Breaking News
Home / Geografia / Vulcanismo

Vulcanismo

PUBLICIDADE

Vulcanismo refere-se ao processo em que a rocha derretida (magma), normalmente localizada abaixo da superfície da Terra, e os gases subterrâneos são transportados para a superfície durante uma erupção de um vulcão.

O vulcanismo ocorre por causa do calor interno da Terra e está associado a processos tectônicos e a uma parte do ciclo das rochas .

O vulcanismo pode afetar o clima, contribuindo para a destruição do ozônio na estratosfera. O declínio do ozônio atmosférico, como exemplificado pelo “buraco de ozônio” sobre o continente da Antártida, está permitindo que a radiação ultravioleta mais geneticamente destrutiva atinja a superfície da Terra.

O vulcanismo é o fenômeno da erupção de rocha fundida ( magma ) na superfície da Terra ou em um planeta ou lua de superfície sólida, onde a lava , os piroclásticos e os gases vulcânicos explodem através de uma ruptura na superfície chamada de ventilação. Inclui todos os fenômenos resultantes e causando magma dentro da crosta ou manto do corpo, para subir através da crosta e formar rochas vulcânicas na superfície.

Processos vulcânicos

A magma do manto ou da crosta inferior aumenta através da sua crosta em direção à superfície. Se o magma atingir a superfície, seu comportamento depende da viscosidade da rocha constituinte fundida. O magma viscoso  produz vulcões caracterizados por erupções explosivas, enquanto o magma não viscoso produz vulcões caracterizados por erupções efusivas que derramam grandes quantidades de lava na superfície.

Em alguns casos, o magma ascendente pode esfriar e solidificar sem atingir a superfície. Em vez disso, a massa ígnea resfriada e solidificada cristaliza dentro da crosta para formar uma intrusão ígnea. À medida que o magma esfria, os produtos químicos nos cristais formados são efetivamente removidos da mistura principal do magma (por um processo conhecido como cristalização fracionada ), de modo que o conteúdo químico do magma restante evolui à medida que se solidifica lentamente. As novas injeções de magma não renovadas podem remover os magmas mais evoluídos, permitindo erupções de magmas mais viscosa.

A atividade vulcânica pode aumentar e diminuir as temperaturas. A atividade vulcânica pode causar aumentos de longo prazo nas temperaturas médias, liberando gases de efeito estufa, mas muito lentamente ao longo de milhões de anos. Por outro lado, a atividade humana, que libera gases de efeito estufa, aumentou a temperatura média da Terra nas últimas décadas. Eventos vulcânicos também podem causar resfriamento de curto prazo, aumentando a quantidade de partículas transportadas pelo ar que refletem a luz solar na atmosfera.

Vulcanismo

Os vulcões fazem parte da história da Terra desde o início do planeta. De fato, a formação de novas terras depende do endurecimento do material extrudado dos vulcões. Se 2007 é típico da maioria dos anos, então existem aproximadamente 1.500 vulcões ativos em todo o mundo.

Os vulcões representam um caminho da subsuperfície fundida da Terra para a superfície do planeta. O material do subsolo é extrudado constantemente de alguns vulcões e flui para baixo do vulcão como um rio de lava. Em outros vulcões, as erupções ocorrem com menos frequência, quando a pressão dentro do vulcão aumenta a ponto de o magma e os gases derretidos serem lançados para fora.

Este último tipo de erupção produz uma nuvem de aparência turva que contém cinzas, gases e ar subterrâneo. A cinza é muito pesada para permanecer suspensa no ar por muito tempo e tende a voltar à superfície em alguns dias. Em contraste, os gases vulcânicos que são expelidos podem permanecer no ar por anos como um aerossol e podem se espalhar através de correntes de ar.

Os gases vulcânicos mais abundantes são o vapor de água, o dióxido de enxofre (SO 2 ) e o dióxido de carbono (CO 2 ). O dióxido de enxofre é especialmente relevante para o clima. O gás reage com o vapor de água na atmosfera para formar ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ), que cai na superfície como chuva ácida.

 

Fonte: en.wikipedia.org/encyclopedia.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Energia Fotovoltaica

PUBLICIDADE Energia Fotovoltaica – O que é Os materiais e dispositivos fotovoltaicos convertem a luz …

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.