Breaking News
Home / Geografia / Geofísica

Geofísica

Definição de Geofísica

PUBLICIDADE

Geofísica é a aplicação da física para estudar a Terra, os oceanos, a atmosfera e o espaço próximo à Terra.

É um assunto amplo que abrange muitas das principais ciências – física, astronomia, ciências planetárias, geologia, ciências ambientais, oceanografia e meteorologia.

Muitos cientistas diferentes de diferentes disciplinas se classificam como geofísicos, incluindo sismólogos, meteorologistas, glaciologistas, geomagnetistas e geodesistas.

As observações geofísicas são fundamentais para a nossa compreensão da Terra e como ela funciona a nosso favor e contra nós.

Por exemplo, o movimento no núcleo profundo da Terra dá origem ao nosso campo magnético, que nos protege da radiação solar prejudicial.

Terremotos e erupções vulcânicas, por outro lado, têm a capacidade de destruir em uma escala terrível.

A geofísica também é fundamental para as necessidades da sociedade – é essencial para a exploração de recursos energéticos, hídricos e minerais, monitorando o impacto ambiental e as mudanças e avaliando os perigos naturais e causados pelo homem.

É usado em investigações de subsuperfície para engenharia e arqueologia, bem como em ciência forense, como verificação de tratado de proibição de teste nuclear.

Os geofísicos continuam a se desenvolver em uma ampla gama de carreiras, incluindo as de exploração de recursos naturais, observação da Terra por satélite, mitigação de riscos naturais, estudos arqueológicos, estudos de conservação e clima, políticas governamentais e aplicações militares.

Geofísica

O que é geofísica?

Geofísica é um ramo das ciências da Terra que usa métodos físicos quantitativos para elucidar alguns aspectos do sistema planetário.

Geofísica engloba grandes partes da sismologia, geodesia (tamanho e forma da Terra), ciência atmosférica, estudo do campo magnético da Terra, geotermometria, hidrologia, oceanografia, tectonofísica, geodinâmica (estudo do interior da Terra), exploração e engenharia geofísica, geofísica engenharia, glaciologia, petrofísica, geofísica aplicada, física mineral e geologia de engenharia.

A geofísica é baseada na realidade de que os processos em massa na matéria podem frequentemente ser caracterizados de forma abstrata usando equações físicas simples.

Infelizmente, quando muitas peças componentes estão em jogo, mesmo que as peças se movam de acordo com leis simples, suas propriedades emergentes são complexas.

Consequentemente, a geofísica tem a reputação de ser um dos domínios da ciência que mais precisa de computação.

Um exemplo de aplicação da geofísica é estudar o núcleo da Terra por meio da análise de ondas sísmicas. Usando supercomputadores, os geofísicos podem mapear irregularidades no núcleo da Terra em escalas tão pequenas quanto um quilômetro.

Um tópico que atualmente deixa os geofísicos perplexos é a heterogeneidade do núcleo externo da Terra, que se acredita ser líquido. Em um ponto, acreditava-se que o núcleo externo era bastante homogêneo, mas cálculos geofísicos mostraram o contrário.

Os cientistas agora suspeitam que o núcleo externo pode consistir em camadas alternadas de material líquido e sólido.

Existem muitos estudos geofísicos computacionais possíveis para os quais atualmente não temos o poder de computação para lançar. Uma área notoriamente difícil é a previsão do clima.

A extensão da mudança climática no próximo século é uma variável que muitos dos governos do mundo ficariam encantados em saber, mas não existe nenhum método científico para prever o clima do mundo com tanta antecedência.

Geofísica – Ciência

Geofísica, principal ramo das ciências da Terra que aplica os princípios e métodos da física ao estudo da Terra.

A geofísica lida com uma ampla gama de fenômenos geológicos, incluindo a distribuição da temperatura do interior da Terra; a fonte, configuração e variações do campo geomagnético; e as características em grande escala da crosta terrestre, como fendas, suturas continentais e dorsais meso-oceânicas.

A pesquisa geofísica moderna se estende aos fenômenos das partes externas da atmosfera da Terra (por exemplo, o dínamo ionosférico, eletrojatos aurorais e sistema de corrente da magnetopausa) e até mesmo às propriedades físicas de outros planetas e seus satélites.

Muitos dos problemas da geofísica são análogos aos da astronomia porque o assunto estudado raramente está sob observação direta e as conclusões devem ser tiradas em grande parte com base na interpretação matemática das medições físicas. Isso inclui medições do campo gravitacional da Terra com gravímetros na terra e no mar e satélites artificiais no espaço; medições magnetométricas do campo magnético do planeta; e levantamentos sismológicos de estruturas geológicas subterrâneas usando ondas elásticas refletidas e refratadas produzidas por terremotos ou por meios artificiais.

Pesquisas conduzidas com técnicas geofísicas têm se mostrado extremamente úteis no fornecimento de evidências em apoio à teoria das placas tectônicas. Dados sismográficos, por exemplo, demonstraram que os cinturões de terremotos do mundo marcam os limites das enormes placas rígidas que constituem a camada externa da Terra, enquanto as descobertas de estudos paleomagnéticos tornaram possível rastrear a deriva dos continentes ao longo do tempo geológico.

O que faz um geofísico?

Um geofísico é um cientista que estuda as propriedades físicas da Terra e que também pode estudar as propriedades físicas de outros planetas junto com luas e outros objetos encontrados no espaço.

Para trabalhar nesta área, geralmente é necessário ter um diploma de graduação. Inúmeras universidades ao redor do mundo oferecem programas de pós-graduação em geofísica, com mestrado e doutorado disponíveis para os alunos.

O campo da geofísica é na verdade bastante amplo, e um geofísico pode se envolver em uma ampla gama de atividades como parte de seu trabalho.

O estudo da geofísica inclui o estudo das propriedades da superfície da Terra, como as características da crosta terrestre, o estudo da atmosfera, o estudo do interior da Terra e o estudo dos oceanos da Terra.

Um geofísico pode trabalhar no campo, coletando dados, fazendo observações e calibrando equipamentos.

Geofísicos também são encontrados no laboratório realizando experimentos controlados e conduzindo análises de amostras, em salas de aula ensinando alunos e trabalhando em agências governamentais e organizações privadas interessadas em tópicos dentro da geofísica.

Qualquer pessoa que tenha um profundo interesse nas propriedades físicas da Terra pode estar interessada em uma carreira como geofísico.

Alguns tópicos estudados por geofísicos incluem: os componentes do interior da Terra; terremotos; vulcões; Padrões climáticos; o movimento das placas tectônicas; a formação da Terra e de outros planetas; propriedades dos planetas; planetas potencialmente habitáveis além da Terra; o campo geomagnético associado à Terra; mapeamento e medição da Terra; e o papel do oceano no clima mundial.

Uma área interessante em geofísica é a exploração geofísica.

As empresas que utilizam recursos naturais como petróleo e minerais geralmente contratam geofísicos para pesquisar áreas de interesse e desenvolver relatórios que são usados para determinar se vale a pena investir mais. Os geofísicos também podem trabalhar para agências governamentais, monitorando as atividades de empresas que exploram recursos naturais, impondo limites entre as reivindicações de recursos e estudando a forma como a extração de recursos impacta o meio ambiente.

Essa carreira vem com algumas dificuldades. Frequentemente, é necessário viajar para áreas remotas para obter medições ou para explorar novas reivindicações de recursos naturais, e as condições nessas áreas podem ser primitivas. Também há muito trabalho para levar para casa, e um geofísico deve estar preparado para buscar educação continuada para a vida, participando de conferências, assinando publicações comerciais e engajando-se em outras atividades que aumentem a profundidade de conhecimento neste campo.

Quais são os diferentes empregos do geofísico?

Os geofísicos estudam os processos físicos que ocorrem na Terra ou na atmosfera. Entre muitos outros fenômenos, os profissionais investigam as propriedades do magnetismo, gravidade, ondas sísmicas e transferência de calor. Uma vez que existem tantas subespecialidades dentro da ciência, existem várias dezenas de empregos geofísicos diferentes mantidos por pesquisadores especialistas.

A maioria dos empregos de geofísico são encontrados em universidades, laboratórios de pesquisa sem fins lucrativos e agências governamentais.

Alguns profissionais utilizam seu conhecimento de propriedades físicas para auxiliar nos esforços de mineração, perfuração e construção.

Os empregos de geofísico de pesquisa são geralmente realizados por especialistas em geodésica, geodinâmica ou geomagnetismo. Geodésica envolve medições e movimento da Terra.

Um profissional tenta refinar as medidas estabelecidas estudando imagens de satélite e conduzindo estudos de triangulação de campo com o auxílio de sistemas de posicionamento global.

Os geodesistas também pesquisam os efeitos da gravitação e da rotação da Terra nas mudanças das marés e no movimento glacial.

Cientistas geodinâmicos estão preocupados com fenômenos físicos como terremotos, vulcões, mudanças climáticas e aberturas oceânicas profundas.

Os sismólogos rastreiam os movimentos e propriedades das placas tectônicas usando equipamentos altamente sofisticados, tentando explicar e prever terremotos.

Vulcanologistas medem a temperatura interna e a estabilidade de áreas sujeitas a erupções.

Outros especialistas em geodinâmica pesquisam a atividade elétrica e a formação de nuvens para entender melhor os padrões climáticos.

Cientistas especializados em estudos de geomagnetismo investigam como e por que o campo magnético flutua ao longo do tempo. Assim como os sismólogos, os especialistas em geomagnetismo utilizam uma série de escalas sofisticadas e ferramentas de medição para determinar leituras precisas da direção e força do campo magnético da Terra.

Geofísica
O estudo do campo magnético da Terra é englobado pela geofísica

Os pesquisadores podem determinar como o magnetismo muda, e às vezes se reverte completamente, estudando fósseis, rochas e sedimentos que contêm marcadores físicos preservados de orientações magnéticas anteriores.

Alguns empregos de geofísico são ocupados por cientistas especializados em analisar a composição física de determinadas regiões geográficas.

Um profissional empregado por uma empresa de construção ajuda os engenheiros a determinar a estabilidade de uma área para determinar se é seguro construir uma barragem, rodovia ou túnel.

As empresas de mineração e perfuração frequentemente contam com consultores de geofísica para localizar novos suprimentos de petróleo e minerais, tanto na terra quanto abaixo do leito do oceano.

Um diploma de bacharel é geralmente o requisito mínimo para a maioria dos empregos de geofísico. Indivíduos com bacharelado em geologia, geografia ou física são normalmente qualificados para se tornarem assistentes de pesquisa em universidades ou consultores em empresas de construção, mineração e perfuração.

Uma pessoa que deseja conduzir estudos independentes geralmente precisa de um diploma avançado em geofísica e vários anos de experiência na área.

Fonte: geophysics.org.uk/www.eegs.org/www.geo.uni-hamburg.de/img.univie.ac.at/www.wisegeek.org/wiki.seg.org/www.geology.cz/Encyclopaedia Britannica/www.geop.itu.edu/cseg.ca/www.uib.no

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Processos geológicos

Processos geológicos

Definição – Processo geológico PUBLICIDADE Processos geológicos são eventos que ocorrem em uma escala de tempo …

Manto de Gelo

PUBLICIDADE Os mantos de gelo são a maior classe de massa de gelo, cobrindo continentes inteiros e …