Breaking News
Home / Geografia / Desertos

Desertos

PUBLICIDADE

O que são desertos?

Sabe-se que no planeta Terra existem diversas paisagens que compõe um verdadeiro universo de cores e vida, o que por sua vez é capaz de distingui-lo de outros planetas dentro do sistema solar.

Em cada paisagem há diferentes adaptações e diferentes formas de reestruturar-se, algumas sendo mais difíceis e algumas sendo mais fáceis. Nesta abordagem, tem-se os desertos, lugares que guardam grandes mistérios entre os especialistas, sobretudo, entre os geocientistas.

Assim sendo, os desertos podem ser definidos como extensas áreas da superfície terrestre onde a água em estado líquido é escassa, sazonal e imprevisível, com precipitação média anual de menos de 250 mm. Que se comparada a regiões úmidas, tem-se uma diferença gritante. Embora nestas regiões, é possível encontrar diferentes formas de vidas adaptadas ao seu clima e as outras condições ambientais.

Por meio de diversas pesquisas, sabe-se que cerca de 20% da superfície terrestre do planeta é ocupada por desertos. Este fato geralmente choca muitas pessoas, uma vez que acham que desertos são apenas as áreas onde se tem a predominância de grandes faixas de dunas de areais, mas não é exatamente assim, logo, existem dois tipos básicos: os desertos quentes e os desertos com estação fria.

Deserto

Tipos de Desertos

– Desertos quentes: Eles se localizam próximo dos trópicos, apresentando temperaturas diurnas muito elevadas, que ultrapassam os 50 graus Celsius durante todo o ano. Mas durante à noite, as temperaturas caem de forma brusca, atingindo até 0 graus Celsius. Os principais desertos quentes são: Saara (maior do mundo); Kalahari; Árabe (formado por grandes extensões de dunas); Sonora; Atacama (também chamado de deserto sobre nuvens, pois encontra-se em altitudes elevadas); e o Grande Deserto de Areia na Austrália.

– Desertos frios: Eles se localizam nas zonas temperadas, cujo verão possui temperaturas de amenas a altas, mas o inverno é longo e extremamente frio, com temperaturas inferiores de -20 graus Celsius. E possuem grandes bancos de neve sobre as rochas. Os principais são: Antártica (o maior deserto do mundo entre os quentes e os frios), Takia Makan na China; Colorado nos Estados Unidos; Patagônia na Argentina e Gobi na Mongólia.

Além destas classificações, os desertos podem ser definidos em três tipos principais:

Hamada ou Rochoso (Caracteriza-se por superfície coberta por grandes rochas expostas formando diversas torres de pedras ou montanhas isoladas.

– Reg ou Pedrogoso (Formado por extensas áreas recobertas de fragmentos de rochas cortadas por canais secos).

–  Erg ou Arenoso: (Caracterizado pela presença de dunas, grandes concentrações de areia que atingem até 300 metros de altura).

Características e Classificações

Mas as classificações não param por aí, existem diferentes tipos de desertos que em linhas gerais, recebem o nome de: Contra-Alísios; Monção; de Latitudes-Médias; Costeiros; Polares Paleodesertos, todos possuindo aridez elevada.

Ao que se refere ao relevo em desertos, tem-se as Dunas; Pedestal de Rocha; Yardangs; Zeugen; RipplesMarks; Inselbergs/Butte; KopjeFormation; DeflationHolhous; Pavimentos Desérticos eWandis.

Os desertos mundiais estão, portanto, associados as áreas de baixa pressão atmosférica no Equador e nas áreas Intertropicais. A seguir, tem-se um ranking dos 5 maiores:

  • Antártica: Com 13 milhões de km²
  • Saara: Com 9 milhões de km²
  • Arábia: Com 2 milhões de km²
  • Gobi: Com 1 milhão de km²
  • Kalahari: Com 900 km²

Em geral, os desertos são quase desabitados. Abrigam 2% da população mundial e a maior parte de seus habitantes é nômade, como os aborígenes da Austrália e os tuaregues do Saara.

Desde 1970, a descoberta de jazidas de minérios e de hidrocarbonetos (petróleo e gás) fez com que os desertos começassem a ser explorados economicamente. Além disso, em alguns desertos, há a expansão e consolidação de grandes centros turísticos, como Las Vegas, nos Estados Unidos.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.