Breaking News
Home / Geografia / Deserto de Gobi

Deserto de Gobi

PUBLICIDADE

Definição

Deserto de Gobi é um deserto na Ásia (China central), principalmente na Mongólia e possui uma áre cerca de 500 mil m². (1.295.000 km2).

O deserto de Gobi

Embora seja apenas o quinto maior do mundo, o deserto de Gobi é a região árida mais expansiva do continente asiático.

O deserto abrange dois países, cobrindo partes do norte e noroeste da China e até o sul da Mongólia.

Um deserto de sombra de chuva, Gobi sofre de ter a maior parte de sua chuva bloqueada pelos Himalaias. No entanto, isso não significa que a região recebe zero precipitação. Na verdade, o Gobi recebe cerca de 7 centímetros de chuva por ano.

Gobi é um deserto frio, graças à sua localização e altura no norte (cerca de 1520 metros acima do nível do mar nos pontos mais altos da área).

Como resultado, às vezes as geadas e até mesmo a neve podem ser vistas tapando as dunas de Gobi.

As temperaturas podem cchegar até menos 4 graus no inverno. O verão também não é piquenique, com o calor aumentando ocasionalmente para 50 graus.

O deserto também é muito menos arenoso do que outros desertos. Em vez disso, o piso do deserto é na sua maioria roca nua, devido a maior parte aos ventos fortes que se movem através do platô.

O Deserto de Gobi pode ser o quinto maior deserto do planeta, mas a área contém cinco regiões ecológicas distintas: a estepa do deserto do Gobi Oriental, o semi-deserto do platô Alashan, o estepe do deserto do Vale dos Lagos de Gobi, o semi-deserto da bacia Dzungarian e a Faixa de Tian Shan.

Deserto de Gobi continua a crescer, e seu rápido crescimento é alarmante para os vizinhos. A China é mais atingida, perdendo pastagens valiosas para o deserto em expansão

O que é o Deserto de Gobi?

Deserto de Gobi
Deserto de Gobi

Gobi do mongol, que significa “lugar sem água”.

deserto de Gobi é uma grande região desértica que se estende através da China e partes da Mongólia.

Ele ocupa um importante papel cultural e econômico em ambas as nações há milhares de anos, e também é um destino turístico popular.

Como outras áreas da desertificação em todo o mundo, este deserto é caracterizado por condições severas e temperaturas extremas que podem empurrar a maioria dos organismos vivos para seus limites. Apesar disso, os pastores nômades chamam esta região para casa, e há postos avançados de seres humanos em muitas regiões distantes do Gobi.

Embora a maioria das pessoas associe areia com desertos, o Gobi não é realmente muito arenoso. Grande parte disso consiste em afloramentos rochosos, cascalho e terra, com arbustos dispersos em algumas regiões, especialmente aqueles perto do rio Kerulen, que fornece água para partes do deserto de Gobi.

Algumas regiões possuem grandes dunas arenosas, que muitas vezes atraem turistas e visitantes, devido ao seu isolamento e beleza natural.

A área total do deserto de Gobi é de cerca de 500 mil quilômetros quadrados (1.295.000 quilômetros), tornando-se uma das maiores regiões desérticas do mundo, após o Saara.

A região oriental do deserto tem sido utilizada por pastores nômades há milhares de anos, e alguns ecologistas estão preocupados com a estabilidade ecológica desta região devido ao sobrepastoreio e à exploração.

Outra região, o Bayankhongor, tem um rico registro arqueológico de fósseis de dinossauro, juntamente com uma pequena população de animais e plantas acidentadas.

Uma das plantas mais importantes no deserto de Gobi é planta saxaul, um arbusto que fornece comida, combustível e abrigo. Gazelas, Poleca, tarambola-dourada, lobos, camelos, burros selvagens, ursos, bois e cavalos de Przewalski também podem ser encontrados em algumas regiões do Gobi.

Muitas dessas espécies são únicas para o deserto, como é o caso do Urso de Gobi, que é a única espécie de urso residencial do deserto conhecida no mundo.

O Gobi também é visitado por leopardos de neve e outros animais que vivem ao longo de suas franjas.

As condições no deserto de Gobi podem ser muito duras.Ele tende a ser muito seco, com chuva vindo em rajadas breves e às vezes violentas. Como grande parte do deserto é no norte, também é um deserto muito frio, com gelo e neve que cobre grande parte do que no inverno. As temperaturas podem chegar aos extremos, às vezes flutuante descontroladamente entre o dia e a noite.

Deserto de Gobi
Deserto de Gobi

Fonte: www.dictionary.com/gobidesert.org/www.wisegeek.com/www.vocabulary.com/www.britannica.com

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.