Breaking News
Home / Geografia / Holoceno

Holoceno

PUBLICIDADE

Definição de Holoceno

Holoceno é uma época geológica que começou no final do Pleistoceno e continua até o presente.

O Holoceno faz parte do período quaternário.

Seu nome significa “totalmente recente”, época é a fase mais jovem da história da Terra.

O Holoceno também inclui dentro dele o crescimento e os impactos da espécie humana em todo o mundo, incluindo toda a sua história escrita e uma transição global significativa para a vida urbana no presente.

Começou quando a última glaciação terminou e, por esse motivo, também é conhecido como período pós-glacial.

Na realidade, no entanto, o Holoceno é um dos muitos interglaciais que pontuaram a Idade do Gelo Cainozóica. O termo foi introduzido por Gervais em 1869 e foi aceito como parte da nomenclatura geológica válida pelo Congresso Geológico Internacional em 1885.

Os impactos humanos da era moderna na Terra e em seus ecossistemas podem ser considerados de importância global para a evolução futura de espécies vivas, incluindo evidências litosféricas aproximadamente síncronas ou, mais recentemente, evidências atmosféricas de impactos humanos.

Diante disso, um novo termo Antropoceno é especificamente proposto e usado informalmente apenas para a parte mais recente da história moderna e de significativo impacto humano desde a época da Revolução Neolítica.

O que é o Holoceno?

O Holoceno é o período geológico em que estamos atualmente. Começou há 11.550 anos, cerca de 9.600 a.C.

O Holoceno começou aproximadamente quando o último membro não humano do gênero Homo, Homo floresiensis, morreu. Foi também o fim do período frio de Dryas recente e da glaciação de Wisconsin, durante o qual enormes áreas do Canadá, norte da Europa e Ásia foram cobertas por camadas de gelo com 2-3 km de espessura.

Essa glaciação mais recente, que durou 52.000 anos, criou muitas das mais belas paisagens do hemisfério norte.

O Holoceno foi precedido pelo Pleistoceno, durante o qual ocorreu a maior parte da evolução de nossas espécies. O Pleistoceno começou 1,8 milhão de anos atrás.

Toda a civilização humana ocorreu durante o Holoceno.

Alguns historiadores colocam a primeira evidência da civilização em 9500 a.C, a idade do celeiro mais antigo conhecido, apenas 100 anos após o início do Holoceno.

As olarias japonesas mais antigas datam de 10.000 a.C. O mais antigo assentamento humano conhecido, Jericó, foi fundado por volta de 9000 a.C.

Aproximadamente 3500 a.C foi o começo da Idade do Bronze, quando a humanidade finalmente foi além do uso de pedra para modelar ferramentas.

O início da agricultura é geralmente colocado em torno de 8000 a.C.

Por volta do início do Holoceno, a população humana mundial estava em torno de 5 milhões. Hoje a população humana está se aproximando de 7 bilhões.

Claramente, a marca mais óbvia do período Holoceno até agora é o aumento meteórico da humanidade na população e no avanço tecnológico. Passamos do uso de ferramentas de pedra, ao bronze, ao ferro e, em seguida, a uma variedade de produtos sintéticos, incluindo ligas plásticas e avançadas.

No início do Holoceno, as geleiras derreteram em grande escala, abrindo muitos milhões de quilômetros quadrados para a colonização humana e geralmente facilitando a vida do Homo sapiens.

O Holoceno viu o surgimento de novas espécies, como cães e gatos domésticos, e o sucesso de espécies que prosperam na expansão humana, como o rato doméstico e o guaxinim.

O Holoceno começou com a revolução neolítica, na qual a cultura humana explodiu e os métodos baratos de produção de alimentos, como o uso de bestas de carga para a agricultura, se tornaram populares.

O que é o Evento de Extinção do Holoceno?

O evento de extinção do holoceno é um termo usado para se referir à extinção em curso de numerosas espécies animais devido a atividades humanas.

É nomeado após o período geológico do Holoceno, que começou 11.550 anos atrás (cerca de 9600 aC) e continua até o presente.

A extinção do Holoceno eliminou entre 20.000 e várias centenas de milhares de espécies ao longo dos últimos 12.000 anos.

A extinção do holoceno é composta por dois pulsos principais: um pulso de 13.000 a 9.000 anos atrás, durante o final do último período glacial, quando grande parte da megafauna do Pleistoceno foi extinta, e um pulso recente, começando por volta de 1950, quando o desmatamento em massa e outros atividades humanas resultaram na extinção de muitas espécies.

As espécies animais extintas desde o primeiro pulso da extinção do Holoceno incluem várias espécies de mamute, o lobo terrível, urso de cara curta, leão da caverna, urso da caverna, hiena da caverna, elefantes anões, cisne gigante, rato gigante, mastodonte, chita americana, solo preguiças, marsupiais de muitas espécies, numerosos pássaros gigantes que não voam e muitos outros animais.

A maioria dos cientistas concorda que esses animais foram extintos devido à atividade humana, pois muitos deles desaparecem dentro de 1.000 anos após a introdução de seres humanos em uma área.

Algumas das descobertas mais precisas são de evidências na Austrália e nas Américas, que foram relativamente isoladas até a chegada dos seres humanos.

Os animais que foram extintos recentemente, durante o último pulso da extinção do Holoceno, incluem o dodo, aurochs (um grande tipo de gado com chifres), o tarpan (um cavalo pequeno), o tigre da Tasmânia, o quagga (um parente de zebra), A vaca marinha de Steller (parente do peixe-boi e Dugong), o gigante Aye-aye (um primata noturno), o Great Auk (um pássaro parecido com pinguim da região atlântica), o pombo-passageiro (com cerca de cinco bilhões de aves na América do Norte), era anteriormente uma das aves mais numerosas do planeta), o Sapo Dourado da Costa Rica e muitos outros.

Os biólogos concordam que a atual taxa de extinção de espécies animais é centenas de vezes maior que o nível de fundo típico.

A época do holoceno

Para observar um ambiente holoceno, basta olhar ao seu redor!

Holoceno é o nome dado aos últimos 11.700 anos da história da Terra – o tempo desde o final da última época glacial principal, ou “era do gelo”.

Desde então, houve mudanças climáticas em pequena escala – notadamente a “Pequena Era do Gelo” entre 1200 e 1700 d.C. – mas, em geral, o Holoceno tem sido um período relativamente quente entre as eras glaciais.

Outro nome para o Holoceno que às vezes é usado é Antropogene, a “Era do Homem”.

Isso é um tanto enganador: os seres humanos de nossa própria subespécie, Homo sapiens, haviam evoluído e se dispersado por todo o mundo bem antes do início do Holoceno.

No entanto, o Holoceno testemunhou toda a história registrada da humanidade e a ascensão e queda de todas as suas civilizações.

A humanidade influenciou bastante o ambiente holoceno; Embora todos os organismos influenciem seu ambiente até certo ponto, poucos já mudaram o globo tanto ou tão rápido quanto nossa espécie.

A grande maioria dos cientistas concorda que a atividade humana é responsável pelo “aquecimento global”, um aumento observado nas temperaturas globais médias que ainda está acontecendo. Destruição de habitats, poluição e outros fatores estão causando uma extinção em massa contínua de espécies vegetais e animais; de acordo com algumas projeções, 20% de todas as espécies de plantas e animais da Terra serão extintas nos próximos 25 anos.

No entanto, o Holoceno também viu o grande desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia humanos, que podem ser usados – e estão sendo usados – para entender as mudanças que vemos, prever seus efeitos e parar ou melhorar os danos que eles podem causar ao meio ambiente. Terra e para nós. Os paleontologistas fazem parte desse esforço para entender as mudanças globais.

Como muitos fósseis fornecem dados sobre climas e ambientes do passado, os paleontólogos estão contribuindo para o nosso entendimento de como as futuras mudanças ambientais afetarão a vida da Terra.

Fonte: ucmp.berkeley.edu/www.livescience.com/earthquake.usgs.gov/all-geo.org/www.wisegeek.org/www.merriam-webster.com/www.ncdc.noaa.gov/research.amnh.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Batimetria

PUBLICIDADE A batimetria é a medida da profundidade da água em oceanos, rios ou lagos. Os mapas batimétricos são …

Geologia Histórica

Geologia Histórica

PUBLICIDADE Definição A Geologia Histórica é um ramo da geologia que lida com a cronologia dos eventos …

Período Quaternário

PUBLICIDADE Definição O período quaternário segue o período terciário do tempo geológico. Quaternário, na história geológica da …