Breaking News
Home / Geografia / América Anglo-Saxônica

América Anglo-Saxônica

PUBLICIDADE

A América Anglo-Saxônica é a região ao norte do continente americano, onde se encontram os Estados Unidos e o Canadá – países que possuíram colonização francesa e, principalmente, inglesa. O restante do continente americano possuiu colonização essencialmente espanhola e portuguesa, por isso é denominado América Latina.

América Anglo-Saxônica

Os Estados Unidos e o Canadá tiveram uma colonização diferenciada dos outros países, chamada colonização de povoamento – diferente da colonização de exploração, realizada, por exemplo, no Brasil.

Na colonização de povoamento as metrópoles incentivavam o desenvolvimento da colônia de forma independente, pois visavam o maior lucro. Essa política ocasionou grandes migração do continente europeu para o americano – solavancado ainda mais pelos problemas econômicos, religiosos e sociais enfrentados nos países Europeus à época.

Com a chegada desse grande contingente migratório, se iniciou a vontade por parte dos novos habitantes de criar um “novo continente”, seguindo os padrões de desenvolvimento já existente na Europa. Por isso, no período colonial dos Estados Unidos e do Canadá houve grande desenvolvimento mercantil, de infraestrutura e manufatureiro – fornecendo porcentagem dos lucros aos colonizadores e o restante utilizado como investimento na infraestrutura da própria colônia, visando sempre a obtenção de maiores lucros aos colonizadores.

A visão de colônias de povoamento foi essencial para o grande desenvolvimento apresentando atualmente por essas duas nações, pois quando se tornaram independentes, já possuíam infraestrutura bem desenvolvida e organização econômica e política bem encaminhada.

Atualmente a América Anglo-Saxônica é conhecida por seu alto grau de desenvolvimento, mão de obra extremamente especializada e desenvolvimento de tecnologias de ponta em diversas áreas, além da estabilidade econômica apresenta também estabilidade política e militar.

Um importante bloco econômico formado por esses países é o NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), do qual Estados Unidos, Canadá e México participam.

América Anglo-Saxônica

Informações Adicionais

Tornou-se convencional para muitos estudiosos chamaram de América Anglo-Saxônica apenas os Estados Unidos e o Canadá, porém, se levar-se em conta a colonização dos países e não o grau de desenvolvimento atual, expande-se a América Anglo-Saxônica para as seguintes nações:

América do Norte: Estados Unidos e Canadá (exceto Quebec, língua francesa).

América Central: Antígua e Barbuda, Barbados, Belize, Bahamas, Dominica, Granada, Jamaica, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e Trinidad e Tobago.

América do Sul: Guiana.

Lucas Moreira Furlan

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.