Breaking News
Home / Geografia / Latitude e Longitude

Latitude e Longitude

PUBLICIDADE

Definição

Latitude e longitude são um par de números (coordenadas) usados para descrever uma posição no plano de um sistema de coordenadas geográficas.

Os números estão no formato de graus decimais e variam de -90 a 90 para latitude e -180 a 180 para longitude.

As linhas de latitude medem a posição norte-sul entre os polos. O equador é definido como 0 graus, o Polo Norte está 90 graus ao norte e o Polo Sul está 90 graus ao sul.

As linhas de latitude são todas paralelas umas às outras, portanto, são frequentemente chamadas de paralelas.

Linhas de longitude, ou meridianos, correm entre os polos norte e sul. Eles medem a posição leste-oeste. O meridiano principal recebe o valor de 0 graus e atravessa Greenwich, na Inglaterra.

Os meridianos a oeste do meridiano principal são medidos em graus a oeste e da mesma forma aqueles a leste do meridiano principal são medidos pelo seu número de graus a leste.

Latitude e Longitude
Latitude e Longitude

O que são latitude e longitude?

Latitude e longitude são medidas que as pessoas podem usar para descobrir onde estão na Terra.

Com instrumentos muito precisos, uma pessoa pode determinar sua localização em centímetros usando latitude e longitude.

A descoberta e o refinamento da latitude e longitude foram vitais para os primeiros navegadores, e os princípios continuam a ser usados diariamente, tanto no mar quanto em terra.

Descobrir suas coordenadas precisas de latitude e longitude na era moderna é tão fácil quanto comprar um receptor de satélite de posicionamento global, que pode se comunicar com satélites sobre a Terra para triangular sua posição.

Tanto a latitude quanto a longitude têm valores representados em graus. Os graus às vezes são chamados de horas e são subdivididos em minutos e segundos para um conjunto de coordenadas extremamente preciso.

Ao olhar para um conjunto de coordenadas, a latitude é escrita primeiro, seguida pela longitude. As coordenadas são lidas da esquerda para a direita, começando com o número de graus, seguido por minutos e segundos. Os minutos são marcados com um único apóstrofo (‘) e os segundos são delineados com um apóstrofo duplo (“).

Latitude e Longitude

Leste ou Oeste.

As linhas de latitude foram estabelecidas antes que a longitude fosse. Cada minuto de latitude é igual a uma milha náutica, medida como 1.852 metros.

Latitude é uma medida angular que representa a distância que uma pessoa está do Equador. A zero grau de latitude, alguém está parado no Equador.

Os números aumentam conforme a pessoa viaja para o norte ou para o sul. As linhas de latitude podem ser imaginadas como círculos envolvendo o globo; o maior círculo está no equador, e os menores círculos estão nos polos.

Várias linhas de latitude são consideradas importantes o suficiente para serem nomeadas. O primeiro é o Equador, a zero grau.

O segundo são os Trópicos de Câncer e Capricórnio, localizados a 23° 26 ’21 ”Norte e Sul, respectivamente.

Finalmente, os círculos Ártico e Antártico, em 66° 33 ’39 ” Norte e Sul.

Essas linhas de latitude representam limites importantes na superfície da Terra que determinam as estações e o clima nas áreas por onde passam.

A longitude mede a distância de alguém do Meridiano Principal, que atravessa Greenwich, na Inglaterra. Por convenção, uma coordenada de longitude indica se é para leste ou oeste. Em alguns países, um sinal de menos na frente de uma coordenada de longitude indica que ele está no oeste, enquanto um sinal de mais indica o leste. Alguma confusão surgiu sobre isso, no entanto, a maioria das pessoas marca as linhas de longitude como Leste ou Oeste com um E ou W após as coordenadas.

Ao contrário da latitude, a distância física que uma linha de longitude mede varia dependendo da latitude do observador.

Alguém na latitude zero estaria a aproximadamente sessenta milhas náuticas, ou sessenta e nove milhas estatutárias (111 quilômetros) de distância do meridiano principal a um grau de longitude, enquanto alguém no polo estaria a zero milhas náuticas de distância do meridiano principal em qualquer grau de longitude, uma vez que as linhas se encontram nos polos.

Como a latitude e a longitude são determinadas?

As coordenadas de latitude e longitude são determinadas descobrindo onde alguém está na Terra em relação ao equador e ao meridiano principal.

Como a Terra é uma esfera, os locais podem ser medidos com precisão em graus, usando um ângulo centrado no núcleo da Terra.

Essas coordenadas são escritas na fórmula de graus, minutos e segundos, com as medições de latitude fornecidas antes das medições de longitude, assim: 38° 53′ 42.4? N, 77° 2′ 12″.

Felizmente para os exploradores modernos, há um número de ferramentas eletrônicas que podem calcular latitude e longitude automaticamente, poupando as pessoas do esforço de observações e cálculos meticulosos.

Historicamente, a questão de encontrar a localização correta de alguém era extremamente importante, e várias grandes mentes científicas dedicaram muito tempo a essa busca.

As linhas de latitude circundam a Terra horizontalmente na forma de círculos que ficam progressivamente menores à medida que se aproximam dos polos.

Uma coordenada de latitude é dada em graus de diferença entre o equador e a localização atual de alguém. Existem 111,12 km entre cada grau de latitude e 90° de latitude em qualquer direção.

Por exemplo, alguém em pé no equador estaria a 0°, enquanto alguém nos polos estaria a 90° de latitude.

Por convenção, as pessoas identificam as medições de latitude como estando no Norte ou Sul, já que um número como “22° de latitude” não tem sentido, a menos que se saiba a qual hemisfério a medição se destina.

Certas linhas de latitude são nomeadas, como os Trópicos de Câncer e Capricórnio.

Historicamente, as pessoas determinavam a latitude com uma ferramenta chamada sextante, que podia ser usada para calcular o grau de diferença entre o observador e o equador com incrível precisão quando bem usada.

Longitude é o grau de diferença entre um observador e o meridiano principal, uma linha arbitrária que atravessa mais ou menos a Inglaterra. Houve alguma controvérsia histórica sobre a localização da linha, uma vez que geralmente era considerada uma grande honra.

As linhas de longitude aproximam-se umas das outras à medida que alcançam os polos, de modo que a distância entre os graus varia.

As medições de longitude nunca excedem 180°; alguém que está a 180° Leste está ao longo da mesma linha de longitude que alguém que está a 180° Oeste, e em vez de dizer que está a “181° Leste”, usará “179° Oeste.

As medidas de longitude são determinadas calculando a diferença de tempo entre o observador e o meridiano principal, e usando essa diferença para chegar a uma medida em graus, minutos e segundos.

A hora no meridiano principal é chamada de Tempo Universal Coordenado (UTC), e a maioria das pessoas tem relógios extremamente precisos que mantêm o UTC e a hora local. Historicamente, o desafio de fazer relógios que pudessem acompanhar com precisão o UTC era um problema sério para os navegadores.

Ao determinar a latitude e longitude de uma pessoa, é possível descobrir onde ela está na Terra. Rede de dispositivos eletrônicos muito precisos com satélites para apontar localizações dentro de polegadas (ou centímetros). As pessoas também podem fazer as coisas à moda antiga com observações astronômicas e relógios extremamente precisos, mas a maioria das pessoas prefere deixar o trabalho para equipamentos eletrônicos, já que um erro de cálculo pode ser embaraçoso ou causar um problema sério em alguns casos.

Latitude e longitude – Geografia

Latitude e longitude, sistema de coordenadas por meio do qual a posição ou localização de qualquer lugar na superfície da Terra pode ser determinada e descrita.

Latitude é uma medida em um globo ou mapa de localização ao norte ou ao sul do Equador.

Tecnicamente, existem diferentes tipos de latitude – geocêntrica, astronômica e geográfica (ou geodésica) – mas existem apenas pequenas diferenças entre eles.

Na maioria das referências comuns, a latitude geocêntrica está implícita.

Dada em graus, minutos e segundos, a latitude geocêntrica é o arco subtendido por um ângulo no centro da Terra e medido em um plano norte-sul em direção aos polos do Equador.

Assim, um ponto a 30°15’20” N subtende um ângulo de 30° 15 20″ no centro do globo; da mesma forma, o arco entre o Equador e qualquer polo geográfico é 90 ° (um quarto da circunferência da Terra, ou 1/4 × 360°) e, portanto, as maiores latitudes possíveis são 90° N e 90° S.

Como auxiliares para indicar diferentes posições latitudinais em mapas ou globos, círculos equidistantes são traçados e desenhados paralelos ao Equador e uns aos outros; eles são conhecidos como paralelos ou paralelos de latitude.

Em contraste, a latitude geográfica, que é o tipo usado no mapeamento, é calculada usando um processo ligeiramente diferente.

Como a Terra não é uma esfera perfeita – a curvatura do planeta é mais plana nos polos – a latitude geográfica é o arco subtendido pelo plano equatorial e a linha normal que pode ser desenhada em um determinado ponto da superfície da Terra. (A linha normal é perpendicular a uma linha tangente tocando a curvatura da Terra naquele ponto da superfície.)

Diferentes métodos são usados para determinar a latitude geográfica, como mirando em certas estrelas polares ou medindo com um sextante o ângulo do Sol do meio-dia acima do horizonte.

O comprimento de um grau de arco de latitude é de aproximadamente 111 km, variando, por causa da não uniformidade da curvatura da Terra, de 110,567 km no Equador a 111,699 km nos polos.

A latitude geográfica também é fornecida em graus, minutos e segundos.

Longitude é uma medida da localização a leste ou oeste do meridiano principal de Greenwich, a linha norte-sul imaginária especialmente designada que passa por ambos os polos geográficos e Greenwich, Londres.

Medida também em graus, minutos e segundos, a longitude é a quantidade de arco criado desenhando primeiro uma linha do centro da Terra até a interseção do Equador e o meridiano principal e, em seguida, outra linha do centro da Terra para qualquer ponto em outro lugar no Equador.

A longitude é medida 180° a leste e a oeste do meridiano principal. Para ajudar a localizar posições longitudinais em um globo ou mapa, os meridianos são traçados e desenhados de um polo a outro, onde se encontram. A distância por grau de longitude no Equador é de cerca de 111,32 km e nos polos, 0.

A combinação de meridianos de longitude e paralelos de latitude estabelece uma estrutura ou grade por meio da qual as posições exatas podem ser determinadas em referência ao meridiano principal e ao Equador: um ponto descrito como 40° N, 30° W, por exemplo, é localizado a 40 ° de arco ao norte do Equador e 30° de arco a oeste do meridiano de Greenwich.

Latitude e longitude: endereço global

Cada local na terra tem um endereço global.

Como o endereço está em números, as pessoas podem se comunicar sobre a localização, independentemente do idioma que falem.

Um endereço global é fornecido como dois números chamados de coordenadas.

Os dois números são o número da latitude de um local e o número da longitude (“Lat/Long”).

Latitude

As linhas de mapeamento horizontal na Terra são linhas de latitude. Eles são conhecidos como “paralelos” de latitude, porque correm paralelos ao equador.

Uma maneira simples de visualizar isso pode ser pensar em ter “bambolês” horizontais imaginários ao redor da Terra, com o maior arco ao redor do equador, e então progressivamente menores empilhados acima e abaixo dele para alcançar os polos norte e sul. (Você consegue pensar em outras maneiras de visualizar os paralelos do Latitude?)

As linhas de latitude são uma forma numérica de medir a que distância ao norte ou ao sul do equador um lugar está localizado.

O equador é o ponto de partida para medir a latitude – é por isso que está marcado como 0 grau de latitude. O número de graus de latitude será maior quanto mais longe do equador o lugar estiver localizado, até 90 graus de latitude nos polos. As localizações de latitude são fornecidas como __ graus Norte ou __ graus Sul.

Longitude

As linhas de mapeamento vertical na Terra são linhas de longitude, conhecidas como “meridianos”. Uma maneira simples de visualizar isso é pensar em ter bambolês cortados ao meio, posicionados verticalmente com uma extremidade no Polo Norte e a outra no Polo Sul.

As linhas de longitude são uma forma numérica de mostrar/medir a distância de um local a leste ou oeste de uma linha vertical universal chamada Meridiano Principal.

Esta linha do Meridiano Principal corre verticalmente, norte e sul, bem sobre o Observatório Real Britânico em Greenwich, Inglaterra, do Polo Norte ao Polo Sul. Como ponto de partida vertical para longitude, o Meridiano Principal é numerado com 0 grau de longitude.

Para medir a longitude leste ou oeste do Meridiano Principal, existem 180 linhas de longitude verticais a leste do Meridiano Principal e 180 linhas de longitude verticais a oeste do Meridiano Principal, portanto, as localizações de longitude são fornecidas como __ graus a leste ou __ graus a oeste. A linha de 180 graus é uma única linha vertical chamada Linha Internacional de Data e é diretamente oposta ao Meridiano Principal.

Hemisférios

O Equador está no centro das linhas de latitude e está a 0° de latitude. Qualquer coisa situada ao sul do Equador está no hemisfério sul e é rotulada °S.

Qualquer coisa situada ao norte do Equador está no hemisfério norte e é rotulada °N.

O Polo Norte está a 90° N e o Polo Sul está a 90 °S.

A linha marcada com 0° de longitude é chamada Meridiano Principal ou Meridiano de Greenwich e atravessa Londres.

Qualquer coisa situada a leste do Meridiano de Greenwich está no hemisfério oriental e é rotulada °E. Qualquer coisa situada a oeste do Meridiano de Greenwich está no Hemisfério Ocidental e é rotulada °W.

Fonte: pwg.gsfc.nasa.gov/www.geographyrealm.com/docs.mapbox.com/maptools.com/Encyclopaedia Britannica/www.wisegeek.org/www.timeanddate.com/www.bbc.co.uk/journeynorth.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Geóide

PUBLICIDADE O geóide é a superfície equipotencial do campo de gravidade da Terra que melhor se ajusta, …

Rochas Sedimentares

PUBLICIDADE Definição Rochas sedimentares são rochas compostas por sedimentos. As rochas sedimentares são o produto da …

Rocha ígnea

Rocha ígnea

PUBLICIDADE Definição Rocha ígnea, qualquer uma das várias rochas cristalinas ou vítreas formadas pelo resfriamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.