Breaking News
Home / Geografia / Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE

Definição

Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna de água e vapor para o ar.

Gêiser – Águas Subterrâneas

Gêiseres resultam do aquecimento de águas subterrâneas por corpos rasos de magma.

Eles são geralmente associados a áreas que viram atividade vulcânica passada.

A ação de jato é causada pela liberação repentina de pressão que vem limitando água fervente em condutos profundos e estreitos sob um gêiser. À medida que bolhas de vapor ou de gás começam a se formar no conduíte, a água quente sai pela abertura do gêiser e a pressão é abaixada na coluna de água abaixo.

A água a uma profundidade excede o seu ponto de ebulição e pisca no vapor, forçando mais água do conduíte e abaixando ainda mais a pressão. Essa reação em cadeia continua até que o gêiser exaure seu suprimento de água fervente.

A temperatura de ebulição da água aumenta com a pressão; por exemplo, a uma profundidade de 30 metros abaixo da superfície, o ponto de ebulição é de aproximadamente 140 °C. A energia geotérmica de poços de vapor depende das mesmas fontes de calor vulcânicas e das mudanças de temperatura de ebulição com a profundidade que o geyser de acionamento exibe.

Como a água é ejetada dos gêiseres e é resfriada, a sílica dissolvida é precipitada em montes na superfície. Este material é conhecido como sinterizado. Muitas vezes geysers receberam nomes fantasiosos (como CasteloGeyser em Parque Nacional de Yellowstone ) inspirado nas formas dos montes coloridos e contorcidos de sedimentos silicosos nas aberturas.

O que é um Gêiser?

Um gêiser é um respiradouro na superfície da Terra que periodicamente ejeta uma coluna de água quente e vapor.

Até mesmo um pequeno gêiser é um fenômeno incrível; no entanto, alguns gêiseres têm erupções que expelem milhares de litros de água fervente até algumas centenas de metros no ar.

Gêiser
Gêiser de barco a vapor no Parque Nacional de Yellowstone

Old Faithful é o gêiser mais conhecido do mundo. Ele está localizado no Parque Nacional de Yellowstone (EUA). Old Faithful entra em erupção a cada 60 a 90 minutos e explode alguns milhares de litros de água fervente entre 30 e 60 metros no ar.

Gêiser – Água

Um Gêiser é uma fonte caracterizada pela descarga intermitente de água ejetada de forma turbulenta e acompanhada pelo vapor.

Como um fenômeno bastante raro, a formação de geysers é devido a condições hidrogeológicas particulares que existem apenas em alguns lugares da Terra.

Geralmente, todos os locais de campo de gêiseres estão localizados próximos a áreas vulcânicas ativas, e o efeito de gêiser é devido à proximidade do magma.

Geralmente, a água superficial desce até uma profundidade média de cerca de 2.000 metros onde entra em contato com rochas quentes. A ebulição resultante da água pressurizada resulta no efeito de gêiser da água quente e da vaporização saindo da abertura de superfície do gêiser (uma explosão hidrotérmica ).

A atividade eruptiva de um gêiser pode mudar ou cessar devido à contínua deposição mineral dentro do encanamento de gêiseres, troca de funções com fontes termais próximas, influências de terremotos e intervenção humana.

Como muitos outros fenômenos naturais, os gêiseres não são exclusivos do planeta Terra.

Erupções semelhantes a jatos, muitas vezes chamadas de crio gêiseres, foram observadas em várias das luas do sistema solar externo. Devido às baixas pressões ambientais, estas erupções consistem em vapor sem líquido; elas são mais facilmente visíveis por partículas de poeira e gelo carregadas pelo gás. Jatos de vapor de água foram observados perto do pólo sul da lua de Saturno, Encélado, enquanto erupções de nitrogênio foram observadas na lua de Netuno, Tritão.

Há também sinais de erupções de dióxido de carbono da calota polar do sul de Marte. Nos dois últimos casos, em vez de serem movidos por energia geotérmica, as erupções parecem depender do aquecimento solar por meio de um efeito estufa de estado sólido.

Gêiser – Tipos

Gêiseres da fonte

Os gêiseres da fonte lançam água em várias direções. Um gêiser do tipo chafariz tem uma grande abertura na superfície que normalmente se enche de água antes ou durante uma erupção. Bolhas de vapor subindo pela piscina durante a erupção causam rajadas de água que geralmente se espalham em todas as direções. Os gêiseres tipo chafariz são o tipo mais comum de geyser e podem variar em tamanho, de muito pequeno a muito grande.

Gêiser
Gêiser

Gêiseres Cone

Cone geysers explodem em um jato estreito de água, geralmente em forma de um cone.

O sistema de encanamento de um Gêiser tipo cone geralmente tem uma estreita constrição perto da abertura do gêiser. Durante as erupções, a constrição age como um bocal, fazendo com que a água jorra em grandes colunas. O cone é formado pela constante deposição de sílica ao redor da abertura do gêiser.

Enquanto viajam debaixo da terra através de riolito vulcânico, a água termal dissolve a sílica e a transporta para a superfície. Embora algumas das linhas de sílica do sistema de encanamento subterrâneo, uma parte pode ser depositada ao redor do lado de fora de um gêiser para formar um cone distinto. Os salpicos de água termal rica em sílica também podem formar massas bulbosas de “geyserite”.

As aberturas dentro desses cones maciços são geralmente muito estreitas, fazendo com que a água salpique e borrife quando emergir. Cada respingo e cada erupção adiciona seu próprio incremento de sílica, ampliando os cones com o passar dos anos. Os cones de muitos dos gêiseres do Yellowstone são centenas de anos de idade.

Gêiser
Geyser do Parque Nacional de Yellowstone

Fonte: www.nps.gov/www.scientificamerican.com/www.britannica.com/geology.com/www.nationalgeographic.org

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Erupção Vulcânica

PUBLICIDADE Definição e características As erupções vulcânicas acontecem quando a lava e o gás são descarregados de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.