Breaking News
Home / Geografia / Geografia da Paraíba

Geografia da Paraíba

PUBLICIDADE

A caracterização geográfica de um determinado lugar sofre constantes modificações ao longo do tempo, seja num período curto, seja num período longo, portanto, não devem ser analisadas como algo imutável. Além disso, elas servem como forma de se tentar criar uma correlação com os problemas que repercute em dado território, para que seja possível encontrar uma solução, portanto, a Geografia é muito mais que descrever características de um território, é saber vinculá-las a um processo histórico de formação política, econômico e social do espaço geográfico. Desta forma, para fins didático, tem-se as seguintes descrições do estado brasileiro da Paraíba.

Localização e Extensão Territorial: A Paraíba é um estado localizado na região Nordeste do Brasil, que faz fronteira com os estados do Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Territorialmente possui uma extensão de aproximadamente 56.469,466 km² divididos em 223 municípios que estão distribuídos por diversas regiões biogeográficas, como, a mesorregião da Mata Paraibana, o Agreste, Borborema e Sertão.

População: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba é o 5º estado mais populoso do Nordeste, tendo uma população, de acordo os dados do Censo Demográfico de 2010, de 3.766.528 habitantes, cujo crescimento demográfico é de 0,9% ao ano e a densidade demográfica de cerca de 66,7 habitantes por quilômetros quadrados.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): A Paraíba possui o 4º menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, onde sua população tem uma das menores rendas per capitas do país; as taxas de alfabetismo são baixas e de mortalidade infantil são altas, na qual, a cada mil crianças, 35 morrem antes de completar um ano. O saneamento básico também é precário, uma vez que poucos domicílios têm coleta de esgoto.

Economia: 30,2% da economia de todo o estado é de responsabilidade da indústria, que produz alimentos, metais, vestuário, pescados, entre outras coisas. No entanto, a pecuária com ênfase para os caprinos, a agricultura com a produção de mandioca, milho, sisal, feijão, fumo e frutas e o turismo, são importantes fontes de renda, seja para as áreas citadinas, seja para as áreas interioranas.

Características Ambientais: Duas vegetações são predominantes na Paraíba, a Mata Atlântica na faixa litorânea e a Caatinga, no sertão nordestino. Já o relevo se destaca pelas planaltos e depressões mais no interior do estado e as planícies litorâneas na costa. O clima é também uma mescla entre o tropical e semiárido, acompanhando as características dos biomas citados. Os principais rios que banham o território são, Taperoá, Mamanguape, Piranhas, Paraíba, Gramame, do Peixe e Curimataú.

Veja também o Mapa da Paraíba

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.