Breaking News
Home / Geografia / Êxodo Urbano

Êxodo Urbano

O que é Êxodo Urbano?

PUBLICIDADE

Muitas pessoas já ouviram falar de famílias ou amigos que se mudaram do campo para cidade em busca de novas oportunidades relacionadas a emprego, saúde, educação e moradia, esse fenômeno social chama-se êxodo rural.

Todavia, desde a Idade Média, existe um fenômeno contrário a este, chamado êxodo urbano, que significa a saída das pessoas da zona urbana em direção à zona rural. Mas o que explica isso? Se é uma questão histórica, porque muitas cidades ainda sofrem com as altas taxas de densidade demográfica? Déficit de moradia? E outros problemas.

Na Alta Idade Média, a decadência do Império Romano Ocidente principalmente depois das invasões ou da chegada dos bárbaros ao ocidente, a população europeia viu-se obrigada a voltar para os campos em busca de proteção e de uma nova forma de restauração de suas vidas, configurando um sistema econômico e social que dominou a vida dos reinos europeus do século X ao século XIII, conhecido como Feudalismo.

Associada às invasões, as cidades do império romano sofriam com diversos problemas relacionados a falta de condições dignas de saúde, água, comida, além da superlotação, estima-se que cerca de um milhão de habitantes viviam nas zonas urbanas. Devido a isso, as cidades foram perdendo importância com relação ao seu tamanho e às funções que realizam.

Êxodo Urbano

Causas do Êxodo Urbano

O que se observa atualmente são problemas muito parecidos, como os ligados ao déficit habitacional, o inchaço urbano, numerosos espaço marginalizados, tendo em vista que os preços dos terrenos é um fator determinante para a distribuição da população nos espaços urbanos.

Problemas de transporte, congestionamentos em horários de pico, ou seja, da entrada e saída dos trabalhadores para os seus respectivos empregos. Poluição, causado pelo tráfego intenso de automóveis e outras atividades que envolve a cidade. Ilha de calor, ou comumente conhecido como uma espécie de microclima urbano. Abastecimento de lixo, que requer uma infraestrutura adequada e um valor alto para manutenção e controle. E os conflitos sociais, como a violência, o tráfico e uso de drogas, etc.

Essas são questões recorrentes que fazem com que muitas pessoas voltem ao campo, buscando tranquilidade de vida, e o sossego. Mesmo os números ainda sendo baixos se comparados ao êxodo rural, já é possível se ter uma estimativa dos problemas que fazem com que as pessoas voltem ou retornem para o seu local de origem, problemas estes não resolvidos e até mesmo ignorados pelos gestores das cidades.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Macroeconomia

PUBLICIDADE Definição de macroeconomia Macroeconomia é o ramo da economia que estuda o comportamento e …

Onda Sísmica

Onda Sísmica

PUBLICIDADE Definição de Onda Sísmica Ondas sísmicas são as ondas de energia causadas pelo rompimento repentino de …

Gratícula

PUBLICIDADE Definição Gratícula é uma a rede de linhas de latitude e longitude sobre as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.