Breaking News
Home / Geografia / América Anglo-Saxônica

América Anglo-Saxônica

PUBLICIDADE

A América Anglo-Saxônica é a região ao norte do continente americano, onde se encontram os Estados Unidos e o Canadá – países que possuíram colonização francesa e, principalmente, inglesa. O restante do continente americano possuiu colonização essencialmente espanhola e portuguesa, por isso é denominado América Latina.

América Anglo-Saxônica

Os Estados Unidos e o Canadá tiveram uma colonização diferenciada dos outros países, chamada colonização de povoamento – diferente da colonização de exploração, realizada, por exemplo, no Brasil.

Na colonização de povoamento as metrópoles incentivavam o desenvolvimento da colônia de forma independente, pois visavam o maior lucro. Essa política ocasionou grandes migração do continente europeu para o americano – solavancado ainda mais pelos problemas econômicos, religiosos e sociais enfrentados nos países Europeus à época.

Com a chegada desse grande contingente migratório, se iniciou a vontade por parte dos novos habitantes de criar um “novo continente”, seguindo os padrões de desenvolvimento já existente na Europa. Por isso, no período colonial dos Estados Unidos e do Canadá houve grande desenvolvimento mercantil, de infraestrutura e manufatureiro – fornecendo porcentagem dos lucros aos colonizadores e o restante utilizado como investimento na infraestrutura da própria colônia, visando sempre a obtenção de maiores lucros aos colonizadores.

A visão de colônias de povoamento foi essencial para o grande desenvolvimento apresentando atualmente por essas duas nações, pois quando se tornaram independentes, já possuíam infraestrutura bem desenvolvida e organização econômica e política bem encaminhada.

Atualmente a América Anglo-Saxônica é conhecida por seu alto grau de desenvolvimento, mão de obra extremamente especializada e desenvolvimento de tecnologias de ponta em diversas áreas, além da estabilidade econômica apresenta também estabilidade política e militar.

Um importante bloco econômico formado por esses países é o NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), do qual Estados Unidos, Canadá e México participam.

América Anglo-Saxônica

Informações Adicionais

Tornou-se convencional para muitos estudiosos chamaram de América Anglo-Saxônica apenas os Estados Unidos e o Canadá, porém, se levar-se em conta a colonização dos países e não o grau de desenvolvimento atual, expande-se a América Anglo-Saxônica para as seguintes nações:

América do Norte: Estados Unidos e Canadá (exceto Quebec, língua francesa).

América Central: Antígua e Barbuda, Barbados, Belize, Bahamas, Dominica, Granada, Jamaica, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e Trinidad e Tobago.

América do Sul: Guiana.

Lucas Moreira Furlan

Veja também

Supervulcão

Supervulcão

PUBLICIDADE Definição Um Supervulcão é vulcão extraordinariamente grande, com potencial para produzir uma erupção com …

Favela

Favela

PUBLICIDADE Definição Uma favela é uma área de uma cidade onde as condições de vida …

Megalópole

Megalópole

PUBLICIDADE Definição Uma megalópole é tipicamente definida como uma cadeia de áreas metropolitanas aproximadamente adjacentes, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.