Breaking News
Home / Geografia / Agronegócio

Agronegócio

PUBLICIDADE

O que é agronegócio?

Também conhecido como agrobusiness, o agronegócio é um conceito que define um contexto econômico, político e social da produção agropecuária e agrícola no campo, além de ser amplo envolvendo questões ligadas a técnicas, tecnologias, equipamentos e serviços, é também muito complexo quando vinculado a gama social.

Agronegócio

Em outras palavras, pode-se dizer que se trata de uma rede de atividades econômicas que estão ligadas a produção agrícola pouco diversificada e em grande escala que atende as exigências do mercado interno e externo através da produção de soja, café, cana-de-açúcar, bem como pela industrialização dos mesmos para a produção de álcool, óleos, cigarros e consequentemente sua exportação. No entanto, o agronegócio também se manifesta na produção de agroquímicos utilizados nesta produção.

Cabe-se pontuar que, essa rede de atividades econômicas não estão apenas vinculada ao campo, mas também ao meio urbano, uma vez que subordina as atividades rurais à dinâmica capitalista e industrial das cidades, modificando as relações sociais, culturais e econômicas ao longo da história de sua modernização. Além disso tudo, ele ocasiona uma inter-relação entre os setores primários, secundários e o terciário.

Para que ele se manifeste, as grandes empresas capitalistas (nacionais e estrangeiras) concentram grandes faixas de terra para viabilizar a sua produção e consequentemente escoá-la. Mas para que isso seja concretizado, uma série de fatores devem acontecer, como, a expulsão de grandes contingentes de trabalhadores do campo, estudos tecnológicos e científicos e a acumulação do capital por parte dos proprietários.

Isto é feito de forma obscura e violenta, tanto para o homem, quanto para a natureza, pois para se produzir em grandes territórios são necessários desmatar grandes fragmentos florestais e desvincular de forma agressiva as relações que os trabalhadores rurais possuem com o campo.

O agronegócio é responsável pela destruição massiva de muitas espécies de faunas, floras e culturas, e por vezes de grandes biomas, como é o caso do Brasil, que possuí um agronegócio bem expressivo, sendo um dos maiores produtores e exportadores de café, cana-de-açúcar e soja, além de ser um grande exportador de carne bovina, suína e frangos.

É um sistema que movimenta muito a economia de um país, no entanto, é necessário sempre saber de que forma isso é feita, olhando de maneira crítica para as facetas que o envolvem.

Gean Alef Cardoso

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Divisão Regional do Brasil

PUBLICIDADE Pelo fato de ter dimensões continentais, o território que hoje chamamos de Brasil possui …

Desigualdades Regionais

PUBLICIDADE Sem dúvida alguma, um dos maiores problemas de todas as sociedades refere-se às desigualdades. …

Domínios Morfoclimáticos do Brasil

PUBLICIDADE Por um longo tempo da história das ciências naturais, características físicas da paisagem eram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.