Breaking News
Home / Geografia / Sítio Arqueológico

Sítio Arqueológico

O que é um sítio arqueológico?

PUBLICIDADE

Sítios arqueológicos são aquelas áreas que fornecem informações e materiais sobre o passado distante dos humanos. Os arqueólogos estão preocupados com as atividades das pessoas e da natureza, que criaram evidências de um passado cultural. Tal evidência, que pode incluir qualquer remanescente de habitação humana, é chamada de registro arqueológico. Os processos que produzem essa evidência são chamados de processos de formação.

Existem dois tipos de processos de formação: cultural e ambiental. Os processos de formação cultural são aqueles que seguem o uso real de um artefato. Os processos de formação ambiental são aqueles agentes que impactam os materiais culturais em qualquer fase de sua existência.

É um lugar onde se encontram vestígios da vida e da cultura material dos povos do passado. Estes vestígios podem estar sobre a superfície do solo uma aldeia indígena abandonada, uma fortaleza do século XVIII, as ruínas de uma igreja, ou enterradas um sambaqui, por exemplo, locais à beira do mar onde se acumularam conchas, ossos, restos de alimentos e utensílios utilizados por grupos humanos que ali viveram.

Qualquer pessoa pode encontrar, por acaso, vestígios de um sítio arqueológico. Para compreender o que ele contém de informações sobre a vida humana naquele lugar é preciso algumas pistas, e para isso é necessária a ajuda de um arqueólogo. Se tentarmos escavar ou explorar um sítio arqueológico sem o conhecimento dos métodos apropriados para essa tarefa, podemos destruir as informações que ele contém. Os sítios arqueológicos são protegidos por lei – a Lei Federal n. 3.924/61; destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional.

Sítio Arqueológico

Formação cultural

Os quatro processos de formação cultural são reutilização, deposição cultural, recuperação ou recuperação arqueológica e perturbação. A reutilização pode incluir reciclagem, uso secundário ou uso por terceiros. Os processos de deposição cultural pegam materiais culturais do contexto em que são usados ​​em uma cultura e os colocam em um contexto ambiental; exemplos incluem pratos descartados, enterros e abandonos. Os processos de recuperação são aqueles em que os materiais arqueológicos são recuperados para reutilização por uma cultura; exemplos incluem limpeza, pilhagem de artefatos previamente depositados e recuperação arqueológica. Os processos de perturbação alteram a superfície da Terra e alteram os materiais, depósitos e sítios arqueológicos; exemplos incluem arar e nivelar a terra.

O que faz um arqueólogo?

Para um arqueólogo, um montinho de lascas de pedra pode trazer um sem número de informações que para uma pessoa comum pode não ter o menor significado.

O trabalho da Educação Patrimonial é parecido com o dos arqueólogos:aprender a ler as evidências do passado no presente, para delas tirar conclusões e conhecimentos.

Para encontrar as informações que procura, o arqueólogo remove cuidadosamente, às vezes com um pincel, as camadas de terra ou entulho que cobrem os artefatos e vestígios da ocupação humana, encontrados em um sítio arqueológico. Às vezes, ele encontra camadas superpostas de vestígios diferentes, que correspondem a diferentes períodos de ocupação. Os períodos mais antigos encontram-se nas camadas mais profundas. Esta superposição de camadas no solo, como se fosse um bolo, e o seu estudo, é o que se chama, em Arqueologia, a estratigrafia do sítio. Ela permite identificar as datas sucessivas de ocupação, umas em relação a outras, levando à descoberta de como viviam essas populações, o que comiam, o que fabricavam, os instrumentos de que dispunham, e a evolução das tecnologias ao longo do tempo. Por isto é tão importante preservar e proteger os sítios arqueológicos da destruição eles são fontes preciosas para o conhecimento de nossa história, de nossa pré-história, de nossos antepassados e de nossa trajetória cultural.

Arqueologia – O que é

É a ciência que nos permite conhecer o passado do homem, antes dos registros históricos. A palavra vem do grego Archaios, que significa antigo, e o sufixo logia, que significa o estudo de alguma coisa.

Um arqueólogo é como um detetive: ele estuda os vestígios e pistas que indicam como vivia o homem no passado. Para isso ele emprega métodos e instrumentos específicos. Existem diferentes tipos de trabalho arqueológico.

Os mais praticados no Brasil são: a arqueologia pré-histórica, que se refere ao longo período antes de 1500, quando os europeus chegaram aqui; a arqueologia histórica, que estuda o passado do homem que aqui viveu a partir dessa data, com a ajuda de documentos escritos e de relatos orais.

Pré-História

A história brasileira só começou a ser escrita com a chegada dos portugueses, em 1500. A História é o estudo do passado baseado em registros escritos ou em histórias contadas por alguém, o que chamamos de história oral. No Brasil, os antigos habitantes, que eram os índios, não usavam a escrita, mas sua história foi passada de geração a geração por meio da história oral. Sabemos que há vestígios da presença humana no Brasil que datam de 30 mil anos, aproximadamente.

Mas, naqueles tempos, a escrita ainda não havia sido inventada. O longo período de tempo que antecede a História, período em que não se tem registros escritos ou orais, é chamado Pré-História. Mas se não há registros escritos, ou orais, dos tempos pré-históricos, como podemos estudá-los?

As pistas do passado, no presente:

As principais evidências que os arqueólogos podem encontrar em um sítio arqueológico, como pistas para desvendar o mistério da vida dos povos que nos antecederam, enterradas ou sobre a superfície do solo, são:

Artefatos: qualquer objeto feito pelo homem, como instrumentos de trabalho, de caça ou de pesca, de música ou ritual, brinquedos, vasilhas, peças de indumentária, etc.

Estruturas: as construções de todos os tipos, para atender às suas necessidades e modos de vida, tais como casas, abrigos, depósitos de alimentos e grãos, igrejas, cemitérios, colégios, fortificações, etc.

Ecofatos: ou as coisas da natureza usadas pelo homem de acordo com suas necessidades, como por exemplo restos de alimentos, ossos e conchas, sementes, carvão, fibras, pedras, etc.

O local onde essas pistas são encontradas é importante para que se possa compreender ou deduzir como eram usadas isto se chama o contexto dos artefatos, ecofatos, ou estruturas. Algumas coisas juntas, em um mesmo contexto, podem ser associadas pelo arqueólogo, para descobrir, como um detetive, informações sobre o que aconteceu naquele lugar, naquele momento da história.

Por isso não devemos mexer ou tirar as coisas do lugar, ao visitar um sítio arqueológico. Para explorar um sítio histórico ou pré-histórico, em uma atividade de Educação Patrimonial, recorra sempre à ajuda de um arqueólogo, por intermédio dos escritórios e coordenações regionais do IPHAN em seu estado ou município, ou a uma universidade local.

Sítio Arqueológico

A listagem abaixo assim como todos os seus dados são do Sistema de Gerenciamento de Patrimônio Arqueológico – SGPA que apresenta os sítios arqueológicos brasileiros cadastrados no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Nessa relação contém os 43 sítios cadastrados no município de Piracuruca.

Nome do sítio:Archete
Outras designações e siglas:PI-PRC-08
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com pinturas.

Medição:

Água mais próxima:Riacho da Mijada Distância: 150 m
Vegetação atual:Savana
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental
Categoria:
Unicomponencial
Pré-Colonial

Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:
Pintura
Grau de integridade:
entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:
Insetos, galerias de cupins,e raízes de trepadeiras
Relevância do sítio:média

Nome do sítio: Caldeirão do Saco
Outras designações e siglas:PI-PRC-35
Município: Piracuruca UF:PI
Descrição sumária:Conjunto de 1 abrigo e 4 blocos isolados com pinturas, localizados em torno do Caldeirão do Saco.
Comprimento:
9 m
Largura:
1,5 m
Altura máxima:
4,5 m (a partir do nível do solo)

Área:13,5 m2 Medição: Estimada
Nome e sigla do documento cartográfico:Piracuruca SA 24-Y-C-IV
Ano de edição:1973 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Água mais próxima:Caldeirão do Saco Distância: 200 m
Rio:Rio Piracuruca Bacia: Longá
Vegetação atual:SavanaSavana_estépica
Uso atual do terreno:área devoluta
Propriedade da terra:terra pública

Categoria:Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha

Arte rupestre:Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:
Tradições:Geométrica

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Fatores de destruição:
Vandalismo

Outros fatores naturais: Incidência solar, pluviométrica, eólica, raizes, insetos.
Outros fatores antrópicos:Grafitismo / Mutilação de inscrições rupestres
Medidas para preservação:
Limpeza dos sítios, conscientização da comunidade.
Relevância do sítio:
baixa

Nome do sítio:Curral Natural
Outras designações e siglas:PI-PRC-09
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com pinturas.

Comprimento:3,6 m
Medição: Instrumento
Água mais próxima:Riacho do Arco Distância: 100 m
Vegetação atual:Savana
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo: Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

Grau de integridade:menos de 25%
Outros fatores naturais:
Erosão, insetos
Relevância do sítio:
baixa

Nome do sítio:Furna do Indio
Outras designações e siglas:PI-PRC-07
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Abrigo rochoso com pinturas.

Medição:
Água mais próxima:Olho dágua Triunfo Distância: 450 m
Vegetação atual:Savana
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha

Arte rupestre:Pintura
Grau de integridade:
menos de 25%
Outros fatores naturais:
Erosão, insetos.
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Furna do Saco
Outras designações e siglas:PI-PRC-34
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Abrigo erodido em forma de túnel, com pinturas, a 50 m do Letreiro do Saco, direcionado de leste para oeste, face para o norte; bloco com pinturas , face para sudeste, a 10 m da furna.

Comprimento:2 m Largura: 2,1 m Altura máxima: 2 m (a partir do nível do solo)
Área:4 m2 Medição: Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piracuruca SA 24-Y-C-IV
Ano de edição:1973 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Água mais próxima:Rio Piracuruca Distância: 650 m
Bacia:Longá
Vegetação atual:SavanaSavana_estépica
Propriedade da terra:terra pública

Categoria: Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha
Arte rupestre:
Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:
Tradições:Geométrica
Grau de integridade:
entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:
Torrente, raizes
Relevância do sítio:
baixa

Nome do sítio:Inscrição da Chave
Outras designações e siglas:PI-PRC-11
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com pinturas.

Comprimento:9,6 m
Medição:Instrumento
Água mais próxima:Riacho do Triunfo
Vegetação atual:Savana
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:Galerias de cupins.
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Inscrição da Flecha
Outras designações e siglas:PI-PRC-15
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Vegetação atual:Savana
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre

Arte rupestre:Pintura
Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Inscrição do Lagarto
Outras designações e siglas:PI-PRC-10
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com pinturas.

Medição:
Água mais próxima:Riacho do Triunfo Distância: 30 m
Vegetação atual:Savana
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Ate rupestre:Pintura

Grau de integridade:menos de 25%
Outros fatores naturais:Galeiras de cupim, salitre, poeira, raízes.
Medidas para preservação: Desvio da estrada que passa ao lado do sítio, a fim de evitar a acumulação de poeira sobre as superfícies com pinturas.
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Inscrição dos Pinguinhos
Outras designações e siglas:PI-PRC-18
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:
Arte rupestre:Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Inscrição dos Seis Dedos
Outras designações e siglas:PI-PRC-13
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com pinturas

Medição: 
Água mais próxima:Olho dágua Triunfo Distância: 200 m
Vegetação atual:Savana
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Fatores de destruição:
Vandalismo

Outros fatores naturais:Erosão, galerias de cupim.
Outros fatores antrópicos:Grafitismo. / Mutilação de inscrições rupestres
Medidas para preservação:Conscientização dos visitantes.
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Letreiro da Borboleta
Outras designações e siglas:PI-PRC-41
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com apenas dois painéis de pinturas.

Comprimento:3,7 m Largura: 1,1 m Altura máxima: 3,3 m (a partir do nível do solo)
Área:4,7 m2 Medição: Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piripiri SB 24- V-A-I
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Compartimento topográfico:Meia encosta
Água mais próxima:Riacho Cabra Bom Distância: 400 m
Vegetação atual:Savana
Uso atual do terreno:pastoplantio
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:
Tradições:Geométrica e Agreste.

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:Raízes, cupins.
Relevância do sítio:baixa

Nome do sítio:Letreiro das Melancias I
Outras designações e siglas:Toca dos Letreiros – PI-PRC-36
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Abrigo rochoso situado a 7,8m do solo atual, apresentando grande quantidade de pinturas.

Comprimento:11,2 m Largura: 2,9 m Altura máxima: 2,9 m (a partir do nível do solo)
Área:32,48 m2 Medição: Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piripiri SB 24 V-A-I
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Compartimento topográfico:Meia encosta
Água mais próxima:Riacho Cabra Bom Distância: 500 m
Vegetação atual:SavanaCapoeira
Uso atual do terreno:plantio
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha
Arte rupestre:Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:
Tradições:Geométrica

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Fatores de destruição:
Vandalismo

Outros fatores naturais:Casas de Insetos (cupim, vespa).
Outros fatores antrópicos:Grafitismos (com carvão). / Mutilação de inscrições rupestres
Medidas para preservação:Limpeza, fixação de placas, retirada da vegetação tipo capoeira. Conscientização dos moradores da localidade.
Relevância do sítio:alta

Nome do sítio:Letreiro das Melancias II
Outras designações e siglas:PI-PRC-37
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Pequeno abrigo rochoso situado nas imediações do Letreiro da Melancia I, apresentando apenas seis figuras pintadas.

Comprimento: 0,6 m Largura:0,5 m Altura máxima: 1 m (a partir do nível do solo)
Medição:Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piripiri SB 24-V-A-I
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Compartimento topográfico:Meia encosta
Água mais próxima:Riacho Cabra Bom Distância: 500 m
Vegetação atual:SavanaCapoeira
Uso atual do terreno:plantio
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha
Arte rupestre:Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:

Tradições:Agreste, Geométrica

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:Insetos, vegetação.
Medidas para preservação:Limpeza.
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Letreiro das Melancias III
Outras designações e siglas:PI-PRC-38
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Abrigo situado nas proximidades dos sítios Letreiro da Melancia I e II, apresentando pinturas.

Comprimento:10 m Largura: 1,8 m Altura máxima: 3,2 m (a partir do nível do solo)
Área:18 m2 Medição: Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piripiri SB 24- V-A-I
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Compartimento topográfico:Meia encosta
Água mais próxima:Riacho do Cabra Bom Distância: 500 m
Vegetação atual:SavanaCapoeira
Uso atual do terreno:plantio
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha
Arte rupestre: Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:

Tradições:Geométrica

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:Insetos, raízes
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Letreiro do Saco
Outras designações e siglas:PI-PRC-33
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Abrigo sob rocha com pinturas, orientado de leste para oeste, face para norte, com solo arenoso

Comprimento:6,5 m Largura: 1,2 m Altura máxima: 3,7 m (a partir do nível do solo)
Área:24 m2 Medição: Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piracuruca SA 24-Y-C-IV
Ano de edição:1973 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície.
Água mais próxima:Rio Piracuruca Distância: 700 m
Bacia:Longá
Vegetação atual:SavanaSavana_estépica
Propriedade da terra:terra pública

Categoria:Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:

Tradições:Geométrica

Grau de integridade:menos de 25%
Outros fatores naturais:Insolação,incidência pluviométrica
Relevância do sítio:baixa

Nome do sítio:Observatório
Outras designações e siglas:Pi-PRC-25
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra:
terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre

Arte rupestre:Pintura
Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Pedra da Inscrição
Outras designações e siglas:PI-PRC-06
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com pinturas.

Comprimento:7,8 m
Área:27,7 m2 Medição: Instrumento
Água mais próxima:Olho dágua Triunfo Distância: 400 m
Vegetação atual:Savana
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

Grau de integridade:menos de 25%
Outros fatores naturais:Plantas trepadeiras, cupins, erosão.
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Pedra da Inscrição II
Outras designações e siglas:PI-PRC-21
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:8 blocos rochosos com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra:
terra pública
Proteção legal: unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:
Insetos, raízes de plantas trepadeiras.
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Pedra das Letras
Outras designações e siglas:PI-PRC-32
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Bloco isolado, a 30 m das Pedras das Mãos,com pinturas realizadas nas áreas facetadas pela erosão (lado noroeste) a 1,30 m do solo, com painéis voltados para norte e sudoeste.

Comprimento:2,5 m Altura máxima: 2,2 m (a partir do nível do solo)
Medição:Estimada
Nome e sigla do documento cartográfico:Piracuruca SA 24-Y-C-IV
Ano de edição:1973 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Água mais próxima:Rio Piracuruca Distância: 730 m
Bacia:Longá
Vegetação atual:SavanaSavana_estépica
Uso atual do terreno:área devoluta
Propriedade da terra:terra pública

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:

Tradições:Geométrica

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:Incidência solar e pluviométrica
Relevância do sítio:baixa

Nome do sítio:Pedra do Americano
Outras designações e siglas:PI-PRC-14
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com pinturas.

Comprimento:18,3 m
Medição:
Vegetação atual:
Savana
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

Grau de integridade:menos de 25%
Outros fatores naturais:Incidência solar, galerias de cupim.
Medidas para preservação:Plantio de árvores em frente ao paredão para servirem de barreira de proteção às pinturas contra a incidência solar.
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Pedra do Arco
Outras designações e siglas:PI-PRC-42
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Pequeno abrigo com pinturas, localizado no entorno das residências.

Comprimento:3,6 m Largura: 1,5 m Altura máxima: 1,6 m (a partir do nível do solo)
Área:5,4 m2 Medição: Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piriacuruca SA 24 – Y-C-IV
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Água mais próxima:Riacho Figueiredo Distância: 400 m
Vegetação atual:Savana – Estépica
Uso atual do terreno:área devoluta
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha
Arte rupestre:Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:

Tradições:Geométrica e Agreste.

Grau de integridade:mais de 75%
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Pedra do Cartório
Outras designações e siglas:PI-PRC-12
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Comprimento:7 m
Medição:
Água mais próxima:Olho dágua Triunfo Distância: 100 m
Vegetação atual:Savana
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:Galerias de cupim, raízes de plantas trepadeiras
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Pedra do Leão
Outras designações e siglas:PI-PRC-05
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com pinturas.

Comprimento:6,6 m
Medição:
Água mais próxima:
Olho dos Milagres Distância: 100 m
Propriedade da terra:terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

Grau de integridade:menos de 25%
Outros fatores naturais:Insetos, Erosão
Relevância do sítio:baixa

Nome do sítio:Pedra do Urubu
Outras designações e siglas:PI-PRC-43
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Grande bloco rochoso isolado, apresentando pinturas em todas as suas faces.

Comprimento:9,5 m Largura: 4,2 m
Área:39,9 m2 Medição: Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piriacuruca SA 24 Y-C-IV
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Compartimento topográfico:Meia encosta
Água mais próxima:Riacho Figueiredo Distância: 500 m
Vegetação atual:Savana
Uso atual do terreno:área devoluta
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha
Arte rupestre:Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:

Tradições:Geométrica e Agreste.

Grau de integridade: entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:Raízes, cupins e vespas.
Medidas para preservação:Limpeza.
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Pedras das Mãos
Outras designações e siglas:PI-PRC-31
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Blocos com pinturas, 2 a 4 m do solo.

Comprimento:6 m Altura máxima: 2 m (a partir do nível do solo)
Área:12 m2 Medição: Estimada
Nome e sigla do documento cartográfico:Piracuruca SA 24-Y-C-IV
Ano de edição:1973 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Água mais próxima:Rio Piracuruca Distância: 760 m
Bacia:Longá
Vegetação atual:SavanaSavana_estépica
Uso atual do terreno: área devoluta
Propriedade da terra:terra pública

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:

Tradições:Agreste

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:Erosão pluviométrica, insolação
Relevância do sítio:baixa

Nome do sítio:Pinturas do Sol
Outras designações e siglas:PI-PRC-16
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra
: terra pública
Proteção legal: unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Ponta da Serra Negra
Outras designações e siglas:PI-PRC-20
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra:
terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Recanto da Bananeira
Outras designações e siglas:PI-PRC-19
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra:
terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Salão do Pajé
Outras designações e siglas:PI-PRC-17
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Abrigo rochoso com pinturas.

Medição:
Categoria:
Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Sítio da Acauã
Outras designações e siglas:PI-PRC-29
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra:
terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Sítio da Cruz
Outras designações e siglas:PI-PRC-24
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra:
terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio: Sítio da Ema
Outras designações e siglas:PI-PRC-28
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra:
terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Sítio da Folha
Outras designações e siglas:Pi-PRC- 26
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra
: terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria: Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Sitio da Palmeira
Outras designações e siglas:PI-PRC-01
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com pinturas.

Largura:35,5 m Altura máxima: 3 m (a partir do nível do solo)
Medição:Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piripiri SB 24 -V-A-I
Orgão:Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planalto
Água mais próxima:Riacho Palmeira Distância: 30 m
Vegetação atual:Savana_estépica
Uso atual do terreno: área devoluta
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:
Erosão, insetos, raízes
Relevância do sítio:
baixa

Nome do sítio:Sítio da Pedra do Indio
Outras designações e siglas:PI-PRC-02
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Blocos areníticos com pinturas bicromáticas.

Área:40 m2 Medição: Estimada
Nome e sigla do documento cartográfico:Piracuruca SA 24-Y-C-IV
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Compartimento topográfico:Planície de inundação
Água mais próxima:Passagem da Lage Distância: 150 m
Uso atual do terreno:área devoluta
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre
:
Tradições:Geométrica

Outros fatores naturais:Erosão, insetos
Medidas para preservação:Prática intervencionista
Relevância do sítio:média

Nome do sítio:Sítio da Pedra Grande
Outras designações e siglas:Sítio do Jaburu – PI-PRC-04
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Paredão rochoso com apenas um painel de pinturas.

Área:200 m2 Medição: Estimada
Nome e sigla do documento cartográfico:Piracuruca SA 24-Y-C-IV
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Água mais próxima:riacho Sussuarana Distância: 2000 m
Vegetação atual:Savana
Uso atual do terreno:área devoluta
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:
Erosão
Possibilidades de destruição:

Relevância do sítio:
baixa

Nome do sítio:Sítio da Pedreira do Tuturubá
Outras designações e siglas:PI-PRC-30
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:A céu aberto, às margens do rio Piracuruca.

Área:200 m2 Medição: Estimada
Nome e sigla do documento cartográfico:Piracuruca SA 24-Y-C-IV
Ano de edição:1973 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Compartimento topográfico:Planície de inundação
Água mais próxima:Rio Piracuruca Distância: 5 m
Bacia:Longá
Vegetação atual:Capoeira
Uso atual do terreno:via pública
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Pré-Colonial
Tipo:
Acampamento
Contexto de deposição:em superfície
Exposição:céu Aberto
Artefatos:Lítico polido
Arte rupestre:
Ausente

Grau de integridade:menos de 25%
Outros fatores naturais:
Erosão fluvial
Outros fatores antrópicos:
Exploração de ardósia
Medidas para preservação:
Arqueologia de salvamento.
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Sítio do Ângulo
Outras designações e siglas:PI-PRC-22
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra:
terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Sítio do Cactus
Outras designações e siglas:PI-PRC-27
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Afloramento rochoso com pinturas.

Medição:
Propriedade da terra:
terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Sítio do Marimbondo
Outras designações e siglas:PI-PRC-23
Município:Piracuruca UF: PI

Medição:
Propriedade da terra
: terra pública
Proteção legal:unidade de conservação ambiental

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Arte rupestre:
Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Relevância do sítio:
média

Nome do sítio:Sítio Santa Maria
Outras designações e siglas:PI-PRC-03
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Pequeno bloco arenítico isolado, com apenas um painel de pinturas.

Área:20 m2 Medição: Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piracuruca SA 24-Y-C-IV
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Compartimento topográfico:Planície de inundação
Água mais próxima:Barragem Distância: 20 m
Uso atual do terreno:área devoluta
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:
Arte rupestre
Exposição:céu Aberto
Arte rupestre:
Pintura

FILIAÇÃO CULTURAL:
Arte rupestre:

Tradições:Geométrica

Grau de integridade:menos de 25%
Outros fatores naturais:
Erosão
Relevância do sítio:
baixa

Nome do sítio:Toca do Letreiro das Melancias IV
Outras designações e siglas:PI-PRC-39
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Pequeno abrigo com pinturas.

Comprimento:1,5 m Largura: 1 m Altura máxima: 2,5 m (a partir do nível do solo)
Área:1,5 m2 Medição: Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piripiri SB – 24 – V-A-I
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Compartimento topográfico:Meia encosta
Água mais próxima:Riacho Cabra Bom Distância: 450 m
Vegetação atual:SavanaCapoeira
Uso atual do terreno:plantio
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha
Arte rupestre:Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:Insetos, raízes.
Relevância do sítio:baixa

Nome do sítio:Toca do Letreiro das Melancias V
Outras designações e siglas:PI-PRC-40
Município:Piracuruca UF: PI
Descrição sumária:Pequena furna com vestígios de pinturas.

Comprimento:3,5 m Altura máxima: 1,7 m (a partir do nível do solo)
Medição:Instrumento
Nome e sigla do documento cartográfico:Piripiri SB 24- V-A-I
Ano de edição:1978 Orgão: Escala: 1:100.000
Unidade geomorfológica:Planície
Compartimento topográfico:Meia encosta
Água mais próxima:Riacho Cabra Bom Distância: 450 m
Vegetação atual:SavanaCapoeira
Uso atual do terreno:plantio
Propriedade da terra:terra privada

Categoria:Unicomponencial
Pré-Colonial
Tipo:Arte rupestre
Exposição:abrigo sob rocha
Arte rupestre:Pintura

Grau de integridade:entre 25 e 75%
Outros fatores naturais:Insetos.
Relevância do sítio:baixa

Fonte: www.encyclopedia.com/www.redebrasil.tv.br/www.arqueologyc.hpg.ig.com.br/www.piracuruca.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Energia Fotovoltaica

PUBLICIDADE Energia Fotovoltaica – O que é Os materiais e dispositivos fotovoltaicos convertem a luz …

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.