Breaking News
Home / Geografia / Limnologia

Limnologia

PUBLICIDADE

Definição – Limnologia

O termo “limnologia” é derivado da palavra grega antiga λίμνη (limne) que significa lago ou lagoa; é, portanto, literalmente o estudo de lagos e lagoas. ]

Primeiramente cunhado pelo suíço François-Alphonse Forel em sua monografia pioneira Le Léman no final do século XIX, o termo limnologia ganhou rápida aceitação tanto na Europa quanto na América do Norte.

Forel é considerado o pai da disciplina. Seu escopo também evoluiu para incluir não apenas lagos e lagoas, mas também córregos e rios e agora é amplamente entendido como abrangendo todos os tipos de águas interiores. É diretamente o equivalente da oceanografia, mas confinado às águas interiores e, de muitas maneiras, a distinção entre limnologia e oceanografia está amplamente relacionada ao tamanho do corpo d’água.

Assim como a oceanografia, a limnologia é uma ciência altamente integrativa onde a física, a química e a biologia interagem e, portanto, são necessárias para obter uma compreensão coerente do funcionamento desses ecossistemas. Como tal, a limnologia é na verdade um ramo da ecologia, com foco em ecossistemas aquáticos interiores.

Uma das características distintivas dos sistemas limnológicos é que eles estão fortemente acoplados ao ambiente terrestre. Os primeiros limnologistas, como Forbes (1887), pensavam nos lagos “como um microcosmo” que pode ser estudado isoladamente. Essa visão está agora amplamente abandonada, pois pesquisas mostraram que lagos e rios são em grande parte um reflexo do que recebem de suas bacias e das interações com a atmosfera. A limnologia abrange estudos em todos os níveis de organização, desde indivíduos, populações, comunidades até ecossistemas complexos.

A limnologia é a “ciência das águas de superfície ou interior continental” (doce ou salgada, parado ou em movimento, em lagos, rios, pântanos …).

Limnologia
O Hawea Lake ( Nova Zelândia )

Originalmente limnologia foi definida como “a oceanografia de lagos . ”

É geralmente classificada como uma subdivisão da hidrologia que pertence ao campo da geografia.

O termo “limnologia” tem suas raízes no grego = limne (Lago) e = logos (estudo). François-Alphonse Forel ( 1841 – 1912 ) foi o precursor de seu estudo sobre o Lago de Genebra .

Definição

Esta definição estende o seu mandato a água corrente, que tem a vantagem de conta para a rede de solidariedade divisor de águas de superfície.

Limnologia envolve, bem como a hidrologia , estudos físico-químicas e biológicas.

Importância 

De acordo com a Convenção de Ramsar , limnologia é agora um dos critérios para a identificação de Zonas Húmidas de Importância Internacional.

Organização de Investigação

Muitas universidades, institutos científicos e laboratórios públicos a trabalhar sobre este tema no mundo.

Pesquisadores podem se juntar à Sociedade Internacional de Limnologia (SIL), e da França para a Associação Francesa de Limnologia (AFL).

Fonte: fr.wikipedia.org/wisegeek.com/

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Energia Fotovoltaica

PUBLICIDADE Energia Fotovoltaica – O que é Os materiais e dispositivos fotovoltaicos convertem a luz …

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.