Lençol Freático

PUBLICIDADE Definição O lençol freático é a superfície onde a pressão da água é igual …

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo

PUBLICIDADE Definição e importância da estrutura do solo A estrutura do solo é definida pela maneira como …

Crosta Terrestre

PUBLICIDADE Definição Crosta descreve um revestimento ou cobertura externa. Em geologia, é o termo dado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.