Breaking News
Home / Geografia / Recôncavo Baiano

Recôncavo Baiano

PUBLICIDADE

O que é o recôncavo baiano?

Formado por mais de vinte municípios, o Recôncavo Baiano ou Recôncavo da Bahia é uma importante região histórica, cultural, econômica, geográfica e social localizado no estado da Bahia (nordeste brasileiro), incluindo a capital Salvador e sua região metropolitana.

O nome para esta região é um pouco incerto em seu significado, mas acredita-se que vem do seu formato côncavo, conceito este definido pela física óptica.

Sua população em média, segundo os dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) é de 576,6 mil habitantes espacializados em uma área de aproximadamente 5,2 mil quilômetros quadros. Em outras palavras, trata-se de uma área que fica ao redor da Baía de Todos os Santos.

Recôncavo Bahiano

Em termos econômicos, está região é muito rica em petróleo e algumas formas de agricultura, como a açúcar, mandioca, frutos tropicais e cana-de-açúcar, uma vez que seu clima, associados aos tipos de solo e relevo propiciam essa exuberância econômica para está região do estado da Bahia, tendo contribuído com um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente 14,6 bilhões e um possuindo um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio.

Já historicamente trata-se de uma das áreas mais antigas em produção do espaço e modificação da paisagem localizada no Brasil, onde sua formação refere-se  à época da antiga partilha de terras conhecida como Capitanias Hereditárias, tendo no extrativismo a sua primeira atividade produtiva e em tempos posteriores o plantio de cana-de-açúcar e atualmente enriquecendo-se industrialmente.

Recôncavo Bahiano

Durante sua ocupação, recebeu muito influência da cultura africana, sobretudo, devido aos negros escravizados trazidos de diversas regiões do continente africano para os engenhos de açúcar que ali se encontravam.

Todos as cidades possuem um papel fundamental para a configuração histórica e cultural dessa rica região do Brasil, entre elas, tem-se Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde,  São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Saubara e Varzedo.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.