Breaking News
Home / Geografia / Amplitude Térmica

Amplitude Térmica

PUBLICIDADE

O que é amplitude térmica?

Os geocientistas ao longo de sua formação acadêmica precisam entender diferentes áreas do conhecimento científico para construírem suas hipóteses e teorias acerca da dinâmica natural do planeta Terra, isto repercute na ideia de que é necessário saber das leis que regem a física, a matemática, etc.

Um dos exemplos para aplicação de tais pensamentos encontra-se no que se chama de amplitude térmica, um conceito muito discutido por àqueles que estudam o clima e o tempo terrestre, vinculados, portanto, a climatologia e a meteorologia.

Desta forma, pode-se definir amplitude térmica como a diferença entre a temperatura máxima e mínima registrada em uma determinada região num certo período de tempo, podendo ser então, anual, mensal ou diária (dependendo da finalidade da pesquisa científica). Em outras palavras, seria basicamente a comparação entre os tipos de clima.

Amplitude Térmica

Para que possam catalogar esta diferença, usa-se uma fórmula para calcular a amplitude térmica, expresso da seguinte maneira:

AT = T – t

Em que:

AT significa amplitude térmica.

T significa temperatura máxima.

t significa temperatura mínima.

Para exemplificar tal questão, usa-se um exemplo hipotético da cidade de São Paulo, onde a temperatura máxima durante o dia foi de 24º C e a temperatura mínima foi de 11º C. Aplicando a fórmula AT = T – t, observa-se que a amplitude térmica desta grande cidade foi de: 13º C, isto é:

AT = T – t

AT = 24 – 13

AT = 13º C

Logo após a realização desta cálculo, colocam-se estas informações em diferentes gráficos, o que permite mais facilmente o entendimento completo de pessoas que não possuem conhecimento na área.

No entanto, é necessário lembrar que a amplitude térmica é influenciada por diversos ou diferentes fatores existentes no planeta Terra, inclusive ao que se refere as interferências dos seres humanos na modificação sistêmica do clima e do tempo.

Alguns fatores ainda possuem maiores relevâncias, tais como: umidade do ar, continentalidade e maritimidade, altitude, latitude, relevo, vegetação, ilhas de calor, efeito estufa, inversão térmica, etc. Tudo isto se modifica dependendo do lugar sobre o qual a região estudada se encontra.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Lençol Freático

PUBLICIDADE Definição O lençol freático é a superfície onde a pressão da água é igual …

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo

PUBLICIDADE Definição e importância da estrutura do solo A estrutura do solo é definida pela maneira como …

Crosta Terrestre

PUBLICIDADE Definição Crosta descreve um revestimento ou cobertura externa. Em geologia, é o termo dado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.