Breaking News
Home / Geografia / Batimetria

Batimetria

PUBLICIDADE

batimetria é a medida da profundidade da água em oceanos, rios ou lagos.

Os mapas batimétricos são dados derivados e se parecem muito com os mapas topográficos, que usam linhas para mostrar a forma e a elevação das características do terreno.

Batimetria é a informação que descreve a topografia do fundo do mar. É um componente essencial para entender a dinâmica do ambiente marinho, tanto em termos de transporte de sedimentos, como também na previsão de marés, correntes e ondas.

A navegação oceânica segura depende de dados precisos de batimetria, que também são essenciais para o planejamento de instalações e infraestrutura marítimas, como turbinas eólicas, defesas costeiras, plataformas de petróleo e oleodutos.

batimetria também desempenha um papel fundamental na distribuição de espécies marinhas.

A batimetria geral constitui a base de qualquer conjunto abrangente de dados marítimos; sem ele, a imagem está incompleta.

batimetria é a medida da profundidade da água e da forma do terreno no fundo do mar.

Assim como os mapas topográficos representam as características tridimensionais (ou relevos) da terra seca, os mapas batimétricos ilustram a terra que fica embaixo d’água. Nos mapas, as variações no relevo do fundo do mar podem ser indicadas pela cor e pelas linhas de contorno chamadas contornos de profundidade ou isobatas.

O que é batimetria?

batimetria é o estudo científico das profundezas e do terreno das superfícies subaquáticas, seja em ambientes de água salgada como os oceanos ou em ambientes de água doce como lagos e rios.

O estudo da batimetria no passado foi feito por meio de métodos de sondagem mecânica de profundidade, mas, a partir de 2011, o sonar é um meio mais comum usado para analisar o ambiente subaquático.

Essa pesquisa é usada para uma variedade de finalidades, incluindo a garantia da segurança dos navios durante a navegação na superfície, pois os canais rasos ao longo das regiões costeiras ou das margens dos rios podem não ser tão profundos quanto a quantidade de navios que existem abaixo da linha de flutuação.

Outros objetivos para a coleta de dados batimétricos incluem a análise da ecologia de habitats marinhos e de água doce, a prospecção de petróleo e minerais subaquáticos e a previsão dos efeitos de eventos de tempestades com base na água, como tsunamis.

batimetria do mar segue princípios semelhantes aos do mapeamento de áreas secas, na medida em que usa projeções de Mercator, que são linhas que representam latitude e longitude desenhadas em um mapa de superfície plana que são usadas para aproximar a forma esférica das superfícies do oceano.

Essas projeções, no entanto, não são precisas nas regiões polares devido ao aumento dos níveis de distorção entre o mapa e os recursos subaquáticos reais.

batimetria também depende muito da exibição de isobatas nos mapas, que são linhas frequentemente desenhadas em padrões circulares radiantes que conectam todas as regiões do terreno que existem a profundidades aproximadamente iguais.

A extensa produção de mapas de batimetria é realizada por organizações nacionais de pesquisa, como o Escritório de Pesquisa Costeira do Serviço Nacional do Oceano (NOS), com sede nos EUA, e esses mapas são fornecidos a empresas comerciais, como as que praticam pesca no mar.

Os mapas são geralmente codificados por cores para indicar a profundidade e as características geológicas do terreno subaquático.

Existem mapas para grandes massas de água doce, incluindo os Grandes Lagos, e algumas regiões como o estado da Flórida, nos EUA, realizaram mapeamento batimétrico detalhado de massas de água doce muito menores e mais numerosas.

Muitas das grandes regiões de água salgada da Terra são mapeadas através de cooperação internacional, incluindo o Oceano Ártico, o mar do Caribe e o mar Mediterrâneo.

Embora uma grande quantidade de dados de pesquisas batimétricas tenha sido coletada por sondagens de navios de superfície, com mais de 76.000.000 de sondagens, compreendendo mais de 6.600 pesquisas realizadas através do NOS, os dados batimétricos coletados a partir de 2011 também são gerados por imagens de satélite.

batimetria oceânica também serve a propósitos históricos e legais únicos. Ele é usado para ajudar os arqueólogos que procuram a localização de naufrágios de navios antigos e pode ser apresentado como evidência em tribunal quando surgem disputas nas fronteiras nacionais por direitos de pesca e minerais.

Em 1985, uma expedição realizada por pesquisadores americanos e franceses utilizou mapas batimétricos para localizar os destroços subaquáticos do famoso navio de cruzeiro RMS Titanic, encontrado a uma profundidade aproximada de 4.023 metros, 595 quilômetros ) a sudeste da província canadense de Terra Nova, no Oceano Atlântico.

Batimetria – Estudo

batimetria é o estudo e o mapeamento do fundo do mar. Envolve a obtenção de medidas da profundidade do oceano e equivale ao mapeamento da topografia em terra.

Os dados batimétricos são usados para diversos fins, incluindo:

Gráficos e navegação de navios
Gestão da pesca
Gestão ambiental, incluindo o estabelecimento de dados de linha de base para apoiar o monitoramento ambiental
Determinação das fronteiras marítimas
Avaliações de energia alternativa (ou seja, para apoiar avaliações de energia eólica e de ondas no mar)
Pesquisa sobre processos costeiros e correntes oceânicas, por exemplo, modelagem de tsunamis
Avaliação de considerações ambientais para o gerenciamento de recursos de geologia marinha, incluindo a identificação de riscos geográficos, como deslizamentos de terra subaquáticos

Fonte: www.nationalgeographic.org/www.ga.gov.au/www.dictionary.com/www.emodnet.eu/oceantracks.org/www.wisegeek.org/www.usgs.gov/visibleearth.nasa.gov/www.northeastoceandata.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Geóide

PUBLICIDADE O geóide é a superfície equipotencial do campo de gravidade da Terra que melhor se ajusta, …

Rochas Sedimentares

PUBLICIDADE Definição Rochas sedimentares são rochas compostas por sedimentos. As rochas sedimentares são o produto da …

Rocha ígnea

Rocha ígnea

PUBLICIDADE Definição Rocha ígnea, qualquer uma das várias rochas cristalinas ou vítreas formadas pelo resfriamento …