Breaking News
Home / Geografia / Clima Polar

Clima Polar

PUBLICIDADE

Clima Polar ou Clima Glacial

Para facilitar a compreensão da dinâmica da natureza terrestre, os cientistas classificam os diferentes elementos que compõe a paisagem da Terra, essa classificação é capaz de indicar as ocorrências passadas e o que pode acontecer no futuro. Não fugindo desta perspectiva, tem-se a classificação dos diferentes climas do planeta Terra. Entre eles, identificam-se o Clima Polar ou também conhecido como Clima Glacial.

Mas o que de fato é esse clima polar? Sem segredo em conceituações, sabe-se que o clima polar é aquele que ocorre nas elevadas latitudes do planeta (Não confundam latitude com longitude). Isto é, que estão localizados nas regiões polares e proximidades, ou nos extremos norte e sul.

Assim sendo, no planeta Terra existem dois polos: O Norte, onde encontram-se parte do Canadá, da Sibéria, do Alasca, da Groenlândia e da Islândia. E o Sul, onde encontra-se a Antártica, considerado o continente mais gelado do planeta.

Em linhas gerais, essas regiões apresentam temperaturas muito baixas durante o ano todo, indo de 10 graus Celsius no verão e alcançando – 40 graus Celsius durante o inverno. O que permite a ocorrência deste clima está ligado, principalmente ao eixo de inclinação da Terra, que não permite que raios solares incidam intensamente nestas zonas, não tendo, portanto, uma elevação constante em sua temperatura.

Clima Polar

Acrescenta-se a isto, o movimento cosmográfico de rotação da Terra, que não permite que a luz do Sol atinja essa região durante aproximadamente seis meses no ano, pois estas áreas ficam do lado oposto desta fonte de energia. Mas ocorrências contrárias também acontecem, pois em alguns casos, o dia pode chegar a durar 24 horas, quando há a incidência.

Embora estas regiões sejam praticamente vazias em termos demográficos, existem espécies de fauna e flora que se adaptam a este clima extremamente frio, como por exemplo, a vegetação de Tundra, que aparece durante o verão, além de ursos polares ao norte e pinguins ao sul. Por incrível que pareça existem vilas e pequenas cidades no polo norte e estações de pesquisa no polo sul, como a Vostok.

Atualmente estas regiões são bastante discutidas pelos pesquisadores, sobretudo ao que se refere ao aquecimento global, que pode ocasionar o derretimento das imensas geleiras que lá se encontram. O que por sua vez, pode ocasionar consequências graves a todo planeta.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Lençol Freático

PUBLICIDADE Definição O lençol freático é a superfície onde a pressão da água é igual …

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo

PUBLICIDADE Definição e importância da estrutura do solo A estrutura do solo é definida pela maneira como …

Crosta Terrestre

PUBLICIDADE Definição Crosta descreve um revestimento ou cobertura externa. Em geologia, é o termo dado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.