Breaking News
Home / Geografia / Solstício

Solstício

PUBLICIDADE

Definição

O solstício de verão é o dia do ano com a maioria das horas de luz do dia, e o solstício de inverno é o dia do ano com o menor número de horas de luz do dia.

Solstício, qualquer um dos dois momentos do ano em que o caminho aparente do Sol é o mais distante a norte ou a sul do Equador da Terra.

No hemisfério norte, o solstício de verão ocorre em 20 ou 21 de junho e no solstício de inverno em 21 ou 22 de dezembro. A situação é exatamente o contrário no hemisfério sul, onde as estações são invertidas.

No solstício de inverno, o dia é o mais curto do ano, e no solstício de verão é o ano mais longo. O termo solstício também é usado em referência a qualquer um dos dois pontos de maior desvio da eclíptica (o caminho anual aparente do Sol) do equador celestial.

Na época do solstício de verão no Hemisfério Norte, o Pólo Norte é inclinado cerca de 23,4 ° (23 ° 27 ‘) em direção ao Sol. Como os raios do Sol são deslocados para o norte pela mesma quantidade, os raios do meio-dia verticais são diretamente sobrecarga no Tropico do Câncer (23 ° 27’N). Seis meses depois, o Pólo Sul está inclinado cerca de 23,4 ° em direção ao Sol. Neste dia do solstício de verão no hemisfério sul, os raios aéreos verticais do sol progrediram para a sua posição mais a sul, o Trópico de Capricórnio (23 ° 27’S).

O que é um solstício?

Qual é a definição de um solstício, e quando eles acontecem? O solstício de inverno é o primeiro dia do inverno?

Descubra o que causa esses eventos astronômicos bianuais, bem como a forma como eles trazem os dias mais curtos e longos do ano.

Os solstícios são os dias mais longos e curtos do planeta do ano.

O dia mais longo geralmente marca o início do verão e é chamado de solstício de verão.

O dia mais curto geralmente marca o início do inverno e é assim chamado de solstício de inverno.

O solstício de verão do hemisfério norte acontece em junho, quando o Pólo Norte é inclinado mais diretamente em direção ao sol.

Esta inclinação significa que o solstício de verão tem a maioria das horas de luz solar, e é o dia mais brilhante do ano.

O solstício de inverno do hemisfério norte acontece em dezembro, quando o Pólo Norte está inclinado mais longe do sol.

Por isso, o solstício de inverno tem o menor número de horas de luz solar e é o dia mais sombrio do ano.

No hemisfério sul, onde as estações estão viradas, a situação é revertida.

As datas exatas do solstício podem variar ano a ano em calendários, então os meteorologistas não os usam para marcar as estações.

Isso significa que o dia do solstício de inverno pode nem sempre corresponder com o primeiro dia do inverno.

Tanto os solstícios de verão como os de inverno, juntamente com os equinócios outonais e vernais, ajudam a pastorear a mudança de todas as quatro estações.

O que é o solstício de inverno?

O momento em que o Sol atinge o seu ponto mais ao sul do céu marca o solstício de dezembro, o início oficial do inverno no Hemisfério Norte (onde se chama de solstício de inverno) e uma época de grande festa em muitas culturas do norte.

Os tempos iniciais das estações são regidos pelo movimento da Terra em torno do Sol – ou, de forma equivalente, do nosso ponto de vista, o movimento anual do Sol no céu da Terra. O início do inverno (para o Hemisfério Norte) é definido como o momento em que o Sol paira sobre o Trópico do Capricórnio da Terra (a linha de latitude 23½ ° ao sul do equador) antes de se dirigir para o norte – um momento chamado, pelo norte-norte, o solstício de inverno.

O Sol parece mover-se norte e sul em nosso céu durante o ano por causa do que alguns podem considerar um desalinhamento incomum de nosso planeta. O eixo da Terra está inclinado em relação à nossa órbita ao redor do Sol. Então, quando estamos de um lado de nossa órbita, o hemisfério norte é inclinado para o sol e é aquecido por raios solares mais diretos, fazendo verão. Quando estamos no lado oposto da nossa órbita, o Hemisfério Norte é derrubado do Sol. Os raios solares entram em uma inclinação inferior para esta parte do mundo e aquecem menos o chão, fazendo o inverno.

O efeito é contrário aos habitantes do Hemisfério Sul. Para eles, o solstício de dezembro sinaliza o início do verão, enquanto o inverno começa no solstício de junho.

A palavra solsticio vem do latín solsticio – sol que significa “sol” e “paragem de estrcio”. O solstício de inverno marca o dia mais curto e a maior noite do ano. De agora em diante, os dias começam a crescer e as noites são mais curtas. Nas culturas antigas, o solstício de inverno foi um momento auspicioso. Isso significou o fim da diminuição das horas de luz solar e proporcionou uma sensação de renovação, já que o Sol começou sua escalada diária mais alta no céu.

As celebrações do solstício de inverno podem ser as ferias mais antigas do mundo. Existem rituais mais conhecidos associados a este solstício do que em qualquer outro momento do ano. Antes da era cristã, os romanos chamaram este dia Dies Natalis Invicti Solis, o Aniversário do Sol Invicto. Mais cedo em Roma que era o momento de Saturnália, um feriado notoriamente selvagem.

Em 46 aC, o solstício de inverno caiu cerca de 25 de dezembro.

Apesar das reformas de calendário, estas celebrações – e a observância de Natal pelos primeiros cristãos – permaneceram para o dia 25.

Solstício

Fonte: www.collinsdictionary.com/www.britannica.com/nationalgeographic.com/equicienciasanope.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Espaço Geográfico

Espaço Geográfico

PUBLICIDADE O que é espaço geográfico? Quando se pergunta a alguém o que é Geografia …

Guerra Fiscal

Guerra Fiscal

PUBLICIDADE O que é a guerra fiscal? A influência do sistema capitalista vai além das …

Imigração Venezuelana para o Brasil

Imigração Venezuelana para o Brasil

PUBLICIDADE A imigração é um fenômeno complexo, não pode ser analisado por apenas um ponto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.