Breaking News
Home / Geografia / Geografia Física

Geografia Física

PUBLICIDADE

Geografia física – Definição

A geografia física se concentra no caráter e nos processos de formação da superfície terrestre da Terra e seu envelope, enfatiza as variações espaciais que ocorrem e as mudanças temporais necessárias para compreender os ambientes contemporâneos da Terra. Seu propósito é compreender como o ambiente físico da Terra é a base e é afetado pela atividade humana. A geografia física foi subdividida convencionalmente em geomorfologia , climatologia , hidrologia e biogeografia, mas agora é mais holístico na análise de sistemas das mudanças ambientais e quaternárias recentes. Ele usa experiência em modelagem matemática e estatística e em sensoriamento remoto, desenvolve pesquisas para informar a gestão ambiental e design ambiental e se beneficia de vínculos colaborativos com muitas outras disciplinas, como biologia (especialmente ecologia), geologia e engenharia ‘(K. Gregory 2002) . No entanto, R. Inkpen (2005) faz a afirmação fundamentada de que não existe uma única história da geografia física.

A geografia física é o ramo da geografia que estuda de forma sistêmica e espacial da superfície da Terra como um todo e, especificamente, a área geográfica natural.

É uma das três grandes áreas do conhecimento geográfico, sendo os outros a Geografia Humana cujo objeto de estudo inclui espaço geográfico humano e Geografia Regional oferece uma abordagem unificada para estudar os sistemas geográficos globalmente.

Geografia física está em causa, de acordo com Strahler, processos que são o resultado de dois grandes fluxos de energia: o fluxo de radiação solar que dirige a temperatura da superfície ao longo dos movimentos fluidos, e o fluxo de calor a partir do interior Terra se manifesta no material da camada superior da crosta da Terra.

Estes fluxos de interagem na superfície da terra é o campo de geógrafo físico. Várias disciplinas geográficas estão estudando especificamente as relações entre os componentes da superfície da Terra.

Geografia Física enfatiza o estudo e compreensão dos padrões e processos do ambiente natural, por razões metodológicas, não considerando o ambiente cultural que é o domínio da Geografia Humana. Isto significa que, embora a relação entre esses dois campos de geografia e lá são muito importantes quando se estuda um desses campos, é preciso excluir o outro de alguma forma, a fim de aprofundar a abordagem e conteúdo.

A metodologia geográfica tende a relacionar estes campos para fornecer um quadro seguro para a identificação, distribuição e representação do espaço geográfico, além de utilizar ferramentas como Sistemas de Informação Geográfica ou o desenvolvimento de mapas que servem especialidades.

Além disso, a ciência que se relaciona e os métodos utilizados são muitas vezes diferentes nas três áreas, mas têm em comum o interesse humano em conhecer mais e melhor o mundo em que vivemos.

Geografia Física
Mapa Físico

Principais vantagens: Geografia Física

A geografia física é o estudo do nosso planeta e seus sistemas (ecossistemas, clima, atmosfera, hidrologia).
Compreender o clima e como ele está mudando (e os resultados potenciais dessas mudanças) afeta as pessoas agora e pode ajudar a planejar o futuro.
Como o estudo da Terra é vasto, vários sub-ramos da geografia física se especializam em diferentes áreas, desde os limites superiores do céu até o fundo do oceano.

Fonte: es.wikipedia.org/www.thehealthboard.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Energia Fotovoltaica

PUBLICIDADE Energia Fotovoltaica – O que é Os materiais e dispositivos fotovoltaicos convertem a luz …

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.