Breaking News
Home / Geografia / Êxodo Urbano

Êxodo Urbano

O que é Êxodo Urbano?

PUBLICIDADE

Muitas pessoas já ouviram falar de famílias ou amigos que se mudaram do campo para cidade em busca de novas oportunidades relacionadas a emprego, saúde, educação e moradia, esse fenômeno social chama-se êxodo rural.

Todavia, desde a Idade Média, existe um fenômeno contrário a este, chamado êxodo urbano, que significa a saída das pessoas da zona urbana em direção à zona rural. Mas o que explica isso? Se é uma questão histórica, porque muitas cidades ainda sofrem com as altas taxas de densidade demográfica? Déficit de moradia? E outros problemas.

Na Alta Idade Média, a decadência do Império Romano Ocidente principalmente depois das invasões ou da chegada dos bárbaros ao ocidente, a população europeia viu-se obrigada a voltar para os campos em busca de proteção e de uma nova forma de restauração de suas vidas, configurando um sistema econômico e social que dominou a vida dos reinos europeus do século X ao século XIII, conhecido como Feudalismo.

Associada às invasões, as cidades do império romano sofriam com diversos problemas relacionados a falta de condições dignas de saúde, água, comida, além da superlotação, estima-se que cerca de um milhão de habitantes viviam nas zonas urbanas. Devido a isso, as cidades foram perdendo importância com relação ao seu tamanho e às funções que realizam.

Êxodo Urbano

Causas do Êxodo Urbano

O que se observa atualmente são problemas muito parecidos, como os ligados ao déficit habitacional, o inchaço urbano, numerosos espaço marginalizados, tendo em vista que os preços dos terrenos é um fator determinante para a distribuição da população nos espaços urbanos.

Problemas de transporte, congestionamentos em horários de pico, ou seja, da entrada e saída dos trabalhadores para os seus respectivos empregos. Poluição, causado pelo tráfego intenso de automóveis e outras atividades que envolve a cidade. Ilha de calor, ou comumente conhecido como uma espécie de microclima urbano. Abastecimento de lixo, que requer uma infraestrutura adequada e um valor alto para manutenção e controle. E os conflitos sociais, como a violência, o tráfico e uso de drogas, etc.

Essas são questões recorrentes que fazem com que muitas pessoas voltem ao campo, buscando tranquilidade de vida, e o sossego. Mesmo os números ainda sendo baixos se comparados ao êxodo rural, já é possível se ter uma estimativa dos problemas que fazem com que as pessoas voltem ou retornem para o seu local de origem, problemas estes não resolvidos e até mesmo ignorados pelos gestores das cidades.

Gean Alef Cardoso

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Agrossistemas

Agrossistemas

PUBLICIDADE Agrossistemas ou Sistemas Agrários Ao longo da história da humanidade, as civilizações foram mudando …

Hierarquia Urbana

Hierarquia Urbana

PUBLICIDADE Um termo ainda em discussão no ambiente da Geografia Urbana e áreas correlatas diz …

Rede Urbana

Rede Urbana

PUBLICIDADE O que é rede urbana? Assim como a hierarquia urbana, o conceito de rede …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.