Breaking News
Home / Geografia / Vulcanismo

Vulcanismo

PUBLICIDADE

O vulcanismo é o fenômeno da erupção de rocha fundida ( magma ) na superfície da Terra ou em um planeta ou lua de superfície sólida, onde a lava , os piroclásticos e os gases vulcânicos explodem através de uma ruptura na superfície chamada de ventilação. Inclui todos os fenômenos resultantes e causando magma dentro da crosta ou manto do corpo, para subir através da crosta e formar rochas vulcânicas na superfície.

Processos vulcânicos

A magma do manto ou da crosta inferior aumenta através da sua crosta em direção à superfície. Se o magma atingir a superfície, seu comportamento depende da viscosidade da rocha constituinte fundida. O magma viscoso  produz vulcões caracterizados por erupções explosivas, enquanto o magma não viscoso produz vulcões caracterizados por erupções efusivas que derramam grandes quantidades de lava na superfície.

Em alguns casos, o magma ascendente pode esfriar e solidificar sem atingir a superfície. Em vez disso, a massa ígnea resfriada e solidificada cristaliza dentro da crosta para formar uma intrusão ígnea. À medida que o magma esfria, os produtos químicos nos cristais formados são efetivamente removidos da mistura principal do magma (por um processo conhecido como cristalização fracionada ), de modo que o conteúdo químico do magma restante evolui à medida que se solidifica lentamente. As novas injeções de magma não renovadas podem remover os magmas mais evoluídos, permitindo erupções de magmas mais viscosa.

Vulcanismo

Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. A ciência que tem como objetivo estudar o fenômeno e também o comportamento dos vulcões é a vulcanologia, sendo que o profissional que a executa é chamado de vulcanólogo.

O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas, salvo o vulcanismo ligado ao ponto quente, neste caso esse processo pode ocorrer no interior de uma placa.

Nas profundezas da Terra, entre o centro de ferro fundido e a fina camada na superfície, há uma parte de pedra sólida chamada de manto, ainda quente por causa da formação do nosso planeta há cerca de 4.6 bilhões de anos. Como as pedras são grandes isolantes, o calor demora para se dissipar.

Quando as pedras do manto se derretem, elas se transformam em magma, que chega à superfície através da crosta externa da terra, e libera os gases contidos. Quando a pressão é muito forte, vulcões entram em erupção. A pressão aumenta se a quantidade de magma que vai do manto da terra até o vulcão é alta. Por outro lado, a pressão pode aumentar dentro do cone de magma do vulcão. Isso acontece porque quando o magma no cone começa a esfriar, ele libera gases que se expandem, aumentando a pressão. Quando a pressão é muito forte, as rochas que formam o vulcão racham, e o magma escapa pela superfície — é a erupção. Em alguns vulcões, a quantidade de magma que sai da terra é relativamente constante, então as erupções são frequentes. Em outros casos, o magma sobe em bolhas a cada 100 ou até mesmo 1000 anos, por isso as erupções são raras.

Quando ainda é subterrâneo, este manto rochoso é chamado de magma. Assim que atinge a superfície e se derrama pelos lados de um vulcão, passa a se chamar lava. Geralmente, quanto mais quente a lava, mais fluida ela é, e mais rapidamente ela escorre. As lavas havaianas tendem a ser as mais quentes da escala. Quando entram em erupção, elas chegam a 1.175º C.

Os vulcões são responsáveis pela liberação de magmas acima da superfície terrestre e funcionam como válvula de escape para magmas e gases existentes nas camadas inferiores da litosfera. Magmas primários provêm de câmaras magmáticas posicionadas a profundidades da fonte que normalmente oscilam entre os 50 a 100 km, onde ocorrem concentrações de calor, fusões e fluxo de voláteis, condições estas que levam ao aumento da pressão necessária à subida do magma através de condutos, que por sua vez levam à formação dos vulcões.

Fonte: en.wikipedia.org/www.geografia.seed.pr.gov.br

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.