Breaking News
Home / Geografia / Serra Pelada

Serra Pelada

PUBLICIDADE

O que foi a serra pelada?

Durante as diversas intervenções dos seres humanos na grande extensão territorial brasileira, estes deixaram marcas irreversíveis que não só destruiu as condições naturais da paisagem, mas também abriu caminhos para o país entrar em rumos desconhecidos e obscuros que nada o fazem crescer e prosperar. E isto não está apenas ligados aos fatos recentes, mas também a sua carga histórica desde o desembarque dos europeus neste vasto território de dimensões continentais, onde este exploraram recursos minerais, florestais e faunísticos.

Serra Pelada

Na história recente, por volta de 1980, tudo isto pareceu se repetir numa região localizada no norte do Brasil, mais especificamente no estado do Pará, onde se encontra a famosa Serra Pelada.

Esta região possuía um rico recurso mineral, principalmente por causa do ouro, que atraiu milhares de pessoas, envolvendo garimpeiros, médicos, padres, professores e engenheiros em busca de um rápido enriquecimento através da sua exploração econômica, configurando aos poucos o maior garimpo a céu aberto do mundo controlado por um major do exército brasileiro chamado de Sebastião Curió.

Toneladas e mais toneladas de ouro foram retiradas de Serra Pelada, destruindo rapidamente todo o ambiente e alterando significativamente toda a paisagem natural.

No entanto, nem todos garimpeiros enriqueceram através de sua exploração, muitos inclusive morriam, uma vez que as condições de trabalho eram precárias demais, sem a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), o que permitiu que muitos inalassem poeiras de monóxido de ferro, prejudicial aos pulmões, além de um trabalho cansativo que exigia dias sem dormir, sem comer direito, etc.

A extração do ouro diminui ao longo do tempo, decrescendo, o que fez com que em 1992 houvesse sua paralisação em grande escala, deixando apenas resquícios da pegada do homem sobre o ambiente.

Além disso, a Vale do Rio Doce, que era a proprietária da região exigiu uma indenização de mais de 60 milhões ao governo federal, pela exploração e invasão de milhares de garimpeiros, ganhando-o.

Mesmo depois da transformação que causaram, em 2002 o Congresso Nacional ainda permitiu que alguns garimpeiros realizassem suas atividades numa área próxima a Serra Pelada, destruindo-a aos poucos, o que fez com que o clima entre políticos, mineradores, ambientalistas e garimpeiros, piorassem na região.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Lençol Freático

PUBLICIDADE Definição O lençol freático é a superfície onde a pressão da água é igual …

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo

PUBLICIDADE Definição e importância da estrutura do solo A estrutura do solo é definida pela maneira como …

Crosta Terrestre

PUBLICIDADE Definição Crosta descreve um revestimento ou cobertura externa. Em geologia, é o termo dado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.