Breaking News
Home / Geografia / Espaço Geográfico

Espaço Geográfico

PUBLICIDADE

O que é espaço geográfico?

Quando se pergunta a alguém o que é Geografia e o que ela estuda, geralmente recebe-se a seguinte resposta: Geo (terra), Grafia (descrição), então, Geografia é o estudo da descrição da superfície terrestre. A partir disso, é possível ter uma noção clara do que a Geografia estuda? Para os geógrafos não, pois tal afirmação está incompleta e muito simplória. Mas o que então é esta área e o que ela estuda?

Como uma área do conhecimento, a Geografia possui um objeto de estudo, a qual dedica suas técnicas científicas para tentar entende-lo como um todo a partir de suas partes. No entanto, como se trata de ciências humanas, esses objetos estão frequentemente mudando ao longo do tempo e se tornando cada vez mais complexos. Neste contexto, insere-se o Espaço Geográfico, categoria central para os estudos da Geografia e responsável por defini-la.

Espaço Geográfico

Existem várias definições para o conceito de espaço geográfico, cada qual ligada a um momento histórico da referida ciência e das influências ideológicas, políticas e filosóficas que cada pensador adere/recebe. É importante ressaltar que nenhuma das definições se sobressai sobre a outra, todas se completam direta ou indiretamente no estudo.

As mais frequentes são:

Espaço geográfico como o palco onde ocorrem as relações entre os indivíduos e destes com o meio, transformando-o através do trabalho.

Espaço geográfico como produto condicionado das relações humanas com a natureza primária através do trabalho.

Espaço geográfico como a relação conjugada entre natureza e sociedade.

Uma conjunção destes três importantes conceitos é encontrada no livro A Natureza do Espaço do famoso geógrafo e pensador brasileiro, Milton Santos, o qual estabelece que o espaço geográfico é a transformação do espaço natural pelas ações antrópicas através do trabalho que segue uma lógica de produção, onde desta forma, é possível encontrar as marcas históricas das civilizações que condicionam a própria transformação do ser humano.

Tendo isso em mente, é importante fazer uma reflexão: É possível encontrar no planeta Terra, uma natureza ainda não intocável? Ou seja, que não “tenha se transformado em um espaço geográfico”? Para alguns pensadores, a resposta é não, pois o próprio ato de você olhar para algo que ainda não foi transformado, você já coloca suas impressões sobre o meio, portanto, você o transforma.

Assim, define-se Geografia como área do conhecimento que debruça a estudar o espaço geográfico a partir da relação dos seres humanos com a natureza, de forma a transformá-la e serem transformados ao longo da história. Não trata somente de uma descrição, mas também de uma compressão filosófica, social e história da espacialidade dos fenômenos geográficos.

Gean Alef Cardoso

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Guerra Fiscal

Guerra Fiscal

PUBLICIDADE O que é a guerra fiscal? A influência do sistema capitalista vai além das …

Imigração Venezuelana para o Brasil

Imigração Venezuelana para o Brasil

PUBLICIDADE A imigração é um fenômeno complexo, não pode ser analisado por apenas um ponto …

Mapa da Paraíba

Geografia da Paraíba

PUBLICIDADE A caracterização geográfica de um determinado lugar sofre constantes modificações ao longo do tempo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.