Breaking News
Home / Geografia / Agreste

Agreste

PUBLICIDADE

O Agreste é o nome dado a uma região estreita, no nordeste do Brasil, que se encontra entre a Zona da Mata (litoral nordestino) e o Sertão, paralela à costa do Oceano Atlântico – e exatamente por estar em uma zona de transição, possui tanto o bioma Mata Atlântica quanto a caatinga (predominante). Lembrando que o bioma caatinga é marcado pela presença de arbustos com galhos retorcidos, além de bromélias e cactos.

O Agreste abrange uma área que vai do Rio Grande do Norte até a Bahia, englobando também os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Clima

O clima predominante da região é o semiárido, porém, é possível encontrar pequenas áreas úmida e brejos, locais onda são desenvolvidas atividades agrícolas.

Relevo

Geologicamente o agreste se encontra principalmente no Planalto da Borborema, entre altitudes que variam entre 500 e 800 metros – sendo o local de maior altitude do nordeste brasileiro.

Por se tratar de uma região mais elevada em relação às áreas vizinhas, as massas de ar úmidas provindas do Oceano Atlântico perdem força e causam chuva intensas em parte do Agreste e em toda a Zona da Mata – essas chuvas, por possuírem interferência direta do relevo, são chamadas de chuvas orográficas. Essas chuvas são responsáveis pela presença de rios temporários. A seca no sertão, e também em parte do Agreste, também é causada pela interferência do relevo.

Agreste

São destaques no Agreste as cidades de:

Caruaru e Garanhuns – Pernambuco;
Campina Grande – Paraíba;
Itabaiana – Sergipe;
Arapiraca – Alagoas.

Economia

Embora a agricultura seja presente em propriedades rurais de pequeno e médio porte, com predominância da agricultura familiar e da rotação de culturas (principalmente para o algodão, café e sisal) e em regiões mais próximas da Zona da Mata, onde a umidade é maior, as principais atividades econômicas da região são focadas no artesanato e no turismo.

Lucas Moreira Furlan

Veja também

Supervulcão

Supervulcão

PUBLICIDADE Definição Um Supervulcão é vulcão extraordinariamente grande, com potencial para produzir uma erupção com …

Favela

Favela

PUBLICIDADE Definição Uma favela é uma área de uma cidade onde as condições de vida …

Megalópole

Megalópole

PUBLICIDADE Definição Uma megalópole é tipicamente definida como uma cadeia de áreas metropolitanas aproximadamente adjacentes, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.