Breaking News
Home / Geografia / Conquista do Espaço

Conquista do Espaço

PUBLICIDADE

O que é a conquista do espaço?

Sem dúvidas, a Guerra Fria foi um dos mais marcantes e importantes confrontos políticos da história da humanidade, este acontecimento desenrolou uma série de transformações e revoluções dentro da política, da economia e da esfera sociocultural de todas as sociedades do planeta Terra desde 1945 até 1991.

Em aspectos gerais, essa ‘guerra’ sem confronto armado direto, evidenciou dois importantes protagonistas que se distinguiam política e ideologicamente, de um lado o socialismo/comunismo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e do outro o capitalismo dos Estados Unidos da América (EUA), cada qual com os seus aliados.

Conquista do Espaço

A expansão dessas duas superpotências do século XX permitia o apogeu e a hegemonia de suas ideologias filosóficas, políticas e econômicas sobre os seus espaços de influência, transformando-os também no sentido político, econômico e social de acordo com as caraterísticas fundamentais das suas manifestações ideológicas. Isso se dava principalmente pelo apoio financeiro a nações devastadas pela Segunda Guerra Mundial e pelo fornecimento de armamentos para revoltas e conflitos separatistas e de independência.

No entanto, para alcançar de fato um ideal hegemônico, tais nações precisavam ir além das esferas políticas e econômicas, adentrando também o ambiente científico e tecnológico, mostrando suas capacidades e superioridades do ponto de vista intelectual e técnico, provocando múltiplas transformações nas estruturas da sociedade, a título de exemplo têm-se os investimentos na indústria bélica, que causava tensões nas civilizações, uma vez que temiam novos conflitos armados.

Mas o clássico exemplo desses pesados investimentos em ciência e tecnologia se deu com a famosa corrida espacial, ou também conhecida como A Conquista do Espaço Sideral, na qual suponha, teoricamente, que a potência que chegasse primeiro a Lua e tivesse mais e melhores resultados acerca da exploração do universo conseguiria a tão sonhada hegemonia e, consequentemente a supremacia mundial.

Ambas as potências tiveram seus grandes feitos no desenvolvimento científico e tecnológico, trazendo grandes novidades para o mundo moderno que se reerguia após os grandes conflitos mundiais.

A União Soviética, por exemplo, em 1957 lançou ao espaço o primeiro satélite artificial, o Sputnik. Logo depois lançou a bordo do Sputnik 2 o primeiro ser vivo para o espaço, a cadela Laika. Conseguiu fotografias bem detalhadas da superfície da Lua e também foram pioneiros no lançamento de seres humanos para órbita da Terra.

Os Estados Unidos também lançaram satélites importantes e bem equipados tecnologicamente para o desenvolvimento da ciência espacial e, fez um astronauta voar ao redor da Terra. Mas o mais marcante disso tudo foi a chegada pela primeira vez dos norte-americanos à Lua abordo da nave espacial Apollo XI, transmitida pela televisão.

A expansão dos seus ideais foram para além dos espaços terrestres, alcançaram a órbita da Terra e o seu satélite natural a partir do desenvolvimento científico e tecnológico. Após esse evento, em aspectos gerais, o confronto de ambas as nações foi diminuindo até o fim da Guerra Fria, mas seus reflexos ainda são visíveis nos dias de hoje.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.