Breaking News
Home / Geografia / Bentonita

Bentonita

PUBLICIDADE

O termo bentonita foi usado pela primeira vez para uma argila encontrada por volta de 1890 no tufo do cretáceo superior perto de Fort Benton, Montana.

O principal constituinte, fator determinante nas propriedades da argila, é o argilomineral montmorilonita. Este, por sua vez, deriva seu nome de um depósito em Montmorillon, no sul da França.

Bentonita é o nome comercial de toda uma gama de argilas naturais com alta capacidade de absorção de água, fazendo com que ela se expanda e inche.

A bentonita é uma argila plástica que ocorre naturalmente. Seu volume aumenta várias vezes em contato com a água para criar um fluido gelatinoso e viscoso.

As propriedades de absorção de água e viscosidade da bentonita a tornam um material valioso para uma ampla gama de aplicações. É frequentemente utilizado como agente aglutinante, vedante, absorvente e lubrificante.

A bentonita é definida como um material de ocorrência natural composto predominantemente por esmectita de argila mineral.

A maioria das bentonitas são formadas pela alteração das cinzas vulcânicas em ambientes marinhos e ocorrem como camadas imprensadas entre outros tipos de rochas.

A esmectita na maioria das bentonitas é o mineral montmorilonita, que é uma esmectita dioctaédrica, mas ocasionalmente outros tipos de esmectita podem estar presentes.

É a presença de esmectita que confere as propriedades desejáveis às bentonitas, embora fatores associados, como a natureza dos cátions trocáveis na intercamada, também afetem as propriedades.

Por exemplo, bentonitas de ocorrência natural com Na+ como o cátion intercalar podem ter propriedades muito diferentes das bentonitas onde o cátion intercalar é Ca++.

A maioria das bentonitas comerciais contém mais de 80% de esmectita; no entanto, uma grande variedade de outros minerais podem ocorrer como impurezas.

O que é bentonita?

bentonita é um material argiloso geológico constituído principalmente por um grupo mineral denominado montmorilonita. Geralmente é criado a partir de cinzas vulcânicas que foram desintegradas pela água.

Outros minerais incluídos na argila bentonita são alumínio, cálcio, potássio e sódio. A predominância de um desses minerais dita os nomes das variantes.

As duas variantes mais comuns de bentonita são cálcio e sódio.

Este tipo de material tem tantos usos que ganhou o apelido de “a argila dos 1.000 usos”.

Geólogos estimam que a formação da bentonita pode ser rastreada até 70 milhões de anos.

Isso significa que a argila assentou nas camadas inferiores do solo da terra e geralmente requer mineração e pedreiras para serem obtidas.

A argila escavada geralmente vem na forma sólida, mesmo quando contém 30% de umidade. Geralmente é combinado com carbonato de sódio para ser reativado e usado.

As bentonitas geralmente contêm algumas impurezas, como quartzo e gesso, e podem exigir filtragem e purificação antes de serem usadas como material de construção.

Uma característica da argila bentonítica, particularmente do tipo sódico, é sua capacidade de se expandir quando a água é adicionada.

Isso se deve às partículas de argila que têm o formato de placas e aumentam a área de superfície. A água então troca íons com as partículas e a argila pode expandir e aumentar de tamanho.

A capacidade de expansão da bentonita a torna um material de ligação ideal, especialmente em peças fundidas de metal, onde a areia que contém o metal fundido pode ser feita de bentonita.

A argila também pode ser misturada ao cimento para fins de construção. Ele também pode funcionar como um selante para furos criados por perfuração.

As tintas e corantes também incluem a argila como ingrediente, pois a bentonita é um excelente espessante.

A indústria pet também tem seus usos para a argila, principalmente para caixas sanitárias. A umidade dos dejetos dos gatos será absorvida pela argila, que então se transforma em aglomerados e facilita o descarte.

Sua capacidade de limpeza também o torna um ingrediente importante para sabonetes e detergentes, pois a argila pode grudar na sujeira e até deixar os tecidos mais macios.

A bentonita também tem sido explorada como medicamento e é usada para fins de desintoxicação e indigestão. Da mesma forma que se liga à sujeira, também pode se ligar a toxinas internas e carregá-las à medida que a argila é expelida do sistema. Sua capacidade de ligação também é eficaz para derramamentos de óleo, filtragem de águas residuais e até mesmo para purificar vinhos e vinagres.

Quais são os usos da argila bentonita de cálcio?

A história do uso medicinal da argila bentonita remonta aos tempos pré-históricos, mas continua sendo uma prática corrente em muitas regiões do mundo.

Pode ser encontrada em várias culturas tradicionais e terapias alternativas.

A argila de bentonita de cálcio é usada principalmente internamente para auxiliar na desintoxicação, mas também tem muitos outros usos.

Desordens de pele, infecções e problemas digestivos podem ser tratados com bentonita. Além de sua capacidade de remover impurezas, toxinas e microorganismos dentro e fora do corpo, também fornece minerais essenciais.

As terapias naturais para desintoxicar o corpo frequentemente usam argila de bentonita de cálcio. As partículas de argila têm a capacidade de adsorver muitas substâncias, o que significa que se acumulam na superfície devido à adesão. Acredita-se que essa ação retarda a absorção de impurezas no corpo enquanto acelera sua remoção.

argila bentonítica de cálcio também absorve impurezas, mas esse processo leva mais tempo do que a adsorção iônica. Há um interesse crescente na desintoxicação e no uso de argila bentonítica de cálcio, visto que muitos estão preocupados com os efeitos da poluição ambiental na saúde.

Uma carga tóxica no corpo tem sido responsabilizada por vários distúrbios, incluindo câncer, sistema imunológico enfraquecido e problemas digestivos crônicos.

A argila de bentonita de cálcio é consumida internamente para limpar as impurezas do intestino e aliviar a toxicidade do fígado. Ao limpar o trato digestivo, acredita-se que todo o corpo funciona com mais eficiência.

A bentonita também é promovida como um tratamento para vermes intestinais e outros parasitas.

Mulheres grávidas e lactantes em muitas culturas tradicionalmente consomem bentonita e outras argilas. Denominada geofagia, a antiga prática ainda é encontrada em áreas da África, Índia, partes do sul dos Estados Unidos e outros lugares. Estudos apontam para o conteúdo mineral da argila, teorizando que ela não apenas alivia as náuseas, mas também fornece nutrientes essenciais para o desenvolvimento do feto, do bebê em amamentação e da mãe. A geofagia é vista de várias maneiras como um distúrbio ou como uma prática saudável, dependendo principalmente de crenças culturais. Na medicina ocidental, um distúrbio conhecido como pica é caracterizado pela ingestão de itens não alimentares, incluindo argila e substâncias potencialmente perigosas, como cinza de cigarro, chips de chumbo e gesso.

Externamente, a argila de bentonita de cálcio é usada para tirar impurezas da pele. Acredita-se que os metais pesados podem ser adsorvidos usando um banho de argila.

Um cataplasma de argila bentonítica é recomendado para doenças da pele, incluindo erupções cutâneas, mordidas e picadas. Também é usado em produtos que esfoliam e desintoxicam para manter a pele saudável.

Os remédios naturais para acne recomendam o uso de argila de bentonita de cálcio tanto interna quanto externamente para limpar a pele.

Diz-se que a argila de bentonita de cálcio trata as varizes e as veias da aranha por meio de desintoxicação interna e aplicação externa. Métodos semelhantes são usados para tratar doenças de pele, psoríase e eczema.

Acredita-se que muitas doenças de pele sejam sintomas de acúmulo de toxinas internamente.

Há evidências que confirmam a eficácia da argila bentonita no alívio de candidíase e outras infecções por fungos. Testes de laboratório também mostraram que a bentonita é eficaz contra vários patógenos bacterianos.

Bentonita – Argila

Bentonita, argila formada pela alteração de diminutas partículas de vidro derivadas da cinza vulcânica. Foi nomeado para Fort Benton, Mont., Perto do qual foi descoberto.

formação da bentonita envolve a alteração do vidro vulcânico em argilo minerais; isso requer hidratação (absorção ou combinação com água) e uma perda de álcalis, bases e possivelmente sílica, com a preservação das texturas do vidro vulcânico original.

A bentonita consiste principalmente em minerais de argila cristalina pertencentes ao grupo da esmectita, que são silicatos de alumínio hidratado contendo ferro e magnésio, bem como sódio ou cálcio.

Dois tipos de bentonita são reconhecidos e os usos de cada um dependem de propriedades físicas específicas.

As bentonitas sódicas absorvem grandes quantidades de água, inchando muitas vezes seu volume original e dando origem a suspensões permanentes de massas gelatinosas. Estes têm sido usados para selar barragens; na colagem de areias de fundição, amianto e lã mineral; como lamas de perfuração; em cimentos e concreto Portland, cerâmicas, emulsões, inseticidas, sabões, produtos farmacêuticos e tintas; na fabricação de papel; para purificar água, sucos e licores; e como um amaciante de água para remover o cálcio da água dura.

As bentonitas de cálcio não intumescem e se decompõem em um agregado finamente granular que é amplamente usado como uma argila absorvente, às vezes chamada de terra cheia.

A bentonita ocorre em rochas que foram depositadas nos períodos Ordoviciano a Neógeno (cerca de 488,3 a 2,6 milhões de anos atrás).

Fonte: www.ima-na.org/Encyclopaedia Britannica/www.glossary.oilfield.slb.com/www.ima-europe.eu/www.wisegeek.org/www.imerys.com/www.claysandminerals.com/www.bentonite.it/theconstructor.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Corrente do Golfo

PUBLICIDADE Definição Os oceanos do mundo se movem constantemente. As correntes oceânicas fluem em padrões complexos e …

Antracite

Definição de antracite PUBLICIDADE O antracite é um carvão mineral contendo poucos dos hidrocarbonetos voláteis e queimando quase …

Tomografia sísmica

Tomografia sísmica

Definição Tomografia sísmica PUBLICIDADE A tomografia sísmica é uma técnica de imagem que usa ondas sísmicas geradas por …