Breaking News
Home / Geografia / Cretáceo

Cretáceo

PUBLICIDADE

O Cretáceo é uma divisão da escala de tempo geológica que pertence à Era Mesozoica. Dentro disso, o Cretáceo ocupa o terceiro e último lugar seguindo o Jurássico.

Começou há 145 milhões de anos e terminou há 66,4 milhões de anos. Com uma duração de cerca de 79 milhões de anos, é o período Phanerozoico mais extenso, e é ainda mais longo que toda a Era Cenozóica.

É comumente dividido em duas metades, conhecido como Cretáceo Inferior e Cretáceo Superior.

A vida nos mares e na terra apareceu como uma mistura de formas modernas e arcaicas, especialmente de amonites. Tal como acontece com a maioria das idades geológicas, o início do período é incerto por alguns milhões de anos. No entanto, a datação do final do período é relativamente precisa, uma vez que corresponde a uma camada geológica com forte presença de irídio, que parece coincidir com a queda do meteorito no que agora corresponde à Península de Yucatán e o Golfo do México. Esse impacto poderia causar a extinção maciça que ocorreu no final deste período, conhecido como o evento KT. Este evento marca o fim doEra mesozoico.

No meio do Cretáceo, a formação de mais de 50% das reservas mundiais de petróleo que são conhecidas hoje, das quais as concentrações localizadas nos arredores do Golfo Pérsico e na região entre o Golfo do México e a costa da Venezuela.

cretáceo

 

O período Cretáceo é o terceiro dos três períodos da Era Mesozóica, a “era do meio” da vida multicelular complexa na Terra. O período do Cretáceo se estendeu desde o fim do período Jurássico , há cerca de 145 milhões de anos, até cerca de 65 milhões de anos, quando o evento de extinção do Cretáceo-Terciário eliminou a maioria dos dinossauros. Os antepassados ​​dos pássaros modernos são os dinossauros que sobreviveram.

O período Cretáceo foi um período extremamente importante para a vida na Terra. A diversidade eo tamanho dos dinossauros estavam no auge. Os insetos também começaram a se diversificar. O clara maniraptora evoluiu, um clade de transição entre dinossauros e pássaros. Pterosaurs continuou a dominar o céu, especializando-se em um nicho ecológico semelhante aos pássaros modernos por mais de 150 milhões de anos.

Os oceanos do Cretáceo começaram a ser dominados por plesiosaurios e pliosaurios, como o fizeram durante a maior parte da Era Mesozoica. Mas, no período do meio do Cretáceo, começaram a diminuir, e os tubarões modernos, os raios e certas espécies de peixes se tornaram mais abundantes. Os mosasauros , algo como uma cruz entre uma cobra e um lagarto monitor que poderia nadar, eram o principal predador marinho até o final do período Cretáceo. O maior deles cresceu para 17 m.

Fonte: www.wisegeek.comes.wikipedia.com

 

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo

PUBLICIDADE Definição e importância da estrutura do solo A estrutura do solo é definida pela maneira como …

Crosta Terrestre

PUBLICIDADE Definição Crosta descreve um revestimento ou cobertura externa. Em geologia, é o termo dado …

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.