Mercado Negro

PUBLICIDADE

Definição

Um mercado negro é uma plataforma de transações, de forma física ou virtual, em que bens ou serviços são trocados ilegalmente.

O que torna o mercado “negro” pode ser a natureza ilegal dos próprios bens e serviços, a natureza ilegal da transação ou ambas.

Por exemplo, embora nem a compra nem a venda de alimentos sejam ilegais, a transação entra no mercado negro quando o bem vendido é ilegal. E embora seja perfeitamente legal vender hambúrgueres, quando um restaurante totalmente em dinheiro não remete ao governo estadual os impostos obrigatórios sobre suas transações, ele também entrou no mercado negro.

Mercado Negro é a negociação ilegal de bens que não podem ser comprados e vendidos, ou que não há o suficiente para todos que os desejam.

mercado negro também é o local onde substâncias ou produtos altamente controlados, como drogas e armas de fogo, são comercializados ilegalmente. Os mercados negros podem afetar uma economia, pois são mercados sombrios onde a atividade econômica não está registrada e os impostos não são pagos.

Mercado Negro

Origem

mercado negro foi uma resposta ao racionamento que foi introduzido durante a Segunda Guerra Mundial.

Enquanto ilegal, o mercado negro tornou-se uma força motriz especialmente nas cidades – para aqueles que podiam pagar os preços.

O que é o Mercado Negro?

mercado negro não é um lugar físico, mas sim uma atividade econômica em que mercadorias e/ou serviços são comprados e vendidos ilegalmente.

Também chamado de “mercado subterrâneo”, este mercado recebe seu nome devido ao fato de que sua atividade ser realizada fora da vista e muitas vezes “no escuro”, fora da visão da aplicação da lei. Pode ser ilustrado por algo tão inocente e inócuo como a venda de gengiva no campo de jogos, ou por algo tão grave quanto a venda de armas ou drogas contrabandeadas.

Muitos fatores podem tornar ilegal uma transação, qualificando-a como uma transação no mercado negro. O bem ou serviço em si pode ser ilegal, como drogas ilícitas, armas ou prostituição. Um excelente exemplo de um mercado ilegal criado por causa de um produto ilegal foi o resultado da proibição. Depois do álcool foi proibido nos EUA em 1919, foi contrabandeado para o país e vendidos a bares clandestinos e bares privados. O resultado foi uma era de crime organizado e cerca de 500 milhões de dólares americanos em receitas fiscais perdidas anualmente.

Um exemplo de um serviço ilegal vendido no mercado negro é a prostituição. A proibição da prostituição de mulheres e crianças na maior parte do mundo criou um enorme comércio ilícito de sexo. Os países onde esse tipo de mercado ilegal floresce são um ponto de destino para aqueles que procuram prosseguir essa atividade.

Em outros casos, os bens podem ser roubados e depois vendidos novamente no mercado negro. Quando um bem é referido eufemisticamente como tendo “caído de trás de um caminhão”, geralmente significa que ele foi roubado com o propósito de ser vendido ilegalmente.

Se você está comprando um novo aparelho de som, por exemplo, de um indivíduo a um preço extremamente baixo, há uma boa chance de que seja roubado.

Outra maneira em que uma transação pode ser ilegal é se é um bem ou serviço que é comprado ou vendido de forma a evitar licenças ou impostos adequados.

Este é o caso com armas de fogo e cigarros sem registro, que normalmente incluem uma uma forte taxa local, estadual ou federal.

Devido à natureza inerentemente empreendedora do homem, juntamente com a tendência desagradável do governo para regular, os mercados negros podem e existem em todos os lugares. No entanto, eles tendem a desenvolver-se mais facilmente em estados ou países com regulação especialmente pesada. Mesmo que um bem ou serviço se torne proibido ou fortemente regulamentado, o mercado pode continuar a exigê-lo. Como resultado, o mercado negro brota para atender à demanda do mercado. Este é o caso quando os governos colocam controles de preços, racionamento ou completa proibição de um bem ou serviço.

Embora a demanda do consumidor seja atendida, geralmente o vendedor ou “mercado negro” é aquele que se beneficia de uma transação. Os preços neste mercado tendem a ser maiores devido à menor oferta e demanda constante. O risco que um comerciante adquire na aquisição e venda de um bem ou serviço também está incluído no preço. Se é um bem difícil de adquirir, também terá um preço mais elevado. Às vezes, os preços podem ser menores se o vendedor tiver uma “sobrecarga” menor porque ele roubou o bem ou está evitando impostos elevados.

Os consumidores geralmente estão dispostos a ignorar a ilegalidade de uma transação do mercado negro se eles acharem que o bem ou o serviço é “inofensivo”.

Este é frequentemente o caso da prostituição ilegal e também aplicado às vendas de álcool durante a proibição. Embora algumas pessoas pensem que a maioria das transações ilegais são relativamente inofensivas, o dinheiro gerado é frequentemente usado para fins nefastos. A máfia nos EUA prosperou durante a proibição, resultando em sangrentas batalhas sobre o território e os lucros. Os governos que combatem os mercados ilegais gastam vastas fortunas lutando contra o crime organizado e a extorsão e perdem milhões de receitas fiscais do bem proibido.

Muitas soluções para o mercado negro foram propostas, incluindo desregulamentação, legalização de drogas e prostituição, e aumento da oferta de um bem em particular. Alguns argumentam que esta é uma concessão para criminosos e usuários de drogas, enquanto outros argumentam que os recursos do governo podem ser usados melhor.

Fonte: Portal São Francisco

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.