Breaking News
Home / Geografia / Aquecimento Global

Aquecimento Global

PUBLICIDADE

Definição de Aquecimento Global

aquecimento global é o aquecimento de longo prazo do sistema climático da Terra observado desde o período pré-industrial (entre 1850 e 1900) devido às atividades humanas, principalmente a queima de combustível fóssil, o que aumenta os níveis de gases de efeito estufa que retêm o calor na atmosfera da Terra.

O termo é freqüentemente usado de forma intercambiável com o termo mudança climática, embora o último se refira ao aquecimento produzido tanto pelo homem como naturalmente e aos efeitos que ele tem em nosso planeta.

É mais comumente medido como o aumento médio na temperatura global da superfície da Terra que provoca mudanças correspondentes no clima e que podem resultar do efeito estufa..

aquecimento global é um aumento nas temperaturas atmosféricas e oceânicas da Terra amplamente previstas para ocorrer devido a um aumento no efeito estufa resultante especialmente da poluição

Desde o período pré-industrial, estima-se que as atividades humanas aumentaram a temperatura média global da Terra em cerca de 1 grau Celsius (1,8 graus Fahrenheit), um número que está aumentando atualmente em 0,2 graus Celsius por década. A maior parte da tendência atual de aquecimento é extremamente provável (mais de 95 por cento de probabilidade) o resultado da atividade humana desde 1950 e está ocorrendo a uma taxa sem precedentes ao longo de décadas a milênios.

A Terra está esquentando. Tanto a terra quanto os oceanos estão mais quentes agora do que quando os registros começaram, em 1880, e as temperaturas ainda estão subindo. Esse aumento do calor é o aquecimento global, em poucas palavras.

Entre 1880 e 1980, a temperatura global anual aumentou a uma taxa de 0,07 graus Celsius por década, em média.

Desde 1981, a taxa de aumento acelerou, para 0,18 graus Celsius por década. Isso levou a um aumento geral de 2 graus Celsius na temperatura média global hoje em comparação com a era pré-industrial.

Em 2019, a temperatura global média na terra e no oceano era 0,95 graus Celsius acima da média do século XX. Isso fez de 2019 o segundo ano mais quente já registrado, perdendo apenas para 2016.

Este aumento de calor é causado por humanos. A queima de combustíveis fósseis liberou gases de efeito estufa na atmosfera, que retêm o calor do sol e aumentam as temperaturas da superfície e do ar.

O que é aquecimento global?

Aquecimento Global

Aquecimento Global

aquecimento global é um fenômeno caracterizado por um lento aquecimento da temperatura da superfície da Terra.

O entendimento básico é geralmente que a atmosfera imediatamente ao redor do planeta está ficando cada vez mais quente a cada ano, o que, por sua vez, faz com que a superfície da terra e do mar também aqueça.

O termo em si não implica uma causa ou fala a uma causa; ao contrário, é uma declaração de fato que a maioria na comunidade científica reconhece como verdadeira e provável.

O que causa mais desacordo são as discussões sobre por que a temperatura parece estar subindo, quais fatores negativos em potencial podem resultar e o que as comunidades humanas podem ou devem fazer para diminuir ou reverter a tendência.

A maioria das teorias postula que as emissões humanas de gás dióxido de carbono (CO2), seja por meio do processamento industrial ou das emissões de veículos, são as principais culpadas, enquanto outras sugerem que o aquecimento é simplesmente parte do ritmo natural da Terra e se corrigirá com o tempo. Muitas pesquisas em todo o mundo são dedicadas ao tópico, e muitas vezes é um conceito muito debatido em arenas políticas e institutos de pesquisa em todo o mundo.

Conceito Básico e Significados Implícitos

Em seu sentido mais básico, o aquecimento global é exatamente o que parece – o globo, ou seja, a Terra, está ficando mais quente.

De acordo com a maioria das pesquisas publicadas, a mudança foi extremamente sutil; normalmente, a temperatura central da superfície da Terra e da atmosfera circundante foi medida para mudar apenas frações de um grau a cada ano. Ano após ano, no entanto, isso aumenta, e o resultado é que a temperatura hoje é significativamente mais alta do que era 100 ou 200 anos atrás.

Por si só, a ideia de um planeta mais quente não é abertamente ruim. Os pesquisadores que consideram o fenômeno problemático geralmente concentram sua atenção nos efeitos gerais da mudança de temperatura, e não na mudança em si. Superfícies mais quentes significam oceanos mais quentes, por exemplo, o que muda a biodiversidade e os habitats de numerosos peixes e vida marinha; águas mais quentes também podem significar o derretimento das calotas polares, que elevam o nível do mar. O aumento do nível do mar ameaça as comunidades costeiras com inundações e saturação do solo, e também pode impactar padrões climáticos maiores.

O efeito estufa

Uma teoria popular que explica o fenômeno está relacionada ao “efeito estufa“. Os gases que compõem a atmosfera são análogos a uma estufa, pois permitem a passagem da luz do sol e, em seguida, impedem que muito do calor escape. Este fenômeno que ocorre naturalmente mantém a superfície da Terra mais quente do que seria de outra forma. No entanto, compostos produzidos pelo homem regularmente liberados na atmosfera nos últimos anos “engrossaram a parede da estufa” além dos níveis naturais. Quando isso acontece, ainda menos calor escapa, fazendo com que a temperatura suba. Isso é chamado de aquecimento do efeito estufa.

Enquanto a comunidade científica geralmente aceita o aquecimento global como um conceito comprovado, o aquecimento global é mais controverso.

É amplamente aceito que compostos produzidos pelo homem como dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonos (CFCs) e outros estão sendo liberados na atmosfera, mas alguns argumentam que não está claro como isso influencia as mudanças de temperatura.

Implicações para o ozônio

Outro problema distinto comumente associado ao aquecimento global e ao efeito estufa é o ozônio. O ozônio é um gás natural na baixa atmosfera que ajuda a reter o calor.

Acredita-se que a queima de combustíveis fósseis cria ainda mais ozônio e é um dos componentes da poluição. À medida que o ozônio aumenta, o mesmo acontece com o calor retido, que a maioria dos estudiosos concorda que aumenta o efeito estufa.

Além disso, o ozônio desempenha um papel na alta atmosfera, protegendo a Terra da radiação ultravioleta (UV) prejudicial. De acordo com a maioria das pesquisas, os CFCs – os mesmos compostos produzidos pelo homem que agem como um gás de efeito estufa na baixa atmosfera – destroem o ozônio. Isso pode resultar em buracos em nossa camada superior de ozônio, como visto na Antártica, onde temperaturas frias, circulação atmosférica e outros fatores se combinam para “desenhar” esses buracos de ozônio.

Olhando para o futuro

O que o aquecimento global significa para o futuro, seja imediato ou a longo prazo, permanece basicamente desconhecido. Os estudiosos podem especular e muitos de seus modelos, baseados em atividades anteriores, são bastante convincentes; o mesmo ocorre com muitas das mudanças que o mundo hoje está vendo, incluindo padrões climáticos extremos, erosão costeira e derretimento das calotas polares.

Muito do mundo natural é imprevisível, porém, e tem sido muito difícil projetar o que o futuro reservará além da especulação generalizada e ampla.

Qual é o efeito do aquecimento global?

efeito do aquecimento global descreve o que poderia acontecer se o clima do mundo esquentasse. Com efeito, o efeito do aquecimento global afirma que o excesso de gases do efeito estufa liberado no ar irá prender o calor do sol na atmosfera da Terra. O acúmulo desse calor aquecerá a terra, causando mudanças climáticas.

A mudança climática pode causar efeitos devastadores no planeta e em seus habitantes. Esses efeitos podem assumir a forma de aumento do nível do oceano e tempestades mais fortes.

Os gases de efeito estufa em excesso são os culpados do efeito do aquecimento global. Normalmente, quando o sol brilha na terra e a aquece, uma quantidade natural de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono e vapor de água, retém parte do calor e mantém a terra aquecida, como o vidro de uma estufa. No entanto, parte desse calor também pode escapar para o espaço.

Quando os combustíveis fósseis são queimados, mais gases do efeito estufa são emitidos no ar, causando um excesso. Em vez de permitir que o calor escape para o espaço, os gases na atmosfera refletirão mais calor do que o necessário de volta para a terra.

efeito do aquecimento global pode ser amplo e devastador. A água do oceano mais quente pode gerar tempestades maiores e mais fortes e também pode levar a um desequilíbrio na flora e na fauna do oceano.

Além disso, temperaturas mais altas podem fazer com que as calotas polares derretam. Todo esse derretimento do gelo pode fazer com que o nível do oceano suba. Além disso, sem o gelo, os animais, como os ursos polares, que dependem do gelo sofrerão.

Há quem discorde que o efeito do aquecimento global seja uma ameaça. Alguns especialistas citam fatos que afirmam que a Terra, na verdade, esfriou por um período de décadas.

Outros pesquisadores apontam para o rafting no gelo e outras evidências que indicam que a Terra pode sofrer uma tendência de resfriamento, em vez de aquecimento.

Outros cientistas concordam que uma tendência de aquecimento está acontecendo, mas que é natural. Olhando para trás, a história do clima da Terra revela uma tendência de aquecimento e resfriamento, e a Terra, eles dizem, está simplesmente em um período de aquecimento.

Apesar das discussões sobre se o efeito do aquecimento global é uma ameaça real ou não, há medidas sendo tomadas na tentativa de reduzir o desperdício.

As pessoas estão sendo incentivadas a economizar energia e reduzir as emissões de várias maneiras. As lâmpadas fluorescentes compactas usam menos energia. Assim, eles requerem menos combustível fóssil para ser queimado para criar eletricidade. Os automóveis também se tornaram mais eficientes em termos de combustível, de modo que há menos emissões sendo lançadas no ar.

Qual é a diferença entre aquecimento global e mudança climática?

Embora as pessoas tendam a usar esses termos alternadamente, o aquecimento global é apenas um aspecto da mudança climática.

Aquecimento global refere-se ao aumento das temperaturas globais devido principalmente ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.

Mudança climática refere-se às mudanças crescentes nas medidas do clima durante um longo período de tempo – incluindo precipitação, temperatura e padrões de vento.

Fonte: www.nrdc.org/climate.nasa.gov/www.livescience.com/www.biologicaldiversity.org/www.wisegeek.org/www.climate.gov/climate.ncsu.edu › edu/www.nationalgeographic.org/www.usgs.gov

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Geofísica

Geofísica

Definição de Geofísica PUBLICIDADE Geofísica é a aplicação da física para estudar a Terra, os oceanos, …

Processos geológicos

Processos geológicos

Definição – Processo geológico PUBLICIDADE Processos geológicos são eventos que ocorrem em uma escala de tempo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.