Breaking News
Home / Geografia / Bioma

Bioma

PUBLICIDADE

O que é um Bioma?

Sabe-se que bio significa vida e oma significa grupo ou massa, assim sendo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define bioma como: “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria”. 

Esse conjunto de vida é muito importante para a manutenção de tudo existe no planeta, embora, ao longo do tempo, foram constantemente deteriorados pelo ser humano que buscava seu desenvolvimento sem olhar o futuro.

Todo planeta Terra possuí esse imenso conjunto de vida, definindo então essa grande biodiversidade, que diferencia a Terra de outros planetas dentro e fora do sistema solar.

A origem desses vastas regiões de vida são incertos cientificamente, uma vez que a dinâmica da paisagem é constante ao longo de todo tempo geológico. Para exemplificar isso, usa-se o exemplo do sudeste brasileiro: atualmente o bioma predominante é o da mata atlântica, mas num passado não tão distante, aproximadamente 2,6 milhões de anos, cientistas nos mostram que a caatinga nesta região era presente. Fato é que, mesmo nos dias atuais, ainda é possível encontrar entre as matas fechadas, redutos ou relictos de cactáceas, vegetação dominante no bioma caatinga. Isso é devido, principalmente as glaciações do Quaternário, que possibilitou que esse bioma avançasse sobre essa região.

Mas existe um bioma para cada região do globo? Geralmente não. Características das savanas africanas são muito parecidas com o bioma Cerrado, presente no centro-oeste do Brasil.

E falando de biomas brasileiros, que por sua vez foram bem deteriorados pelas diversas ações do ser humano, como indústrias e agronegócio, identificam-se os seguintes:

– Mata Atlântica: Embora seja dos mais devastados ao longo da ocupação territorial do Brasil, é possível encontrar essa rica biodiversidade desde o estado de Santa Catarina até Bahia, atualmente suas maiores concentrações estão próximas a costa litorânea. Em geral, é constituída por diversas formações vegetais e ecossistemas. Mais de vinte mil espécies são encontradas nesse bioma, envolvendo fauna e flora. Com vegetações de diversos tamanhos que ocupam serras e baixadas.

– Amazônia: Alguns autores indicam que essa vasta região no norte do Brasil (e que também está em outros países), seja o pulmão do mundo, pois é o maior bioma brasileiro. Onde sua fauna e flora se desenvolve ao longo da maior bacia hidrográfica do mundo.

– Cerrado: É o segundo maior bioma da América do Sul, além disso, é definido como um Hotspot, pois apresenta grande endemismo das espécies, e como já citado, é muito parecido com as savanas africanas.

– Caatinga: Presente em grande parte da região nordeste, é um dos biomas mais devastados devido agropecuária e a extração mineral. Sua vegetação é adaptada ao clima quente e seco presente nessa região.

– Pampa: No Brasil é presente no estado do Rio Grande do Sul, cujas vegetações são mais rasteiras se comparadas a outros biomas do país, ou seja, a predominância de campos.

– Pantanal: Uma das maiores áreas úmidas do planeta, presente do extremo Oeste do Brasil, é classificado como o menor bioma brasileiro. Alguns autores ainda indicam que este bioma na verdade se trata de uma área de transição ou ecotono.

Distribuição de Biomas Pelo Mundo

Distribuição de Biomas Pelo Mundo

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.