Breaking News
Home / Geografia / Crise do Petróleo

Crise do Petróleo

PUBLICIDADE

O que foi a crise do petróleo?

Desde a sua descoberta, o petróleo, também conhecido como diamante negro, foi considerado uma das mais importantes fontes de energia do mundo e para o mundo, uma vez que é possível utilizá-lo em diversos meios para diversos fins, das minucias da cotidianidade até às mais desenvolvidas tecnologias. Todas movimentando a economia global e dando lucros a grandes empresas e empresários, fortalecendo o sistema capitalista.

No entanto, qualquer instabilidade na economia mundial é responsável por afetar a sua produção e exportação, principalmente quando os preços dos barris se elevam, como aconteceu na chamada crise do petróleo.

Crise do Petróleo

Para entender o que foi essa crise, é necessário realizar uma análise histórica e geográfica acerca do exploração, produção e distribuição de petróleo e seus derivados ao redor do globo e, como isso foi responsável por aumentar os recursos econômicos dos Estado-nações.

Dito isto, desde os primórdios da exploração de petróleo, as grandes empresas sabiam que o Oriente Médio era e ainda é um rico território para esse recurso, então, em toda sua região havia-se exploração por parte de grandes empresas petrolíferas internacionais. O aumento dessa produção deu-se no início do século XX com a difusão de automóveis e outros veículos de transporte que utilizavam motores a combustível.

Insatisfeitos com a situação de perda do seu poderio sobre o próprio território, os governos das diversas regiões do médio oriente lutaram para conseguir conduzir e controlar a exploração do seu petróleo no lugar das empresas internacionais. Tal situação de fato aconteceu e as empresas viram-se frágeis em relação a nova ordem imposta. Em consonância a isso, outros fatores também são responsáveis pelo retorno do poderio dos governos do Oriente Médio sobre as suas fontes de petróleo e consequentemente o fortalecimento da crise:

– Grande parte das nações produtoras de petróleo começaram a regular o seu escoamento, uma vez que se trata um recurso não renovável, ou seja, sua exploração intensificada pode levar ao seu fim.

– No mundo todo triplicou-se o valor do barril de petróleo em pouquíssimos meses, mais especificamente em três meses no ano de 1973.

– Ainda durante a década de 1970, essa crise entre o poderio oriental e as empresas e Estados capitalistas atingiu seu ápice quando aconteceu a Guerra de YomKippur, que foi basicamente um conflito entre árabes e judeus ligados ao território da Palestina. Dentro deste conflito, nações árabes montaram uma estratégia que aumentou o preço do petróleo em US$ 40,00 fazendo com que vários países apoiadores da causa judaica abandonassem a guerra.

– No ano de 1979, a crise iniciada pela deposição do ditador Xá Reza Pahlevi no Irã mudou seu cenário político e econômico, principalmente a partir do controle massivo dos xiitas, onde o preço do barril de petróleo atingiu US$ 80,00 e só voltou a diminuir na próxima década a esta referida.

Gean Alef Cardoso

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Boko Haram

Boko Haram

PUBLICIDADE O que é Boko Haram? Indiscutivelmente, falar de terrorismo e cultural oriental islâmica é …

ALADI

ALADI

PUBLICIDADE ALADI – Associação Latino Americana de Integração Configurando-se como o maior bloco econômico da …

ASEAN

ASEAN

PUBLICIDADE ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático Um bloco econômico regional de grande …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.