Breaking News
Home / Geografia / Geografia Física

Geografia Física

PUBLICIDADE

 

A geografia física é o ramo da geografia que estuda de forma sistêmica e espacial da superfície da Terra como um todo e, especificamente, a área geográfica natural.

É uma das três grandes áreas do conhecimento geográfico, sendo os outros a Geografia Humana cujo objeto de estudo inclui espaço geográfico humano e Geografia Regional oferece uma abordagem unificada para estudar os sistemas geográficos globalmente.

Geografia física está em causa, de acordo com Strahler, processos que são o resultado de dois grandes fluxos de energia: o fluxo de radiação solar que dirige a temperatura da superfície ao longo dos movimentos fluidos, e o fluxo de calor a partir do interior Terra se manifesta no material da camada superior da crosta da Terra.

Estes fluxos de interagem na superfície da terra é o campo de geógrafo físico. Várias disciplinas geográficas estão estudando especificamente as relações entre os componentes da superfície da Terra.

Geografia Física enfatiza o estudo e compreensão dos padrões e processos do ambiente natural, por razões metodológicas, não considerando o ambiente cultural que é o domínio da Geografia Humana. Isto significa que, embora a relação entre esses dois campos de geografia e lá são muito importantes quando se estuda um desses campos, é preciso excluir o outro de alguma forma, a fim de aprofundar a abordagem e conteúdo.

A metodologia geográfica tende a relacionar estes campos para fornecer um quadro seguro para a identificação, distribuição e representação do espaço geográfico, além de utilizar ferramentas como Sistemas de Informação Geográfica ou o desenvolvimento de mapas que servem especialidades.

Além disso, a ciência que se relaciona e os métodos utilizados são muitas vezes diferentes nas três áreas, mas têm em comum o interesse humano em conhecer mais e melhor o mundo em que vivemos.

Geografia Física
Mapa Físico

Fonte: es.wikipedia.org

Geografia Física

Geografia física é o estudo das características naturais existentes na superfície terrestre, ou seja, o estudo das condições da natureza ou paisagem natural.

A superfície da Terra é irregular e varia de um lugar para outro em função da inter-relação dinâmica entre os fatores entre si e geográfica em conjunto com outros fatores. A manifestação local deste produto dinâmica é conhecida como paisagem, que é em Geografia um fenômeno de interesse particular, mesmo considera por muitos a ser o objeto de estudo da geografia (Otto Schlüter, Siegfried Passarge, Leo Waibel, Jean Brunes, Carl Sauer, entre outros).

Uma das teorias clássicas para explicação da evolução da paisagem como produto da dinâmica da superfície terrestre, é denominada teoria do ciclo geográfico (DAVIS, 1899)1 . O ciclo geográfico começa com o soerguimento do relevo, de proporções continentais, através de processos geológicos (epirogênese, vulcanismo, orogênese, etc.). A partir disso, os rios e o escoamento superficial começam a criar vales com a forma de V entre as montanhas (a fase chamada “juventude”). Durante esta primeira etapa, o terreno é mais íngreme e mais irregular. Ao longo do tempo, as correntes podem esculpir vales mais amplos (“maturidade”). Por fim, tudo se tornaria uma planície (senilidade) nivelada à menor altitude possível (chamada de “nivel do base”) Esta planície final foi chamada peneplanície por William Morris Davis, que significa “quase plana”.

Contudo, o reconhecimento da Tectónica de placas na década de 1950, e da neotectônica em áreas plataformais, subsidiou novas interpretações acerca da evolução das paisagens, como o princípio do equilíbrio dinâmico para explicação das formas de relevo (HACK,1975)2 . Segundo este princípio, a superfície pode ser modelada indefinidamente sem que haja um arrasamento do relevo e formação de peneplanícies. Isto se daria em função da compensação isostática, sendo as formas de relevo resultantes da interação entre os tipos de rocha e os climas atuantes.

Esses processos permitem o trânsito alívio por diferentes fases. Os fatores de estos processos podem ser classificados em quatro grupos:

Fatores Geográficos: a paisagem é afetada tanto pela fatores bióticos e abióticos, que são considerados geográficos só fatores abióticos de origem exógena, tais como relevo, solo, clima e corpos d’água. O clima, com elementos como pressão, temperatura, ventos. Água de superfície com a ação do escoamento, o rio e a ação do mar. O gelo glacial com modelagem, entre outros. Esses são fatores que ajudam a modelo favorecendo processos de erosão.
Fatores Bióticos: O efeito de fatores bióticos no alívio geral, se opõem ao processo de modelagem, especialmente considerando a vegetação, no entanto, existem poucos animais que não trabalham com o processo erosivo, como cabras.
Fatores Geológicos: como placas tectônicas, o diastrofismo, a orogenia e vulcanismo são processos construtivos e de origem endógena que se opõem e interromper o modelagem do ciclo geográfico.
Factores Humanos:As atividades humanas sobre o relevo é muito variável, dependendo da atividade desenvolvida neste contexto e como muitas vezes acontece com os homens é muito difícil generalizar e podem influenciar a favor ou contra a erosão.
Embora os vários fatores que influenciam a superfície da Terra estão incluídos na dinâmica do ciclo geográfico, fatores geográficos só contribuem para o ciclo de desenvolvimento e seu objetivo final, o peneplano. Enquanto o resto dos fatores (biológicos, geológicos e sociais) interromper ou perturbar o ciclo de desenvolvimento normal.

Fonte: pt.wikipedia.org

Veja também

Supervulcão

Supervulcão

PUBLICIDADE Definição Um Supervulcão é vulcão extraordinariamente grande, com potencial para produzir uma erupção com …

Favela

Favela

PUBLICIDADE Definição Uma favela é uma área de uma cidade onde as condições de vida …

Megalópole

Megalópole

PUBLICIDADE Definição Uma megalópole é tipicamente definida como uma cadeia de áreas metropolitanas aproximadamente adjacentes, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.