Hipsometria

PUBLICIDADE

Hipsometria – Definição

A hipsometria é o controle vertical no mapeamento; o estabelecimento de elevações ou altitudes.

A hipsometria é a ciência de medir alturas (como com referência ao nível do mar)

Hipsometria – O que é

A hipsometria é uma disciplina científica que lida com a medição das características da superfície da Terra e a determinação de suas elevações.

Abrange a medição e mapeamento de elevações de superfície e suas mudanças ao longo do tempo.

A medição da elevação e profundidade de características na superfície da Terra em relação ao nível médio do mar é conhecida como hipsometria (do grego antigo (hpsos) ‘altura’ e (métron) ‘medida’).

A ciência de medir a altura e a profundidade das características da superfície da Terra em relação ao nível do mar é conhecida como hipsometria.

Os dados coletados com hipsômetros, sondas de fio, ecobatímetros e altímetros baseados em satélites são usados para quantificar a distribuição da terra em várias altitudes dentro de uma determinada região, bem como a distribuição da superfície dos oceanos e seus mares periféricos com profundidade.

Os cientistas podem usar uma curva hipsométrica ou hipsográfica para representar como as áreas dos oceanos, mares marginais e bacias terrestres mudam com a elevação e a profundidade.

As elevações na Terra podem ser positivas (acima do nível do mar) ou negativas (abaixo do nível do mar). Devido ao diferencial de densidade entre a crosta continental mais leve e a crosta oceânica mais pesada, acredita-se que a distribuição seja bimodal.

Hipsometria – Importância


Hipsometria

hipsometria é o estudo científico da medição das alturas na Terra. É importante porque ajuda a criar uma melhor compreensão da superfície da Terra e como ela muda ao longo do tempo.

Além disso, a hipsometria é usada em uma variedade de aplicações práticas, como mapeamento e levantamento topográfico.

Esta ciência é importante por muitas razões.

Primeiro, a hipsometria é usada para medir a altura das montanhas e outras grandes características da terra. Esta informação é usada para criar mapas e estudar a geologia da Terra.

Também é usado para mapear o terreno e estudar a superfície e a subsuperfície da Terra. Essas informações são usadas em vários campos, incluindo engenharia, gerenciamento de terras e exploração mineral.

Em segundo lugar, a hipsometria é usada na previsão do tempo. A altura da atmosfera afeta o clima, e a hipsometria pode ajudar os meteorologistas a prever o clima.

Finalmente, a hipsometria pode nos ajudar a entender o clima do nosso planeta. A altura da atmosfera afeta a forma como a luz solar é espalhada, e isso afeta o clima.

Hipsometria – Curva

Uma curva hipsométrica, também conhecida como curva altimétrica, é um gráfico da distribuição de áreas na superfície da Terra em diferentes elevações.

Eles são normalmente construídos usando dados de mapas topográficos ou altímetros baseados em satélite.

curva hipsométrica é uma representação bidimensional da distribuição espacial da área terrestre medida em relação ao nível médio do mar.

Ele pode ser usado para representar padrões globais de área terrestre em diferentes altitudes e as variações desses padrões entre diferentes regiões da Terra.

Como desenhar uma curva hipsométrica

Desenhe uma linha horizontal do nível médio do mar no eixo x até o local onde seus dados de elevação começam. Desenhe uma linha vertical neste ponto no eixo y.

Esta é a altura zero em termos hipsométricos.

Desenhe uma linha de elevação constante, passando pela origem e perpendicular aos eixos x e y.

A partir deste ponto, desenhe linhas para cada um dos seus pontos de dados (ou linhas entre pontos de dados adjacentes ceteris paribus).

Análise hipsométrica

hipsometria é usada por geólogos e outros cientistas da Terra para produzir curvas hipsométricas, que ilustram graficamente a distribuição de altitude da terra e do mar na Terra.

Essas curvas são valiosas para muitos propósitos, incluindo o estudo da história do clima da Terra. Eles podem ser usados para calcular a área de superfície ou outras propriedades associadas a uma determinada altitude ou profundidade.

A forma de análise hipsométrica mais usada é chamada de hipsometria global. Esse tipo de análise procura o ponto na superfície da Terra onde a função hipsométrica é máxima.

A análise hipsométrica é uma forma de análise estatística e pode ser realizada usando vários métodos diferentes.

Os dados analisados podem ser obtidos de mapas topográficos, de altimetria de satélite ou por medição direta.

Os pontos de dados geralmente serão determinados regularmente, como cada quilômetro quadrado, e o conjunto de dados geralmente estará em formato digital (geralmente como coordenadas x, y).

Os dados podem ser analisados usando qualquer uma das muitas funções hipsométricas diferentes.

A função hipsométrica mais comumente usada é a função logística de dois parâmetros, mas as funções Box e Cox também são amplamente usadas.

A transformação Box-Cox (Caixa Cox) pode ser usada para ajustar muito bem uma ampla gama de curvas hipsométricas na análise global.

Características das funções hipsométricas:

As funções hipsométricas são de dois parâmetros, abrangendo desde o ápice logístico até o platô linear.
As funções hipsométricas são aditivas e podem ser usadas para medir as áreas totais sob as curvas.
Alguma forma de média é usada para descrever a função geral, sobre uma área bem definida no espaço ou no tempo.
A característica dominante de uma curva hipsométrica depende da forma da distribuição vertical da superfície terrestre.
As funções hipsométricas são usadas para estimar as áreas totais de diferentes regiões terrestres e marítimas.
O principal uso das funções hipsométricas é na hipsometria, que é um ramo da geodésia.
As curvas hipsométricas podem ser usadas para encontrar áreas de diferentes formas.

Hipsometria x Topografia


Hipsometria

A maior parte da área terrestre do mundo não é plana, então a hipsometria tem utilidade limitada na descrição da superfície terrestre.

topografia descreve a forma de colinas e montanhas em um determinado corpo e permite que a hipsometria seja usada para descrever essas características.

principal diferença entre topografia e hipsometria é que a topografia geralmente fornece mais detalhes do que a hipsometria.

hipsometria é usada para descrever toda a superfície da Terra, enquanto a topografia tende a ser associada a uma área menor, como um continente ou uma cordilheira específica.

A topografia também é usada para descrever características da superfície do mar, como as correntes oceânicas.

A hipsometria e a topografia são utilizadas em conjunto para estudos mais detalhados. A conexão entre os dois campos é clara, por isso às vezes eles são usados de forma intercambiável.

Nível do mar e mudança climática global

O nível do mar tem um papel significativo nas mudanças climáticas globais. É um dos principais reguladores do balanço energético da Terra e suas variações afetam a temperatura, a precipitação e os ventos.

As mudanças no nível do mar têm impactos regionais e globais. Eles podem causar erosão costeira, inundações e deslocamento de pessoas.

Eles também afetam as correntes oceânicas e a distribuição da vida marinha. Para entender e prever os efeitos das mudanças climáticas, precisamos entender melhor o papel do nível do mar.

A elevação e a queda do nível do mar podem afetar o clima de várias maneiras. Por exemplo, quando o nível do mar sobe, pode aumentar a quantidade de água na atmosfera, o que pode levar a mais precipitação.

Por outro lado, quando o nível do mar cai, pode levar a condições mais secas. Além disso, as mudanças no nível do mar podem afetar os ecossistemas costeiros e as populações humanas.

Hipsometria Glaciar

As geleiras são importantes porque são muito sensíveis ao clima e podem ser usadas como indicadores da história climática de uma região.

As geleiras também são sensíveis à quantidade de precipitação em uma região, mas isso nem sempre é fácil de medir.

Um método usado para medir a precipitação é através da hipsometria e da topografia glacial.

As funções hipsométricas para as geleiras e para a terra subjacente serão muito diferentes, então é possível estimar a altura da linha de neve comparando essas funções.

Uma vez conhecida a linha de neve, é possível calcular o volume de água armazenado no gelo na superfície.

Isso pode dar uma boa estimativa do volume que foi derretido, o que será muito útil para reconstruir a história do clima no passado.

As geleiras também são sensíveis a mudanças na precipitação e na temperatura. Curvas hipsométricas glaciais podem ser usadas para estudar esses efeitos em geleiras e paisagens glaciais.

A curva hipsométrica de uma geleira é influenciada por sua geologia, topografia e clima.

Esses fatores podem ser usados para distinguir entre diferentes tipos de geleiras.

Uma curva hipsométrica bem definida será útil para estudar a paisagem glacial e monitorar suas mudanças ao longo do tempo.

Hipsometria – Usos


Hipsometria

Em limnologia, as curvas hipsométricas são freqüentemente usadas para mostrar a conexão entre a área de superfície do lago e a profundidade e para determinar o volume total do lago.

Esses gráficos podem ser usados para prever as características do lago, como produtividade, diluição química de entrada e a possibilidade de mistura de água.

Em pedologia, curvas hipsométricas são usadas para classificação de solos.

Em geodésia e geofísica, curvas hipsométricas são usadas para determinar a área total de diferentes regiões no espaço.

Uma curva hipsométrica pode ser usada para calcular a área sob a curva ou sob uma forma particular.

As curvas hipsométricas são importantes porque indicam como diferentes variáveis afetam a topografia da superfície da Terra. A hipsometria usa áreas do mundo real em vez de formas idealizadas.

No campo da ecologia, a hipsometria pode ser usada para estudar a abundância de diferentes organismos. Pode ser usado para estudar tanto a topografia quanto a ecologia de uma região.

Na geografia, a hipsometria é usada para estudar as características de diferentes regiões, como áreas costeiras ou montanhosas.

Em hidrologia, diques e barragens podem ser usados para projetos de controle de enchentes e gerenciamento de água. Isso requer dados topográficos precisos, incluindo curvas hipsométricas.

hipsometria também é usada nas ciências da terra para estudar os efeitos das mudanças climáticas e outros fatores nas geleiras, na superfície e nas paisagens da Terra, na umidade do solo e em outros fatores.

Na agricultura, a hipsometria pode ser usada para estudar os efeitos do clima no crescimento das plantas e na umidade do solo. Isso pode ser útil para prever o rendimento das culturas. Na Noruega, uma estação de sensoriamento remoto foi instalada no arquipélago norueguês de Svalbard para monitorar geleiras. A estação usa curvas hipsométricas para determinar a altura de diferentes geleiras e mudanças em sua área ao longo do tempo.

As funções hipsométricas têm muitos usos em oceanografia e hidrologia.

Na meteorologia, as curvas hipsométricas são usadas para determinar os padrões de precipitação em diferentes áreas.

Fonte: Colégio São Francisco/civilstuff.com/www.dictionary.com/www.merriam-webster.com/i.ytimg.com/adenilsongiovanini.com.br

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …