Breaking News
Home / Geografia / ALCA

ALCA

PUBLICIDADE

O que é a ALCA?

A globalização e a organização do espaço mundial se caracterizam entre outros aspectos, pela integração econômica por meio da formação de blocos econômicos regionais, que são responsáveis por unir os mercados das variadas e diversas nações, reduzindo ou eliminando as barreiras alfandegárias entre eles.

Em 1994, foi construído o mais importante bloco econômico presente no continente americano, conhecido como Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, ou mais comumente chamado de NAFTA (sigla em inglês). Este bloco visava reduzir os limites alfandegários entre o Canadá, os Estados Unidos e o México.

Nesse mesmo ano, portanto, 1994, uma Cúpula das Américas reunida na cidade de Miami, no estado da Flórida, verificou e examinou um projeto construído que fosse ainda mais amplo que o anterior, conhecido como Área de Livre Comércio das Américas, a famosa ALCA. Segundo a proposta do governo de Washington, o objetivo desse novo bloco era integrar todos os países de cunho capitalista encontrados na América, com exceção de Cuba, que ainda era uma república socialista. Ou que ainda tentava ser.

ALCA

Esse projeto de formação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), representou um dos maiores desafios para o fortalecimento do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). O que se verificou entre os estudiosos que se mantiveram contra essa construção é que essa ideia poderia não favorecer o Brasil em termos econômicos, pois as indústrias brasileiras não conseguiriam concorrer em condições de igualdade com as indústrias norte americanas, principalmente as estadunidenses e canadenses.

A ALCA visava incorporar 34 países norte americanos e possuir um PIB de mais de 11,4 trilhões de dólares de acordo com os dados de 1999.

Além disso, sabe-se que muitos outros países da América do Sul possuindo um desenvolvimento industrial ainda menor, o faria com que as condições que fossem enfrentar futuramente se tornassem ainda mais difíceis.

Outro fator que os países da América do Sul enfrentavam era a não eliminação das barreiras protecionistas e os subsídios impostos pelos Estados Unidos da América, que impedia os produtos de outros países, a exemplo dos brasileiros (calçados, suco de laranja, etanol, etc.) de chegar de forma competitiva ao mercado norte americano.

Por fim, para que fosse efetivamente criada, todos os países participantes deveriam negociar quais setores estariam sujeitos às regras de livre-comércio. Do fluxo total de comércio exterior de cada país, pelo menos 85% devem ficar nessa condição.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.