Gêiser

PUBLICIDADE

Gêiser – O que é

Um gêiser é uma abertura na superfície da Terra que ejeta periodicamente uma coluna de água quente e vapor. Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna de água e vapor para o ar. Mesmo um pequeno gêiser é um fenômeno surpreendente; no entanto, alguns gêiseres têm erupções que lançam milhares de galões de água fervente até algumas centenas de metros no ar.

Old Faithful é o gêiser mais conhecido do mundo todo. Ele está localizado no Parque Nacional de Yellowstone (EUA). O Old Faithful entra em erupção a cada 60 a 90 minutos e libera alguns milhares de galões de água fervente entre 30 e 60 metros no ar.

Gêiser – Águas Subterrâneas

Gêiseres resultam do aquecimento de águas subterrâneas por corpos rasos de magma.

Eles são geralmente associados a áreas que viram atividade vulcânica passada.

A ação de jato é causada pela liberação repentina de pressão que vem limitando água fervente em condutos profundos e estreitos sob um gêiser. À medida que bolhas de vapor ou de gás começam a se formar no conduíte, a água quente sai pela abertura do gêiser e a pressão é abaixada na coluna de água abaixo.

A água a uma profundidade excede o seu ponto de ebulição e pisca no vapor, forçando mais água do conduíte e abaixando ainda mais a pressão. Essa reação em cadeia continua até que o gêiser exaure seu suprimento de água fervente.

A temperatura de ebulição da água aumenta com a pressão; por exemplo, a uma profundidade de 30 metros abaixo da superfície, o ponto de ebulição é de aproximadamente 140 °C. A energia geotérmica de poços de vapor depende das mesmas fontes de calor vulcânicas e das mudanças de temperatura de ebulição com a profundidade que o geyser de acionamento exibe.

Como a água é ejetada dos gêiseres e é resfriada, a sílica dissolvida é precipitada em montes na superfície. Este material é conhecido como sintetizado. Muitas vezes geysers receberam nomes fantasiosos (como CasteloGeyser em Parque Nacional de Yellowstone ) inspirado nas formas dos montes coloridos e contorcidos de sedimentos silicosos nas aberturas.

O que é um Gêiser?

Um gêiser é um respiradouro na superfície da Terra que periodicamente ejeta uma coluna de água quente e vapor.

Até mesmo um pequeno gêiser é um fenômeno incrível; no entanto, alguns gêiseres têm erupções que expelem milhares de litros de água fervente até algumas centenas de metros no ar.

Gêiser
Gêiser de barco a vapor no Parque Nacional de Yellowstone

Old Faithful é o gêiser mais conhecido do mundo. Ele está localizado no Parque Nacional de Yellowstone (EUA). Old Faithful entra em erupção a cada 60 a 90 minutos e explode alguns milhares de litros de água fervente entre 30 e 60 metros no ar.

Gêiseres são características extremamente raras. Eles ocorrem apenas onde há uma coincidência de condições incomuns. Em todo o mundo, existem apenas cerca de 1000 gêiseres, e a maioria deles está localizada no Parque Nacional de Yellowstone (EUA).

Gêiser – Tipos

Gêiseres da fonte

Os gêiseres da fonte lançam água em várias direções. Um gêiser do tipo chafariz tem uma grande abertura na superfície que normalmente se enche de água antes ou durante uma erupção. Bolhas de vapor subindo pela piscina durante a erupção causam rajadas de água que geralmente se espalham em todas as direções. Os gêiseres tipo chafariz são o tipo mais comum de geyser e podem variar em tamanho, de muito pequeno a muito grande.

Gêiser
Gêiser

Gêiseres Cone

Cone geysers explodem em um jato estreito de água, geralmente em forma de um cone.

O sistema de encanamento de um Gêiser tipo cone geralmente tem uma estreita constrição perto da abertura do gêiser. Durante as erupções, a constrição age como um bocal, fazendo com que a água jorra em grandes colunas. O cone é formado pela constante deposição de sílica ao redor da abertura do gêiser.

Enquanto viajam debaixo da terra através de riolito vulcânico, a água termal dissolve a sílica e a transporta para a superfície. Embora algumas das linhas de sílica do sistema de encanamento subterrâneo, uma parte pode ser depositada ao redor do lado de fora de um gêiser para formar um cone distinto. Os salpicos de água termal rica em sílica também podem formar massas bulbosas de “geyserite”.

As aberturas dentro desses cones maciços são geralmente muito estreitas, fazendo com que a água salpique e borrife quando emergir. Cada respingo e cada erupção adiciona seu próprio incremento de sílica, ampliando os cones com o passar dos anos. Os cones de muitos dos gêiseres do Yellowstone são centenas de anos de idade.

Gêiser
Geyser do Parque Nacional de Yellowstone

Fonte: www.nps.gov/www.scientificamerican.com/www.britannica.com/geology.com/www.nationalgeographic.org

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.