Breaking News
Home / Geografia / Clima de Altitude

Clima de Altitude

O que é Clima de Altitude?

PUBLICIDADE

Apesar de nas zonas equatoriais se ter a maior incidência de raios solares, é possível encontrar em algumas áreas menores temperaturas, a exemplo da Cordilheira dos Andes, mas o que explica esse fato na dinâmica da atmosfera? Por que conforme sobe-se uma montanha a temperatura sofre uma queda?

Sabe-se que o comportamento do clima é determinado pelos fatores climáticos, eles, segundo estudos são: astronômicos, meteorológicos e geográficos, neste último, tem-se a latitude e a altitude. A altitude, segundo as definições dos geógrafos é a distância vertical em metros de um ponto na superfície da terra em relação ao nível do mar.

Os raios solares não aquecem diretamente a Terra, para que isso ocorra são necessários que a superfície, seja ela sólida ou líquida (e até mesmo gasosa), transformem a energia recebida em calor e o transfira para o ar atmosférico. Ao aquecer, as massas de ar que estão nas partes mais baixas da superfície ascendem, ou seja, sobem para as partes mais elevadas e encontram uma pressão atmosférica cada vez menor. Desta forma, pode-se dizer que o Sol aquece a Terra de baixo para cima.

Clima de Altitude

O ar ascendente consome a energia do seu calor para se expandir e, por isso, perde calor. Esse é o motivo pelo qual a temperatura atmosférica tende a diminuir constantemente com a altitude, essa diminuição varia de 0,5 grau Celsius a 1 grau Celsius para cada cem metros (100 m), ou seja, quanto mais alto, mais frio. Ligados isso, sabe-se que os gases responsáveis pelo efeito estufa, como o vapor de água e o gás carbono é mais rarefeito em elevadas altitudes, não prendendo, portanto, o pouco de calor que recebe.

Isso explica a questão levantada a cima, que os geógrafos definem como um clima azonal, ou seja, que não respeita a zona na qual está inserido.

Gean Alef Cardoso

Referências Bibliográficas

AYOADE, J. O. Introdução a Climatologia para os Trópicos. Rio de Janeiro:3 ed., 1991.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Biomas antropogênicos

Biomas antropogênicos

PUBLICIDADE Definição Biomas antropogênicos oferecem uma nova maneira de compreender nosso planeta vivo, descrevendo a maneira …

Geodésico

Geodésico

PUBLICIDADE Definição Geodésico é referente à geometria das superfícies curvas, nas quais as linhas geodésicas substituem …

Batimetria

PUBLICIDADE A batimetria é a medida da profundidade da água em oceanos, rios ou lagos. Os mapas batimétricos são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.