Breaking News
Home / Geografia / Permafrost

Permafrost

PUBLICIDADE

Definição

permafrost é uma camada permanentemente congelada abaixo da superfície da Terra, ocorrendo em todas as regiões polares e localmente em áreas permanentemente frias.

Consiste em solo, cascalho e areia, geralmente unidos pelo gelo.

O permafrost é qualquer terreno que permaneça completamente congelado – 0° C ou mais frio – por pelo menos dois anos seguidos.

Esses terrenos permanentemente congelados são mais comuns em regiões com montanhas altas e nas latitudes mais altas da Terra – perto dos polos norte e sul.

O permafrost cobre grandes regiões da Terra. Quase um quarto da área terrestre do Hemisfério Norte possui permafrost por baixo. Embora o solo esteja congelado, as regiões do permafrost nem sempre estão cobertas de neve.

O que é o Permafrost?

O permafrost é um solo que permaneceu no ou abaixo do ponto de congelamento por dois ou mais anos.

O termo é realmente um pouco enganador, pois não é necessário geada.

A rocha permanentemente congelada, por exemplo, também pode ser chamada de permafrost, assim como o solo congelado muito seco.

Entre 20 e 25% da superfície da Terra está coberta de permafrost – também conhecido como solo criótico – embora esse número tenha começado a flutuar descontroladamente no início do século 21 devido ao aquecimento global.

Para que o solo fique assim, o clima precisa ser extremamente frio. Na maioria das vezes, o solo nessa condição espelha de perto a temperatura do ar e é encontrado nas regiões polares do mundo.

O permafrost alpino é encontrado em áreas montanhosas em regiões de menor latitude, e outros semelhantes podem ser encontrados na superfície da Terra.

Em alguns casos, o permafrost tem centenas de milhares de anos e, nesse caso, é considerado “fossilizado”, acumulado durante um período de tempo que levou milhares de anos e é impossível derreter nas condições climáticas atuais.

Como se pode imaginar, o solo criótico tem um impacto radical nas regiões onde é encontrado. Inibe o crescimento das plantas, o que dificulta o crescimento dos animais. Também ajuda a resistir à erosão, pois essencialmente cimenta o solo e apresenta uma série de desafios para as pessoas. Construir com permafrost é complicado, porque se derreter, as estruturas construídas sobre ele poderão entrar em colapso.

Da mesma forma, tubos de serviço público em regiões com solo criótico devem ser executados acima do solo por segurança, pois podem derreter o solo e causar um problema, ou podem se abrir se o solo derreter e o solo assentar.

Os pesquisadores estão especialmente interessados nas áreas de “permafrost contínuo”, onde o solo criótico é extenso e está presente por um longo período de tempo.

Isso geralmente cria padrões distintos no solo que podem ser interessantes de observar, e a expansão ou encolhimento do solo pode ser um indicador de problemas ambientais. Nas nações do Ártico, por exemplo, a redução da linha de permafrost contribuiu substancialmente para a erosão.

As regiões permafrost do mundo também são de interesse de arqueólogos e historiadores. Frost (geada) é um excelente conservante, literalmente congelando artefatos com o tempo.

Além de encontrar restos humanos e animais em solo crióticocouro e cestas que normalmente se deterioram., os pesquisadores também encontraram materiais orgânicos como tecidos,

Do que é feito o Permafrost?

O permafrost é feito de uma combinação de solo, rochas e areia que são mantidas juntas pelo gelo. O solo e o gelo no permafrost permanecem congelados o ano todo.

Perto da superfície, os solos permafrost também contêm grandes quantidades de carbono orgânico – um material restante de plantas mortas que não podiam se decompor ou apodrecer devido ao frio.

As camadas inferiores de permafrost contêm solos feitos principalmente de minerais.

Uma camada de solo sobre o permafrost não fica congelada o ano todo. Essa camada, chamada camada ativa, derrete durante os meses quentes do verão e congela novamente no outono.

Nas regiões mais frias, o solo raramente derrete – mesmo no verão. Lá, a camada ativa é muito fina – apenas 10 a 15 centímetros. Nas regiões mais quentes do permafrost, a camada ativa pode ter vários metros de espessura.

Quando o permafrost derrete, o mesmo ocorre com bactérias e vírus antigos no gelo e no solo. Esses micróbios recém-descongelados podem deixar humanos e animais muito doentes.

Os cientistas descobriram micróbios com mais de 400.000 anos de idade no permafrost descongelado.

Onde o Permafrost é encontrado?

Cerca de um quarto de todo o hemisfério norte é permafrost, onde o solo fica congelado o ano todo.

Está presente nas regiões árticas da Sibéria, Canadá, Groenlândia e Alasca – onde quase 85% do estado fica no topo de uma camada de permafrost.

Também é encontrado no planalto tibetano, em regiões de grande altitude, como as Montanhas Rochosas, e no fundo do Oceano Ártico, como permafrost submarino.

No hemisfério sul, onde há muito menos espaço para congelar, o permafrost é encontrado em regiões montanhosas como os Andes da América do Sul e os Alpes do sul da Nova Zelândia, bem como abaixo da Antártica.

Distribuição Permafrost

O permafrost é definido como solo (solo ou rocha e inclui gelo ou material orgânico) que permanece igual ou inferior a 0 ° C por pelo menos dois anos consecutivos.

As regiões de permafrost de terras baixas são tradicionalmente divididas em várias zonas com base na continuidade geográfica estimada da paisagem.

Uma classificação típica reconhece permafrost contínuo (subjacente a 90-100% da paisagem); permafrost descontínuo (50-90%); e permafrost esporádico (0-50%). No Hemisfério Norte, as regiões nas quais o permafrost ocorre ocupam aproximadamente 25% (23 milhões de km²) da área terrestre. Nas zonas descontínuas e esporádicas, a distribuição do permafrost é complexa e irregular, e o terreno livre de permafrost é comum.

A espessura do permafrost varia de menos de um metro a mais de 1500 metros.

A maior parte do permafrost existente hoje se formou durante os períodos glaciais frios e persistiu por períodos interglaciais mais quentes.

O Holoceno é uma época geológica que começou aproximadamente 11.700 anos atrás.

Algum permafrost relativamente raso (30 a 70 metros) se formou durante a segunda parte do Holoceno (últimos 6.000 anos) e outros durante a Pequena Idade do Gelo (de 400 a 150 anos atrás).

Nos interiores continentais, as temperaturas do permafrost nos limites entre contínuo e descontínuo são geralmente de cerca de -5° C, correspondendo aproximadamente à temperatura média anual do ar de -8° C.

O permafrost nas montanhas de latitude média e baixa é quente e sua distribuição está intimamente relacionada às características da superfície terrestre, como orientação e gradiente de inclinação, padrões de vegetação e cobertura de neve.

O permafrost submarino ocorre próximo a 0 ° C em grandes áreas da {tooltip} plataforma continental do Ártico.

A plataforma continental é o perímetro estendido de cada continente e planície costeira associada e fazia parte do continente durante os períodos glaciais, mas é submarina durante períodos interglaciais, como a época atual por mares relativamente rasos (conhecidos como mares de prateleira) e golfos, onde se formou durante o último período glacial nas paisagens expostas das prateleiras.

O permafrost é geograficamente contínuo sob as regiões sem gelo do continente antártico e também ocorre sob áreas nas quais a camada de gelo é congelada em seu leito.

Permafrost
A Sibéria é conhecida por sua paisagem permafrost e desolada

Permafrost
O permafrost é um solo permanentemente congelado

Fonte: climatekids.nasa.gov/www.nationalgeographic.org/www.nrdc.org/www.carbonbrief.org/www.wisegeek.org/www.sciencedirect.com/www.yourdictionary.com/ipa.arcticportal.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Geóide

PUBLICIDADE O geóide é a superfície equipotencial do campo de gravidade da Terra que melhor se ajusta, …

Rochas Sedimentares

PUBLICIDADE Definição Rochas sedimentares são rochas compostas por sedimentos. As rochas sedimentares são o produto da …

Rocha ígnea

Rocha ígnea

PUBLICIDADE Definição Rocha ígnea, qualquer uma das várias rochas cristalinas ou vítreas formadas pelo resfriamento …