Breaking News
Home / Geografia / Xisto

Xisto

PUBLICIDADE

Xisto, qualquer um de um grupo de rochas sedimentares laminadas de grãos finos que consiste em partículas do tamanho de lodo e argila.

O xisto é a mais abundante das rochas sedimentares, representando cerca de 70% desse tipo de rocha na crosta terrestre.

O xisto é definido como um composto de sedimentos orgânicos e inorgânicos compostos de material originário de plantas, animais e partículas finas erodidas das rochas da superfície e transportadas para uma área plana ou em forma de tigela, pelo vento, pela água ou pelo gelo (como geleiras) )

Geólogos são específicos sobre a definição da rocha chamada “xisto”. O xisto é composto de partículas de argila com tamanho inferior a 0,004 mm.

O que é o xisto?

O xisto é uma forma muito comum de rocha sedimentar encontrada em depósitos em todo o mundo. Distingue-se por ser macio e altamente físsil.

O xisto tem vários usos ornamentais e práticos, além de ser uma rica fonte de deposição de fósseis, que pode fornecer informações sobre diferentes épocas da história geológica da Terra.

Essa rocha sedimentar começa como uma deposição de areia, lama e argila, com partículas muito finas de outros minerais, como o quartzo. Com o tempo, a deposição se comprime lentamente, transformando-se em xisto.

Uma das características definidoras deste tipo de rocha são as camadas de material que podem ser vistas quando a rocha é cortada transversalmente, mostrando as camadas subseqüentes de deposição que ocorreram, com a rocha tendendo a ficar pura ou fraturada ao longo desses depósitos. O grão muito fino das partículas é outra característica distintiva.

Os folhelhos vêm em uma variedade de cores. Alguns são tão escuros que são quase pretos, enquanto outros podem ser esverdeados, azulados, marrons ou creme, dependendo da composição precisa da rocha.

No caso de xisto com depósitos fósseis, os depósitos se formam como resultado de material biológico que ficou preso no xisto enquanto este estava sendo depositado e sujeito a pressão.

Em alguns casos, partes do organismo podem ser representadas na forma mineralizada, enquanto em outros a rocha tem apenas a impressão de um organismo que se deteriorou após o início da endurecimento da rocha.

Na fabricação, o xisto é usado como material de enchimento para concreto e tijolo.

Às vezes, as pessoas confundem esta rocha com ardósia, uma rocha muito mais dura que pode ser usada para uma ampla variedade de finalidades, incluindo coberturas, ladrilhos, quadros-negros etc.

No caso da ardósia, a rocha é submetida a processos metamórficos que alteram a estrutura e as propriedades da rocha, tornando-a mais difícil e mais durável.

Embora a ardósia também possua camadas distintas e tendência a se dividir ao longo dessas camadas quando estressada, é muito mais difícil que o xisto.

Um tipo de rocha conhecido como “xisto betuminoso” é de interesse para algumas pessoas que trabalham no campo energético.

O xisto betuminoso não é necessariamente um xisto, embora às vezes seja, e compartilha muitas das características associadas aos xistos verdadeiros. Possui uma mistura de compostos químicos que podem ser extraídos e usados para gerar energia. No entanto, é necessária uma tremenda energia para extrair esses compostos, tornando esta rocha atraente apenas em regiões onde outras fontes de petróleo para energia foram esgotadas.

Resumo

O xisto é uma rocha sedimentar de granulação fina que se forma a partir da compactação de partículas minerais do tamanho de lodo e argila que comumente chamamos de “lama”.

Essa composição coloca o xisto em uma categoria de rochas sedimentares conhecidas como “pedras da lama”.

O xisto se distingue de outros pedras da lama por ser físsil e laminado. “Laminado” significa que a rocha é composta de muitas camadas finas.

“Físsil” significa que a rocha se divide rapidamente em pedaços finos ao longo das laminações.

O xisto é uma rocha sedimentar comum, conhecida por descamar

Fonte: mineralseducationcoalition.org/geology.com/energyeducation.ca/www.thoughtco.com/www.sciencedirect.com/www.wisegeek.org/www.dictionary.com/www.americangeosciences.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Biomas antropogênicos

Biomas antropogênicos

PUBLICIDADE Definição Biomas antropogênicos oferecem uma nova maneira de compreender nosso planeta vivo, descrevendo a maneira …

Geodésico

Geodésico

PUBLICIDADE Definição Geodésico é referente à geometria das superfícies curvas, nas quais as linhas geodésicas substituem …

Batimetria

PUBLICIDADE A batimetria é a medida da profundidade da água em oceanos, rios ou lagos. Os mapas batimétricos são …