Breaking News
Home / Geografia / Neve

Neve

PUBLICIDADE

Definição

neve é definida como precipitação sólida que ocorre em uma variedade de minúsculos cristais de gelo a temperaturas bem abaixo de 0° C, mas como flocos de neve maiores a temperaturas próximas a 0° C’.

A neve é a forma sólida de água que cristaliza na atmosfera.

A neve é uma precipitação na forma de cristais de gelo, principalmente de forma hexagonal intricadamente ramificada e frequentemente aglomerada em flocos de neve, formada diretamente a partir do congelamento do vapor de água no ar.

O que é neve?

A cobertura de neve é uma parte da criosfera, que remonta à palavra grega kryos para geada.

Neve é precipitação na forma de cristais de gelo.

Ele se origina nas nuvens quando as temperaturas estão abaixo do ponto de congelamento (0 graus Celsius), quando o vapor de água na atmosfera condensa diretamente no gelo sem passar pelo estágio líquido.

Depois que um cristal de gelo se forma, ele absorve e congela vapor de água adicional do ar circundante, transformando-se em um cristal de neve ou pélete de neve, que cai na Terra.

A neve é realmente gelo moldada em pequenos cristais.

Na maioria das vezes, o floco de neve é composto por muitos desses pequenos cristais de gelo presos juntos. Como gotas de chuva, os flocos de neve começam como vapor de água em uma nuvem.

Quando uma nuvem está muito fria, esse vapor d’água se transforma em cristais de gelo.

Se você pudesse olhar para um floco de neve sob um microscópio, veria que cada cristal tem uma bela forma de seis raios, que geralmente é simétrica.

Um cientista, Wilson ‘Snowflake’ Bentley, tirou mais de 6.000 fotografias de cristais de neve individuais entre 1880 e sua morte em 1931. Não havia duas iguais.

Origem

A neve é um fenômeno meteorológico comum e uma parte crucial do ciclo da água. Quando a água evapora, ela sobe para o céu, onde muitas vezes se transforma em gotículas, vistas na forma de nuvens.

Quando as gotículas ficam pesadas o suficiente, elas caem como chuva. No entanto, se estiver frio o suficiente, as gotículas congelam para formar cristais de neve. Se a temperatura permanecer baixa até o fim, as gotículas manterão sua formação de cristal.

As tempestades de neve são causadas por manchas isoladas de nuvens onde as gotículas congelaram.

Como tempestades e chuvas, eles estão associados a nuvens do tipo convectivas ou cumulus, em vez de nuvens planas estratiformes ou em camadas que produzem nevascas constantes.

Como geralmente são pequenas, é difícil prever tempestades de neve e geralmente não aparecem no radar meteorológico ou nas estações de observação meteorológica.

Eles também costumam ter vida curta demais para serem notados.

Qualquer pessoa que assista a este evento provavelmente deve sair rapidamente para experimentar, ou pode sentir falta.

A neve cai de várias formas:

Flocos de neve são aglomerados de cristais de gelo que caem de uma nuvem.
Pelotas de neve, ou graupel, são partículas de gelo opacas na atmosfera. Eles se formam quando os cristais de gelo caem através de gotículas de nuvens super-resfriadas, que estão abaixo de zero, mas permanecem líquidas. As gotículas de nuvens congelam para os cristais, formando uma massa irregular. Graupel tende a ser macio e quebradiço.
granizo é composto de gotas de chuva ou chuvisco que congelam no gelo à medida que caem e às vezes é chamado de uma mistura invernal de chuva e neve. Essas pequenas bolas de gelo translúcidas geralmente têm menos de 0,76 centímetros (0,30 polegadas) de diâmetro. Observações oficiais do tempo podem listar granizo como bolinhas de gelo.
Uma forma de precipitação, o granizo, enquanto congelado, não é considerado neve. O granizo tende a ser maior que o granizo e geralmente é gerado durante tempestades, que ocorrem com mais frequência na primavera e no verão do que no inverno. As pedras de granizo se formam quando o ar em movimento ascendente, ou correntes ascendentes, em uma tempestade impede que pedaços de graupel caiam. Gotas de água super-resfriada atingem o graupel e congelam, causando o crescimento do graupel. Quando as bolas de gelo ficam pesadas demais para que as correntes de ar continuem a apoiá-las, elas caem como granizo.

Como se forma a neve?

A neve se forma quando pequenos cristais de gelo nas nuvens se unem para se tornar flocos de neve. Se cristais suficientes ficarem juntos, eles se tornarão pesados o suficiente para cair no chão.

Os flocos de neve que descem pelo ar úmido um pouco mais quente que 0° C derreterão nas bordas e ficarão grudados para produzir flocos grandes.

Flocos de neve que caem no ar frio e seco produzem neve em pó que não fica grudada.

A neve é formada quando as temperaturas são baixas e há umidade na atmosfera na forma de pequenos cristais de gelo.

Por que a neve é branca?

O gelo é transparente, mas a neve parece branca. Isso ocorre porque os cristais de gelo na neve refletem a luz do dia em todas as direções. A luz do dia é branca, então a neve parece branca.

No entanto, neve vermelha, verde, azul e até preta é vista ocasionalmente em muitas partes do mundo. As cores são devidas ao pó ou fungos coletados pela neve quando ela cai no ar.

A neve vermelha ocorre em algumas áreas da Europa – especialmente na Itália – onde o ar é preenchido com partículas de poeira das areias vermelhas do deserto do Saara.

Os flocos de neve que se formam em torno das partículas de poeira assumem uma cor avermelhada.

O que são flocos de neve?

Uma enxurrada de neve é uma breve rajada de vento acompanhada por uma leve rajada de neve, que geralmente não permanece no chão. É comum na maioria dos climas frios e não é inédito nos climas temperados.

Outros fenômenos semelhantes são as tempestades de neve, que envolvem uma queda breve, mas pesada; e aguaceiros de neve, que apresentam uma queda moderada de vida curta, com alguma acumulação no chão.

Acompanhada pelo vento, a neve pode percorrer alguma distância e, às vezes, pegar o espectador de surpresa, aparentemente aparecendo do nada em um dia perfeitamente ensolarado e explodindo os desavisados com um breve tiro de frio intenso. Freqüentemente, tempestades de neve indicam que uma frente climática mais grave está a caminho.

Geralmente, a neve proveniente das tempestades não produz uma cobertura do solo, pois derrete em contato com a superfície e desaparece quase tão rapidamente quanto apareceu.

Quando a neve cai no chão que já está coberta, no entanto, ela geralmente adere, porque a temperatura ambiente já está suficientemente longe antes do ponto de congelamento para permitir que ela permaneça sem derreter.

Especialmente em climas temperados, esse fenômeno pode ser bastante emocionante, porque as pessoas geralmente só veem chuva ou granizo ocasional no inverno.

Quão frio tem que estar para nevar?

A precipitação cai como neve quando a temperatura do ar está abaixo de 2° C. É um mito que ele precisa estar abaixo de zero para nevar. De fato, neste país, as maiores nevascas tendem a ocorrer quando a temperatura do ar está entre zero e 2° C. A neve que cai começa a derreter assim que a temperatura sobe acima de zero, mas quando o processo de fusão começa, o ar ao redor do floco de neve é resfriado.

Queda de neve pode ser definida como ‘leve’, ‘moderada’ ou ‘forte’. Quando combinada com ventos fortes, uma queda de neve pode criar nevascas e trações.

Se a temperatura estiver mais quente que 2° C, o floco de neve derreterá e cairá como granizo em vez de neve, e se estiver mais quente ainda, haverá chuva.

Perigos

Geralmente, as rajadas de neve não são perigosas, embora possam ser desconcertantes.

Em alguns casos, esse clima pode representar um perigo para motoristas despreparados, que precisam enfrentar uma breve visibilidade limitada e possivelmente uma lama de neve nas estradas que mudará a maneira como o veículo lida.

Lesões devido à exposição são raras no caso de uma enxurrada de neve, embora o breve comprometimento com a visibilidade e o aumento de escorregadio possam levar a quedas na prática. Em geral, no entanto, as rajadas de neve são apenas surpreendentes e, às vezes, divertidas.

Neve
Neve

Neve
Neve

Fonte: nsidc.org/homepage.eircom.net/www.dictionary.com/www.canr.msu.edu/www.wisegeek.org/www.express.co.uk/www.metoffice.gov.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Batimetria

PUBLICIDADE A batimetria é a medida da profundidade da água em oceanos, rios ou lagos. Os mapas batimétricos são …

Geologia Histórica

Geologia Histórica

PUBLICIDADE Definição A Geologia Histórica é um ramo da geologia que lida com a cronologia dos eventos …

Período Quaternário

PUBLICIDADE Definição O período quaternário segue o período terciário do tempo geológico. Quaternário, na história geológica da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.