Breaking News
Home / Geografia / Aquecimento Global

Aquecimento Global

PUBLICIDADE

O Aquecimento Global: Existe ou Não Existe?

Embora seja um assunto de grande discussão no meio científico e na sociedade civil, principalmente vinculados aos setores midiáticos, muito pouco se sabe sobre o que é de fato o aquecimento global. Hipóteses e teorias são criadas sobre ele, mas também são falseadas por diversas estudos. Em geral, o que leva essa divergência e o que é o aquecimento global?

Por aquecimento global, entende-se em linhas gerais, que se trata de um aumento da temperatura média do planeta Terra influenciado a partir da revolução industrial e que vem crescendo com o aumento do processo de urbanização e industrialização de diversos territórios desse vasto planeta.

Seus principais efeitos estão ligados ao aumento do nível do mar devido ao derretimento das geleiras ou calotas polares, localizadas nos polos norte e sul do globo, e as modificações que acontecem constantemente na dinâmica da paisagem, sobretudo, atmosférica, como, aumento de tornados e furacões, chuvas ácidas e a extinção de diversas espécies de animais e vegetais.

Aquecimento Global

O Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC) ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), é o principal e mais influente órgão responsável pelas pesquisas e divulgações acerca do aquecimento global.

A título de curiosidade, esse órgão constatou que o século XX foi o período mais quente registrado na história recente do planeta Terra, onde se teve um aumento por volta de 0,7 grau Celsius na temperatura do globo. E que este valor tende a aumentar até o fim do século XXI, caso a dinâmica do planeta Terra e das ações dos seres humanos não mudem, evitando assim, catástrofes ligadas ao aumento da temperatura.

São lançados ao longo do tempo diversos relatórios desse órgão à população para que a mesma se informe sobre os acontecimentos. Nestes relatórios, identificam-se duas nuances: a pessimista, informando que até o fim do atual século as temperaturas podem aumentar constantemente atingindo a casa dos 5 graus Celsius. E a otimista, mostrando que a redução da emissão de determinadas poluentes pode auxiliar na manutenção de toda vida e toda atividade desenvolvida no planeta, como agricultura, indústria, pesca, etc.

Mas o que de fato causa o aquecimento global se realmente ele existe? Os cientistas indicam que o efeito estufa (um fenômeno natural que basicamente garante a manutenção do calor na superfície, caso ele não existisse, a temperatura do planeta poderia chegar a -18 graus Celsius) está se intensificando devido a crescente e constante emissão dos gases causadores do efeito estufa na atmosfera. Esses gases são produzidos principalmente pelas atividades humanas aqui presente (veículos, indústria, queima de combustíveis fósseis, etc.) e são os seguintes: dióxido de carbono (CO2), o óxido nitroso (NO), o hexafluoreto de enxofre ( ) e os conhecidos como CFC (clorofluorcarbonetos) e PFC (perfluocarbonetos). Tais gases foram discutidos detalhadamente no Protocolo de Kyoto.

Além disso, esses mesmos cientistas indicam que o desmatamento de grandes áreas de florestas nativas, a poluição dos mares, oceanos e rios, para abrigar o agronegócio, as cidades as indústrias, as grandes plataformas de extração de petróleo, se tornariam também grandes responsáveis pelo aquecimento global, o que teria como uma consequência desastrosa a abertura da camada de ozônio, que protege a terra do recebimento direto de raios ultravioletas.

O que de fato pode-se levar a conclusão é que as atividades dos seres humanos ao longo da história sem olhar os impactos futuros é uma grande responsável pela modificação sistêmica do planeta, assim sendo, ao modificar a natureza, o homem modifica-se, tendo então que se adaptar as novas condições que ele mesmo cria, isso quando é possível. Mas é importante levar em consideração que embora muitos estudos desvendem a dinâmica do planeta Terra, sabe-se que ela possui grandes mistérios, o que faz muitos cientistas acreditarem que o aquecimento global é só mais um deles que está se sobressaindo na atual fase de ocupação e modificação do espaço geográfico.

Esses relatórios e outras pesquisas indicam que é necessário diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, adotar uma forma de vida mais preponderante, utilizar energias renováveis, conscientizar-se ambiental e proteger aquelas áreas que ainda guardam grandes possibilidades para uma vida mais sustentável e saudável num futuro próximo.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.