Breaking News
Home / Geografia / Bacias Sedimentares

Bacias Sedimentares

O que são Bacias Sedimentares

PUBLICIDADE

Bacias Sedimentares são depressões no relevo terrestre que com o passar do tempo foram preenchidas por sedimentos, que podem ser provenientes de:

– Matéria orgânica, como restos animais e vegetais ou fragmentos de conchas, ossos, corais (Com composição carbonática);

– Áreas adjacentes à bacia sedimentar por processo erosivo, tais como vento, chuvas, geleiras e rios;

– Materiais precipitados, geralmente mais finos, quando na região houve a existência de águas calmas – tais como lagos, lagoas e até mares em regiões distantes da costa.

As bacias sedimentares podem ter três origens, de acordo com a origem dos sedimentos que a compõe: as de sedimentos terrestres; as de sedimentos marinhos; e as de sedimentos de ambas as origens – sendo essa última a mais comum.

O estudo das bacias sedimentares se faz importante academicamente pois é a partir destas que grande parte do paleoambiente terrestre é inferido – ou seja, a partir do estudo dos sedimentos ali depositados é possível identificar quais ambientes existiram ao longo do tempo geológico naquela localidade, qual foi sua evolução e até quais biossistemas existiram na localidade, através, também, da análise de fósseis.

Cerca de 60% do território brasileiro é composto geologicamente por bacias sedimentares – das quais 76% encontram-se no continente e 24% na plataforma continental.

Bacias Sedimentares

São divididas em três categorias, seguidas de exemplos:

– As de grande extensão, que ocupam grandes porções territoriais: bacias Amazônica, do Parnaíba (ou Meio-Norte), do Paraná e a Central;

– As de menor extensão, que possuem tamanhos consideráveis: bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco, do Recôncavo Tucano e a Litorânea e;

– Bacias de pequena extensão territorial:  Curitiba, Taubaté e São Paulo.

Porém, existem muitas outras bacias sedimentares no território brasileiro, sendo alvo de muitos estudos, pois é nas bacias sedimentares que ocorrem as jazidas de hidrocarbonetos – petróleo e gás – e carvão mineral, que são provenientes do acúmulo de matéria orgânica entre os sedimentos. Essa matéria orgânica cumulada, ao ser submetida a condições de temperatura e pressões ideais, se transforma nos bens minerais comerciais citados.

Lucas Moreira Furlan

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.