Breaking News
Home / Geografia / Índice de Desenvolvimento Humano

Índice de Desenvolvimento Humano

PUBLICIDADE

O que é o Índice de Desenvolvimento Humano?

Em telejornais, filmes e séries vê-se muito que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de muitos países é extremamente elevado, já em outros é extremamente baixo, mas muitas vezes não sabemos o que de fato é isso, porque é criado, quando foi criado e quais os principais objetivos de se ter um ranking entre os países do mundo.

Primeiramente devemos ter a noção que não se trata de um ranking fácil de elaborar, uma vez que, muitas questões que envolvem determinado país são ocultas demais para saber se este vai bem ou não, além da complexidade dos cálculos que muitas vezes podem falhar devido a falta de informações mais concretas. Outro fato que se deve ter noção é que, o Índice de Desenvolvimento Humano não é o único indicador importante para este fim, existem diversas outras metodologias e ferramentas de análise que facilitam e muito a interpretação de determinada realidade, quer seja ela qual for.

Índice de Desenvolvimento Humano – IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano, mais comumente chamado de IDH, é uma medida estatística comparativa usada para classificar as condições de desenvolvimento social e econômico dos países espalhados pelo globo que pertencem a Organização das Nações Unidas (ONU), que atualmente giram por volta de 188 países. Ele foi criado em 1990 pelos economistas paquistanês cujos nomes são  Amartya Sen e Mahbub ul Haq, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e no Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), portanto, vinculadas a ONU e órgãos competentes.

Em linhas gerais ele serve para comparar os países visando medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos. Ou seja, procura-se estabelecer numericamente ou estatisticamente um índice dos dados sociais e econômicos do país, indo de 0 a 1. Onde aqueles que tiverem um número mais próximo ou igual ao 0 possuem nenhum ou um baixo desenvolvimento humano, enquanto aqueles que estiverem mais próximos de 1, possuem um médio ou alto desenvolvimento humano, sendo também chamados de em desenvolvimento ou desenvolvidos.

A seguir, tem-se por exemplo, a lista de 2016 referente ao ano de 2015 lançada pelo PNUD dos países que possuem maiores índices de desenvolvimento humano:

1º – Noruega – 0,949

2º – Austrália – 0,939

3º – Suíça – 0,939

4º – Alemanha – 0,926

5º – Dinamarca – 0,925

6º – Cingapura – 0,925

7º – Holanda – 0,924

8º – Irlanda – 0,923

9º – Islândia – 0,921

10º – Canadá – 0,920

79º – Brasil – 0,754

Olhando desta forma, parece que tudo está vinculado a uma questão econômica e, portanto, matemática. Mas não! Pois este índice mede os fatores ligados à educação (anos médios de estudos), a longevidade (expectativa de vida da população) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Logo, a cada ano um novo relatório dos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) é lançado, para que medidas sejam postas em práticas quando um país encontra-se em condições severas de desenvolvimento ou que pelo menos deveriam por.

Mas o IDH não é apenas medida em uma escala global, uma vez que é possível medir o IDH em menores escalas dentro de uma nação, território ou país, isto é, fazer-se em ranking dos municípios ou províncias de determinado país para poder ter uma noção mais completa de como é a vida dos seus residentes.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.