Breaking News
Home / Geografia / Ações de Combate à Fome

Ações de Combate à Fome

PUBLICIDADE

A fome e miséria no mundo sempre foram problemas existentes nas diversas nações, independentemente do grau de desenvolvimento do país. Em épocas de guerra, agravadas, e em alguns locais é tida como um problema crônico.

Após a Segunda Guerra Mundial, por meio dos mecanismos criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a resolução e proposição de soluções e metas para problemas humanitários, se iniciou um forte debate acerca de ações de combate à fome, tendo a ONU como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 1: “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”.

A ONU atua através da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) para proporcionar medidas no combate à fome – estima-se que hoje no mundo, 37 países sofrem com a fome, dos quais 28 estão no continente africano. Dados da ONU afirmam que em 2016 havia 108 milhões de pessoas em situação de “insegurança alimentar grave” no mundo – um aumento de 35% em relação ao estimado em 2015 (80 milhões de pessoas).

Ações de Combate à Fome

Além de países africanos, zonas em conflitos e de refugiados também enfrentam sérios problemas em relação à fome, agravados por crescentes problemas e mudanças ambientais presentes em todo o globo terrestre.

O Brasil, principalmente desde a validação da constituição de 1988, possui um caráter social em seus programas governamentais, que exerceram essencial papel na diminuição da miséria e da fome em território nacional – são exemplos desses programas o Fome Zero e o Bolsa Família. Porém, muito importante também é a participação do governo federal brasileiro em programas como o CGFome (Coordenação Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome), que preza pela implementação da segurança alimentar e nutricional, proporcionando o direito à alimentação; desenvolvimento agrário, incluindo os temas da Reforma Agrária e agricultura familiar, indispensáveis à oferta plena de alimentos;pesca artesanal, aplicação concreta dos conceitos de desenvolvimento sustentável – através do auxílio da assistência humanitária internacional.

Lucas Moreira Furlan

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.