Breaking News
Home / Geografia / Rio Taquari

Rio Taquari

PUBLICIDADE

Localizado na região Sul do Brasil, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul, está o rio Taquari, um curso de água extenso que recebe diversos nomes em diferentes municípios deste estado.

O rio Taquari nasce nos municípios de Bom Jesus e Cambará do Sul, no extremo leste do Rio Grande do Sul (próximo à costa litorânea deste estado), onde é conhecido como rio das Antes e faz um percurso de aproximadamente 390 km até chegar próximo ao município de São Valentim do Sul, onde recebe a descarga de água do rio Carreiro, passando definitivamente a ser chamado de rio Taquari.

Não cessando o seu percurso, o rio Taquari percorre ainda 140 km até o território do município de Triunfo, onde acaba por desaguar no rio Jacuí, totalizando, portanto, cerca de 530 km desde a sua nascente até a foz.

A sua extensão em quilômetros o configura como um importante rio para a economia do estado do Rio Grande do Sul, em que suas águas abastecem aproximadamente 98 municípios que se encontram em diferentes porções do nordeste do estado, primeiramente de Norte para Sul e em seguida “entortando-se” para o sudeste até encontrar a sua foz no rio Jacuí próximo a cidade de São Jerônimo.

Rio Taquari

Em termos hidrogeograficos (ou hidrográficos), o rio Taquari é um dos principais afluentes da margem esquerda do rio Jacuí. Ainda em seu percurso, este rio atravessa diversas regiões que possuem diferentes feições geomorfológicos ou fisiográficas, como, campos de cima da Serram Encosta Superior do Nordeste, Enconsta Inferior do Nordeste e Depressão Central, que possuí uma impressionante variação em suas altitudes, perfazendo mais de 27 mil km², o que equivale a aproximadamente 37% de área total da bacia do Jacuí.

Além disto, possuí um trecho navegável de mais de 147 km, com profundidade variável de 3,5 m em 90% de todo este percurso. Seus principais afluentes da margem esquerda são rio Camisa, rio Tainhas e rio Lajeado Grade, já pela margem direita são: rio Quebra-Dentes, rio Turvo Humaitã, rio Carreiro, rio Guaporé, rio Forqueta e rio Taquari Mirim, todos possuindo peculiaridades geomorfológicas e hidrográficas.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.