Breaking News
Home / Geografia / Supervulcão

Supervulcão

PUBLICIDADE

Definição

Um Supervulcão é vulcão extraordinariamente grande, com potencial para produzir uma erupção com grandes efeitos no clima e ecossistema global.

Supervulcão – Erupção

Um supervulcão é qualquer vulcão capaz de produzir uma erupção vulcânica com um volume de material ejetado maior que 1.000 km3. Isso é milhares de vezes maior que as erupções vulcânicas normais.

Supervulcões estão em uma escala muito maior que outros vulcões. Ao contrário dos vulcões compostos, com seus lados íngremes, eles são difíceis de detectar.

Eles são tipicamente deprimidos no chão. As caldeiras são tão grandes que podem ser vistas do espaço.

Supervulcões podem ocorrer quando o magma no manto se eleva na crosta de um hotspot, mas é incapaz de romper a crosta, e a pressão se acumula em uma grande e crescente reserva de magma até que a crosta não seja capaz de conter a pressão (este é o caso da Caldeira de Yellowstone). Eles também podem formar limites de placa convergentes (por exemplo, Toba). Embora haja apenas um punhado de supervulcões quaternários, as erupções supervulcânicas geralmente cobrem grandes áreas com lava e cinzas vulcânicas e causam uma mudança duradoura no clima (como o desencadeamento de uma pequena idade do gelo), suficiente para ameaçar espécies em extinção.

O que é um Supervulcão?

Um supervulcão é definido como um vulcão que ejeta mais de um trilhão de toneladas de material quando entra em erupção. Quando explode, ele pode cobrir um continente inteiro em cinzas. Este tipo de explosão é cerca de 30 vezes mais forte que a erupção vulcânica mais forte da história recente, ocorrida em Krakatoa.

Supervulcão

A erupção vulcânica em Krakatoa em 1883 diminui em
comparação com o potencial de um supervulcão

A última vez que um supervulcão explodiu foi em Toba, em Sumatra, há 71 mil anos. As cinzas apagaram os raios do sol, e a humanidade provavelmente chegou perto da extinção. Antropólogos estimam que apenas 5.000 humanos sobreviveram para se reproduzirem após o evento.

Outro famoso supervulcão está localizado diretamente sob o Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA. A caldeira, uma depressão no topo do vulcão, tem de 40 a 50 km de comprimento, 20 km de largura e 10 km de espessura. É tão grande que é visível do espaço. Acredita-se que este vulcão exploda uma vez a cada 600.000 anos, porém ele explodiu há mais de 630.000 anos.

Supervulcão

Um supervulcão maciço descansa abaixo do parque nacional de Yellowstone

Um supervulcão consegue expelir cerca de 1.000 km cúbicos de cinzas para a atmosfera, mudando o clima por centenas a milhares de anos. Quando o Yellowstone explodiu pela última vez, um bando de rinocerontes fossilizados foi descoberto a mil quilômetros da zona de explosão, onde eles morreram engolidos sob as cinzas pesadas. Estes vulcões maciços são a força destrutiva conhecida mais poderosa do planeta, e apenas os asteróides ou outros eventos cósmicos são potencialmente poderosos o suficiente para exceder sua magnitude.

A diferença entre vulcões regulares e supervulcões está na forma como o magma embaixo de cada um vem à superfície.

Supervulcão

Um supervulcão ejeta mais de um trilhão de toneladas de material durante a erupção

Em um vulcão normal, uma fina câmara de magma leva a um cone imponente, com uma camada relativamente fina de rocha protegendo-a da superfície. Quando a pressão embaixo se acumula o suficiente, o magma é disparado para cima.

Em um supervulcão, o magma chega perto da superfície, mas uma grande massa de rocha impede que ele se solte. Esta rocha forma o topo de uma grande depressão chamada caldeira. Por centenas de milhares de anos, o magma de baixo se acumula em um enorme lago de tremenda pressão imediatamente abaixo da caldeira. Quando essa pressão atinge um limiar crítico, ela explode a coisa toda no céu, ejetando enormes quantidades de lava derretida.

Quais são as características de um supervulcão?

Os supervulcões não são montanhas – eles formam DEPRESSÕES dentro da crosta terrestre. Eles começam com uma coluna de magma subindo por uma abertura na crosta terrestre. O magma fica preso e piscinas, derretendo a rocha ao redor por milhares de anos. Ao longo de milhares de anos, a pressão se acumula e, quando a erupção acontece, ela drena o lago magma e a terra acima desmorona, criando uma caldeira.

Quais são os efeitos prováveis dos supervulcões?

Os supervulcões são erupções e explosões de proporções catastróficas. Os supervulcões do Índice de Explosividade do Vulcão (VEI) são 8 numa escala que vai de 1 a 8. Cada salto na escala representa um aumento de escala explosiva de 10 vezes a potência.

A maior erupção em Yellowstone (2,1 milhões de anos atrás) teve um volume de 2.450 quilômetros cúbicos. Como muitos outros supervulcões, o Yellowstone também teve erupções muito menores.

Outros vulcões que produziram erupções piroclásticas extremamente grandes e formaram grandes caldeiras nos últimos 2 milhões de anos incluem Long Valley, no leste da Califórnia, Valles Caldera, no Novo México, Toba, na Indonésia, e Taupo, na Nova Zelândia.

Resumo

Um supervulcão é um vulcão em grande escala.

É diferente de um vulcão porque:

Ele irrompe, pelo menos 1.000 km 3 de material (um grande vulcão irrompe cerca de 1 km 3)
Forma uma depressão chamada caldeira (um vulcão forma um cone)
Um supervulcão geralmente tem um cume de terra mais alta em torno dele
Um supervulcão entra em erupção com menos frequência – as erupções estão separadas por centenas de milhares de anos.

Fonte: www.geography.learnontheinternet.co.uk/www.wisegeek.org/www.bbc.co.uk/www.usgs.gov/en.oxforddictionaries.com

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.