Breaking News
Home / Geografia / Geleiras

Geleiras

PUBLICIDADE

Geleiras – O que são

As geleiras são formadas de neve que, ao longo de muitos anos, se compacta em grandes massas de gelo espessas. As geleiras são formadas quando a neve permanece em um local por tempo suficiente para se transformar em gelo.

O que torna as geleiras únicas é sua capacidade de fluir. Devido à sua massa, as geleiras fluem como rios muito lentos.Existem geleiras de diversos tamanhos, bem pequenas e outras gigantescas.

Atualmente, as geleiras ocupam cerca de 10 por cento da área terrestre total do mundo, com a maioria localizada em regiões polares como a Antártica, a Groenlândia e o Ártico canadense. As geleiras podem ser consideradas remanescentes da última Idade do Gelo, quando o gelo cobria quase 32% da terra e 30% dos oceanos. A maioria das geleiras fica dentro de cadeias de montanhas que mostram evidências de uma extensão muito maior durante as eras glaciais dos últimos dois milhões de anos e indicações mais recentes de recuo nos últimos séculos.

Geleiras – Como se formam

As geleiras começam a se formar quando a neve permanece na mesma área o ano todo, onde neve suficiente se acumula para se transformar em gelo . A cada ano, novas camadas de neve enterram e comprimem as camadas anteriores. Essa compressão força a recristalização da neve, formando grãos semelhantes em tamanho e forma aos grãos de açúcar. Gradualmente, os grãos ficam maiores e as bolsas de ar entre os grãos ficam menores, fazendo com que a neve lentamente se compacte e aumente em densidade. Após cerca de um ano, a neve torna-se firme—Um estado intermediário entre neve e gelo glaciar. Nesse ponto, é cerca de dois terços da densidade da água. Com o tempo, os cristais de gelo maiores tornam-se tão comprimidos que qualquer bolsa de ar entre eles é muito pequena. No gelo de uma geleira muito antiga, os cristais podem atingir vários centímetros de comprimento. Para a maioria das geleiras, esse processo leva mais de cem anos.

Geleiras

As geleiras podem se modificar com o passar do tempo devido a diversos fatores,como por mudanças climáticas de longo prazo,  precipitação , temperatura média e cobertura de nuvens.

Um grande pedaço de gelo comprimido, ou uma geleira, parece azul , assim como grandes quantidades de água aparecem em azul. Isso ocorre porque as moléculas de água absorvem outras cores com mais eficiência do que o azul. A outra razão para a cor azul das geleiras é a falta de bolhas de ar. As bolhas de ar, que dão uma cor branca ao gelo, são espremidas pela pressão, aumentando a densidade do gelo criado.

Geleiras – Derretimento

O derretimento glacial que ocorre na Antártica e na Groenlândia  influencia nas correntes dos oceanos. Com o derretimento dessas geleiras, o nível do mar tende a se elevar.

Ao longo dos anos, a temperatura da Terra sofreu bastante alteração, devido as mudanças climáticas, poluição, entre outros. Como consequência, as geleiras estão derretendo alterando a paisagem

O aumento da temperatura da Terra foi, sem dúvida, responsável pelo derretimento das geleiras ao longo da história. Hoje, a velocidade com que as mudanças climáticas estão progredindo pode torná-los extintos em tempo recorde. Vamos dar uma olhada detalhada nas causas por trás do derretimento glacial.

Fonte: nsidc.org/www.wisegeekhealth.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Geofísica

Geofísica

Definição de Geofísica PUBLICIDADE Geofísica é a aplicação da física para estudar a Terra, os oceanos, …

Processos geológicos

Processos geológicos

Definição – Processo geológico PUBLICIDADE Processos geológicos são eventos que ocorrem em uma escala de tempo …