Breaking News
Home / Geografia / Densidade Demográfica

Densidade Demográfica

PUBLICIDADE

Uma área da Geografia Humana chamada de Geografia da População estuda as questões relacionadas a densidade demográfica, que não se desvincula dos estudos sobre o desenvolvimento socioeconômico, taxas de natalidade, mortalidade, fluxos migratórios, etc. Demografia é uma palavra que tem origem grega e significa ao pé letra “estudo da população”.

Mas o que quer dizer densidade demográfica? Em aspectos gerais pode-se dizer que densidade demográfica ou às vezes chamada de população relativa é o número de habitantes que ocupam um determinado espaço, seja ele nas zonas urbanas ou nas rurais, geralmente dado em quilômetros quadrados. Para isso, é necessário realizar o cálculo que se expressa da seguinte maneira:

Densidade Demográfica = Número de Habitantes/Quilômetro quadrado

D = Hab/Km²

Esses estudos geralmente são elaborados pelos órgãos governamentais objetivando controlar o número de pessoas por quilômetro quadrado para que não haja problemas relacionados à falta de espaço para moradia e intensa utilização dos recursos naturais.

Desta forma, é necessário primeiramente saber qual a população absoluta de um determinado país, ou seja, seu número total de habitantes e qual são as suas áreas que apresentam maior probabilidade de haver um grande número de pessoas, a exemplo dos grandes centros urbanos.

No Brasil, por exemplo, a densidade populacional possui uma diferença bem acentuada, enquanto que na região norte ela é baixa, no sudeste, onde se localizam a cidade/estado de São Paulo e do Rio de Janeiro (mais densamente habitada), ela é bem alto.

Densidade Demográfica

As estratégias usadas por alguns países como a China, que atualmente é o país mais populoso ou com maior número de população absoluta, (aproximadamente 1 bilhão de pessoas) do mundo, é instaurar leis que não permitam que um casal tenha mais de 1 filho. Controlando assim, as taxas de natalidade.

Sabe-se que os problemas relacionados ao um grande número de pessoas em uma determinada área não está apenas vinculado as questões sociais, políticas e econômicas, mas também possui um viés ambiental, uma vez que não tendo onde morar, essas mesmas pessoas começam a ocupar espaços destinados a preservação e proteção, estando ainda susceptíveis as respostas ocasionadas por impactos ambientais, como as inundações e os deslizamentos de terra. Esses problemas se agravam quando se percebe que poucas pessoas habitam e são donas de extensas áreas, como os condomínios de luxo.

Em nível mundial, os clássicos exemplos a serem estudados são os continentes e as suas respectivas cidades: a Ásia (Cingapura com cerca de 7.987,52 hab/km² ocupando o 2º lugar) possui a maior densidade demográfica, seguida da Europa (Mônaco com aproximadamente 15.102,97 hab/km² ocupando 1º lugar), África (Maurício com 652, 53hab/km² ocupando o 9º lugar), América (673, 67 hab/km² ocupando o 8º lugar) e a Oceania (451,81 hab/km² ocupando o 15º lugar).

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.