Breaking News
Home / Geografia / Sistema de Posicionamento Global – GPS

Sistema de Posicionamento Global – GPS

PUBLICIDADE

Em telecomunicações , o sistema de posicionamento GPS é um sistema militar dos EUA sistema de posicionamento e navegação por satélite.

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é uma constelação de satélites que suporta medições altamente precisas de posicionamento, navegação e tempo (PNT) em todo o mundo. Como um dos primeiros sistemas de posicionamento por satélite, o GPS tornou-se parte integrante do trabalho realizado em todo o mundo, incluindo agricultura de precisão, veículos autônomos, levantamento marítimo ou aéreo e aplicações de defesa.

Através de uma rede dedicada de satélites artificiais em órbita , disponibiliza a um terminal móvel ou receptor GPS a informação das suas coordenadas geográficas e da sua hora em todas as condições meteorológicas, em qualquer ponto da Terra ou nas suas imediações onde haja contato livre de obstáculos com menos quatro satélites do sistema. A localização ocorre através da transmissão de um sinal de rádio por cada satélite e do processamento dos sinais recebidos pelo receptor.

É operado pelo governo dos Estados Unidos da América e é acessível gratuitamente por qualquer pessoa com um receptor GPS. Seu grau de precisão atual é da ordem de alguns metros [2] , dependendo das condições meteorológicas, da disponibilidade e posição dos satélites em relação ao receptor, da qualidade e tipo de receptor, dos efeitos de propagação do rádio sinal na ionosfera e troposfera (por exemplo , refração ) e os efeitos da relatividade .

O Sistema de Posicionamento Global – GPS, conhecido por GPS (Global Positioning System) ou NAVSTAR-GPS (Navigation Satellite with Time And Ranging), é um sistema de radio-navegação desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (DoD-Department Of Defense), visando ser o principal sistema de navegação do exército americano.

Em razão da alta exatidão proporcionada pelo sistema e do alto grau de desenvolvimento da tecnologia envolvida nos receptores GPS, uma grande comunidade usuária emergiu nas mais variadas aplicações civis (navegação, posicionamento geodésico e topográfico, etc.).

O GPS é um sistema de abrangência global, tal como o nome sugere. A concepção do sistema permite que um usuário, em qualquer local da superfície terrestre, tenha a sua disposição, no mínimo, quatro satélites que podem ser rastreados. Este número de satélites permite o posicionamento em tempo real, conforme será visto adiante.

Para os usuários da área de Geodesia, uma característica muito importante da tecnologia GPS, em relação aos métodos de levantamento convencionais, é a não necessidade de intervisibilidade entre as estações. Além disto, o GPS pode ser usado sob quaisquer condições climáticas.

A ideia básica do princípio de navegação consiste da medida das chamadas pseudodistâncias entre o usuário e quatro satélites. Conhecendo as coordenadas dos satélites num sistema de referência apropriado, é possível calcular as coordenadas da antena do usuário com respeito ao mesmo sistema de referência dos satélites.

Do ponto de vista geométrico, somente três medidas de pseudo-distâncias seriam suficientes. A quarta medida é necessária devido a não sincronização dos relógios dos satélites com o do usuário.

Fonte: it.wikipedia.org/www.ltc.ufes.br/

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Energia Fotovoltaica

PUBLICIDADE Energia Fotovoltaica – O que é Os materiais e dispositivos fotovoltaicos convertem a luz …

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.