Breaking News
Home / Geografia / Espaço Geográfico

Espaço Geográfico

PUBLICIDADE

O que é espaço geográfico?

Quando se pergunta a alguém o que é Geografia e o que ela estuda, geralmente recebe-se a seguinte resposta: Geo (terra), Grafia (descrição), então, Geografia é o estudo da descrição da superfície terrestre. A partir disso, é possível ter uma noção clara do que a Geografia estuda? Para os geógrafos não, pois tal afirmação está incompleta e muito simplória. Mas o que então é esta área e o que ela estuda?

Como uma área do conhecimento, a Geografia possui um objeto de estudo, a qual dedica suas técnicas científicas para tentar entende-lo como um todo a partir de suas partes. No entanto, como se trata de ciências humanas, esses objetos estão frequentemente mudando ao longo do tempo e se tornando cada vez mais complexos. Neste contexto, insere-se o Espaço Geográfico, categoria central para os estudos da Geografia e responsável por defini-la.

Espaço Geográfico

Existem várias definições para o conceito de espaço geográfico, cada qual ligada a um momento histórico da referida ciência e das influências ideológicas, políticas e filosóficas que cada pensador adere/recebe. É importante ressaltar que nenhuma das definições se sobressai sobre a outra, todas se completam direta ou indiretamente no estudo.

As mais frequentes são:

Espaço geográfico como o palco onde ocorrem as relações entre os indivíduos e destes com o meio, transformando-o através do trabalho.

Espaço geográfico como produto condicionado das relações humanas com a natureza primária através do trabalho.

Espaço geográfico como a relação conjugada entre natureza e sociedade.

Uma conjunção destes três importantes conceitos é encontrada no livro A Natureza do Espaço do famoso geógrafo e pensador brasileiro, Milton Santos, o qual estabelece que o espaço geográfico é a transformação do espaço natural pelas ações antrópicas através do trabalho que segue uma lógica de produção, onde desta forma, é possível encontrar as marcas históricas das civilizações que condicionam a própria transformação do ser humano.

Tendo isso em mente, é importante fazer uma reflexão: É possível encontrar no planeta Terra, uma natureza ainda não intocável? Ou seja, que não “tenha se transformado em um espaço geográfico”? Para alguns pensadores, a resposta é não, pois o próprio ato de você olhar para algo que ainda não foi transformado, você já coloca suas impressões sobre o meio, portanto, você o transforma.

Assim, define-se Geografia como área do conhecimento que debruça a estudar o espaço geográfico a partir da relação dos seres humanos com a natureza, de forma a transformá-la e serem transformados ao longo da história. Não trata somente de uma descrição, mas também de uma compressão filosófica, social e história da espacialidade dos fenômenos geográficos.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.