Breaking News
Home / Geografia / Geada

Geada

PUBLICIDADE

Geada – O que é

Uma geada se refere à formação de gelo no solo, objetos ou árvores, cuja superfície tem uma temperatura abaixo do ponto de congelamento da água. Durante situações em que o solo esfria mais rápido do que o ar, pode ocorrer um congelamento do solo sem um congelamento do ar.

Uma geada na grama, um tipo não oficial de geada no solo, pode ocorrer quando outras superfícies – como concreto ou estradas – não experimentam geada, devido à sua melhor capacidade de reter qualquer calor. É possível que ocorra uma geada na grama no final da primavera ou mesmo no início do verão, quando o risco de geadas mais generalizadas tenha desaparecido e é algo que os jardineiros em particular precisam estar cientes.

Geada de ar

Um congelamento do ar ocorre quando a temperatura do ar cai para ou abaixo do ponto de congelamento da água. Um congelamento do ar é geralmente definido como a temperatura do ar abaixo do ponto de congelamento da água a uma altura de pelo menos um metro acima do solo.

Geada – Composição

A geada é composta de minúsculos cristais de gelo e é formada pelo mesmo processo do orvalho, mas quando a temperatura da superfície está abaixo do ponto de congelamento. A variedade ‘penugenta’ de geada hoar se forma quando a temperatura da superfície atinge o ponto de congelamento antes que o orvalho comece a se formar nela. Uma geada ‘branca’, composta de gelo mais globular, ocorre quando o orvalho se forma primeiro e, em seguida, congela. A presença de névoa tende a prevenir a formação de geada, pois reduz o potencial de resfriamento por radiação das superfícies.

Geada
Geada

A geada é acontece  quando o vapor de água na atmosfera (o vapor de água é apenas água na forma de gás) congela formando os cristais de gelo. Em síntese, forma-se quando um gás passa para o estado sólido.

Existem alguns fatores importantes  para a formar o gelo.

1) O ar no ambiente circundante precisa ser saturado ou preenchido com umidade.

2) Temperaturas caindo para 30 graus, quase zero, mas um pouco acima disso.

3) As características da superfície externa devem esfriar além do ponto de orvalho.

O ponto de orvalho é o ponto em que o ar fica tão frio que o vapor de água (gás) dentro dele se transforma em líquido. O congelamento começa a ocorrer com o resultado de pequenos pedaços de gelo. Essas pequenas seções de gelo acabaram sendo pequenos cristais de gelo. Os cristais de gelo são a resultante – a geada que se forma.

A geada se forma mais à noite, quando as temperaturas são mais baixas. Quando o sol nasce e o ar esquenta, a geada que se formou derrete.

A formação de geada é comum onde há neblina, pois o ar é muito saturado. Também é mais provável para onde as frentes frias estão passando, já que o ar ainda está um pouco úmido e segue um ar mais frio.

Também pode ocorrer em áreas baixas, como vales. O processo de formação de gelo aqui é um pouco diferente, pois depende mais do conceito de densidade do ar. Como o ar frio é mais denso que o ar quente, o ar quente sobe. No ar mais frio e mais denso, há mais partículas de vapor d’água. Com o ar mais frio nos vales, também se forma geada.

A geada pode danificar gravemente as colheitas, destruir plantas ou frutos. Os agricultores fazem o que podem para proteger suas safras quando a previsão é de geadas. Usando dados climáticos, os agricultores são capazes de planejar sua temporada e colheita em torno das datas médias da primeira e / ou última geada em sua área. Outros indivíduos são encorajados a trazer plantas ao ar livre e cobrir vegetação sensível quando a previsão é de geadas.

GeadaGeada

Fonte: Portal São Francisco, us.geocities.com,geocities.yahoo.com.br

 

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Energia Fotovoltaica

PUBLICIDADE Energia Fotovoltaica – O que é Os materiais e dispositivos fotovoltaicos convertem a luz …

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.