Breaking News
Home / Geografia / Dobramentos Modernos

Dobramentos Modernos

PUBLICIDADE

O planeta Terra tem diversas formas, elas são vistas principalmente a partir da observação do relevo. Este se modifica ao longo do tempo e de todo espaço geográfico, seja externamente ou internamente. O estudo das formas e dos processos atuantes do/no relevo terrestre se chama Geomorfologia. Os cientistas dessa área, que são geralmente geógrafos e geólogos, descrevem, analisam e classificam o relevo de acordo com a sua morfologia, os materiais geológicos que os compõem, entre outras características.

Uma das formas de relevo que mais chamam atenção das pessoas pela sua exuberante beleza, são os Dobramentos Modernos. Estas formas se caracterizam por serem grandes estruturas espacializadas em grandes áreas do planeta, isto é, se encontram em diversos continentes ocupando extensas áreas.

Dobramentos Modernos

Sua composição geológica geralmente é de rochas magmáticas e metamórficas. As sedimentares existentes são em geral friáveis, ou seja, pouco resistentes ao intemperismo e a erosão.

Essas províncias geológicas, como classificam alguns autores, são formadas pelo deslocamento de placas tectônicas num sentindo convergente, ou seja, quando duas placas se chocam frontalmente, a mais densa mergulha sob a mais leve formando uma espécie dobramento do relevo na região afetada e, consequentemente dando origem a uma cadeia de montanhas ou uma cordilheira que é chamada de Dobramentos Modernos. Este processo também indica quais são os tipos de rocha que os compõem internamente.

Esses dobramentos são chamados de modernos porque surgiram recentemente se levar em consideração a escala do tempo geológico (que é diferente do tempo humano). Sua origem é de 65 a 2 milhões de anos atrás, portanto, remetendo-se a Era Cenozóica, por isso essas cadeias de montanhas também são conhecidas como Dobramentos Terciários.

Como mencionado, eles existem por todo mundo, compondo diferentes paisagens. A exemplo, tem-se: Cordilheira dos Andes, Montanhas Rochosas, Cadeia dos Alpes, Cordilheira do Himalaia, Pirineus, Apeninos, Cárpatos, Cáucaso, Montes Cantábricos, Cordilheira do Atlas.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo

PUBLICIDADE Definição e importância da estrutura do solo A estrutura do solo é definida pela maneira como …

Crosta Terrestre

PUBLICIDADE Definição Crosta descreve um revestimento ou cobertura externa. Em geologia, é o termo dado …

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.