Breaking News
Home / Geografia / Período Terciário

Período Terciário

PUBLICIDADE

 

Para facilitar o entendimento da dinâmica natural do planeta, os geocientistas dividiram a Terra em diversos momentos, cada qual com sua especificidade de organismos vivos e estruturas da paisagem, formando, portanto, a escala do tempo geológico.

Nesta perspectiva, tem-se o Terciário. Mas o que de fato é isto? O que de fato aconteceu? E qual a sua importância na dinâmica natural do planeta Terra?

Na escala do tempo geológico, o período Terciário encontra-se na era Cenozóica do eón Fanerozócio. Ele é dividido em dois principais e importantes períodos: o Paleogeno e o Neogeno, que por sua vez são divididos pelas seguintes épocas: Paleoceno, Eoceno, Oligoceno, Mioceno e Plioceno. Datado em aproximadamente de 65 milhões até 1,8 milhões de anos atrás.

Período Terciário

Embora não esteja mais na Tabela Estratigráfica da Comissão de Estratigrafia Internacional, este período ficou bem famoso pela quantidade de organismos unicelulares e pluricelulares que há milhões de anos habitaram a Terra, como, crustáceos, moluscos, gastrópodes e bivalves. Além de insetos, peixes teleósteos, anfíbios, répteis e mamíferos. E o surgimento do mais antigos primatas, incluindo os hominídeos que se tem conhecimento.

Em relação as espécies de flora, neste período tem-se a expansão das angiospermas do tipo tropical, as coníferas e plantas herbáceas superiores. Além do aumento da temperatura nas regiões mais frias da Europa e da Ásia.

Em termos litológicos predominavam as rochas sedimentares tais como calcários, arenitos, margas, argilitos e conglomerados. Na área oceânica a espessura de sedimentos terciários pode chegar à 15.000m de espessura, como em Santa Bárbara, centro-sul da Califórnia). Já os pacotes de sedimentos não marinhos são pouco espessos, mas se extendem por grandes áreas no interior dos continentes.  Rochas ígneas intrusivas e extrusivas ocorrem principalmente na orla do Pacífico, no Mediterrâneo e na Islândia (UERJ).

Este período foi primeiramente definido pelo naturalista italiano Giovanni Arduino em 1760, e complementada pelo geólogo escocês Charles Lyell em 1883.

Referências Bibliográficas

Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Terciário. Disponível em: < http://www.fgel.uerj.br/timescale/terci%E1rio.html >. Acesso em: 30 jan. 2018.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo

PUBLICIDADE Definição e importância da estrutura do solo A estrutura do solo é definida pela maneira como …

Crosta Terrestre

PUBLICIDADE Definição Crosta descreve um revestimento ou cobertura externa. Em geologia, é o termo dado …

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.