Breaking News
Home / Geografia / Favela

Favela

PUBLICIDADE

Definição

Uma favela é uma área de uma cidade onde as condições de vida são marcada por aglomerações, moradias degradadas, pobreza e desorganização social

Construir a definição correta de uma favela é fundamental para entender e enfrentar adequadamente o problema desses assentamentos informais inseguros.

O que é uma Favela?

Uma favela é uma área urbana densamente povoada que é caracterizada por um padrão de vida geralmente baixo. Essas áreas também podem ser conhecidas como favelas, bairros, guetos, embora alguns desses termos tenham significados culturais específicos.

No final do século 20, eles explodiram em todo o mundo, tornando-se motivo de séria preocupação entre as organizações humanitárias, já que um número alarmante de pessoas vive em regiões que poderiam ser consideradas favelas.

As favelas podem se formar de várias maneiras.

Classicamente, eles surgiram em bairros existentes que estão em tempos difíceis. Em alguns casos, esses bairros têm sido prestigiados e respeitados, mas os padrões de vida caem conforme as casas são subdivididas em apartamentos lotados e a população se torna altamente concentrada. Ao mesmo tempo, o acesso a serviços como saúde, alimentos frescos e saneamento básico pode se tornar restrito, criando sujeira e miséria.

Em alguns casos, essas áreas também podem surgir do nada, como é o caso de muitas das favelas encontradas em nações em desenvolvimento. Essas favelas às vezes parecem surgir da noite para o dia, compactando a humanidade em áreas imundas e densamente compactadas, com casas mal construídas e muitas vezes perigosas. Em campanhas para limpar essas áreas, muitas cidades desalojaram à força pessoas dessas favelas, criando um efeito cascata à medida que as pessoas deslocadas à força tentam se mudar para novas regiões.

Favela
Favelas são bairros caracterizados por alta densidade populacional e baixa renda

A maioria das pessoas que vivem em favelas é extremamente pobre, e muitos são tratados como cidadãos de segunda classe por sua sociedade. Os problemas de saúde tendem a ser muito altos, como resultado de saneamento inadequado e falta de acesso a cuidados básicos de saúde.

A desnutrição é outro problema grave em muitos lugares, assim como o crime, o que pode torná-los muito perigosos para seus habitantes.

Muitas pessoas vêem as favelas como o símbolo supremo da desigualdade e, em algumas regiões, essas áreas se formaram em alguns locais muito inesperados, às vezes vizinhos das casas dos mais ricos.

Organizações que fazem campanha contra os favelados argumentam que nenhum ser humano deve ser forçado a viver em condições tão precárias, e que, como ato básico da humanidade, as cidades precisam fornecer moradias de baixo custo e regular a construção.

Infelizmente, a solução raramente é tão simples assim. A população mundial está crescendo rapidamente, colocando uma pressão imensa sobre os recursos disponíveis e, à medida que os países em desenvolvimento se tornam mais desenvolvidos, essa pressão provavelmente aumentará. Embora seja um pouco desanimador pensar, a desigualdade grosseira parece ir de mãos dadas com as sociedades em crescimento.

Efeitos da Pobreza

Favela
Favelas

Os efeitos da pobreza relacionados ao crescimento das favelas abrangem tudo, desde saúde precária até a educação.

A vida nas favelas está longe de ser glamourosa, pois as famílias estão isoladas dos serviços mais básicos e muitas vezes precisam lidar com a violência.

Como habitações informais (e muitas vezes ilegais), as favelas são geralmente definidas por:

Casas inseguras e / ou insalubres (por exemplo, falta de janelas, chão sujo, paredes com vazamentos e telhados)
Casas superlotadas
Limitado ou nenhum acesso a serviços básicos: água, banheiros, eletricidade, transporte
Casas instáveis: estruturas fracas são frequentemente destruídas ou destruídas durante tempestades e terremotos
Nenhuma posse de terra segura (ou seja, o direito à terra de morar lá).

Como tal, as famílias que vivem em favelas carecem das condições cruciais de que precisam para viver decentemente e prosperar como seres humanos. As crianças são muitas vezes incapazes de fazer seus trabalhos de casa devido a vazamentos e falta de luz e eletricidade. Portanto, essas crianças tendem a ter um desempenho muito pior na escola e suas taxas de desistência são muito maiores do que em qualquer outro lugar.

Saúde e bem-estar

Como os assentamentos não planejados normalmente não estão conectados a serviços básicos como água limpa, saneamento e instalações de higiene, os residentes correm grande risco de contrair doenças respiratórias e de origem hídrica (por exemplo, devido à falta de janelas e saídas de ar).

A alta densidade populacional, a falta de banheiros adequados e a proximidade das residências permitem que as doenças se espalhem rapidamente. Isso cria um risco real para grandes populações que muitas vezes não conseguem ter acesso a instalações de saúde adequadas para receber tratamento a tempo.

Segurança e violência nas favelas

Veículos de emergência e policiais têm dificuldade em navegar através de assentamentos não planejados devido a trajetos bem entrelaçados e poucos sinais, resultando em dificuldades para monitorar e controlar o crime e fornecer serviços de saúde.

O planejamento comunitário deficiente e a construção estruturalmente insalubre criam riscos para os habitantes, que são exacerbados em muitos assentamentos não planejados por enchentes, incêndios e deslizamentos de terra.

Perpetuando o ciclo da pobreza

Altas taxas de doenças em comunidades de favelas causam um declínio na produtividade e impedem que as crianças frequentem a escola normalmente. Para aqueles que podem, estudos mostraram um claro declínio no desempenho na escola e uma taxa de abandono muito maior devido à saúde precária. A falta de espaço e luz para fazer a lição de casa também está em causa.

Além disso, os trabalhadores são muitas vezes marginalizados da economia formal, pois a falta de um endereço formal é um obstáculo à obtenção de emprego.

Trabalhar no mercado negro só agrava sua situação, tornando-os mais vulneráveis à exploração e acidentes relacionados ao trabalho.

Fonte: www.collinsdictionary.com/www.wisegeek.org/www.habitatforhumanity.org.uk/www.merriam-webster.com

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.