Breaking News
Home / Geografia / Itaipu Binacional

Itaipu Binacional

PUBLICIDADE

O que é a Itaipu Binacional?

Considerada entre os especialistas a usina hidrelétrica que é capaz de gerar mais energia em todo mundo, a Itaipu Binacional, como é geralmente chamada, possui muitas unidades geradoras que em boas condições de tempo e clima, pode gerar até 100 bilhões de quilowatts-hora de energia, isto é um marco muito importante para a América do Sul, sobretudo, para o Brasil e o Paraguai.

Esta grande e importante usina abastece cerca de 19,3% de todo o Brasil e 87,3% de todo o Paraguai, estando localizada em um trecho favorável do rio Paraná, na divisa entre ambos os países do continente americano.

Itaipu Binacional

Historicamente, o inicio de sua construção é o ano de 1974, porém, para que isto desse encaminhamento, anos antes, em 1966 foi assinado um acordo ou documento bilateral entre Brasil e Paraguai que ficou conhecido como Ata do Iguaçu. Neste acordo, os países comprometeram-se a dedicar recursos para o melhor aproveitamento do recurso hídrico em que ela está inserida e evitando disputadas desnecessárias entre os dois, ou seja, agindo cooperativamente.

Assim sendo, para o inicio da construção, obras de engenharia foram postas em pratica, uma delas era o desvio do rio Paraná e o aumento de sua largura naquela região.

Para se ter uma noção da dimensão que foi a posterior construção da barragem, em um único dia de 1978 foram lançados mais de 7.000 metros cúbicos de concreto, utilizando aproximadamente 7 cabos aéreos. A grandeza dos materiais não se encerra aí, pois em 1980, mais de 20 mil caminhões levaram materiais para a construção da usina. Sendo que em seu ápice, foram contratados mais de 40 mil pessoas para trabalharem nas obras e nos escritórios, incluindo profissionais de diversas áreas. Para abrigá-los, foram construídas próximas à usina hospitais, casas, escolas e outras instituições sociais, que basicamente configurou uma pequena cidade em prol de uma hidrelétrica.

Em 1982 a barragem foi finalizada e o desvio do rio foi fechado para que fosse possível formar o reservatório. Mas como toda construção humana sobre um ambiente natural causa impactos ambientais, foi necessário realizar mais alguns trabalhos, um dos mais importantes ficou conhecido como Mymba Kuera (Pega-Bicho) em tupi-guarani, isto é, mais de 36 mil animais foram resgatados nesta intervenção para que não morressem.

Tudo parece maravilhoso, no entanto, as populações ribeirinhas que se encontravam próximas às áreas tiveram que serem retiradas do local para que situações desagradáveis não acontecessem a elas, mesmo com esta realocação, muitas pessoas ainda sofrem com tais situações, a exemplo dos morados do município de Guaíba e de Foz do Iguaçu no estado do Paraná.

Mas como o capital acaba tendo mais voz do que a dor e o sofrimento das pessoas, em 5 de novembro de 1982, Brasil e Paraguai inauguraram finalmente a usina hidrelétrica de Itaipu Binacional. E embora o acordo para a sua construção tenha sido entre ministros ligados ao poder publico, Itaipu Binacional não é uma empresa ligada ao setor estatal e sim ao setor privado.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.