Breaking News
Home / Geografia / Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE

Quais são as atividades que mais consomem água?

Os impactos deixados pelas diversas atividades humanas no meio ambiente são sentidos em todas as estruturas e meios que compõe o planeta Terra, alterando substancialmente o equilíbrio dinâmico entre natureza e sociedade. Estes impactos se aceleram quando medidas para sua minimização e até mesmo sua contenção não são tomadas ou não são seguidas, tanto pelo setor público, quanto pelo setor privado.

A utilização de água, atividade comum e necessária a todos os seres humanos, é capaz de causar impactos danosos ao ambiente e, inclusive levar a escassez desse recurso caso não seja utilizada corretamente.

Com frequência, vê-se campanhas através das mídias –  televisão, internet, redes sociais, etc. –, mostrando a necessidade de se conscientizar com relação ao consumo doméstico de água – banho, lavagem de carro e casa, escovação de dentes, e outros –, e evidenciando que o consumo diário exacerbado, pode ser ruim para o futuro do planeta e da população que nele habita. No entanto, apesar da importância na conscientização e no controle na utilização desse recurso em ambientes doméstico, o consumo doméstico de água de toda a população do planeta não é a atividade que mais consome água no mundo, ou seja, não é a responsável pela sua escassez.

Atividades que mais consomem água

Dados coletados e estudados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), mostram que as atividades agropecuárias ligadas ao agronegócio no mundo, são as principais responsáveis pela utilização exacerbada dos recursos hídricos, usando em média 71% de toda água consumida no planeta Terra. Este número varia de nação para a nação, uma vez que algumas possuem uma produção agropecuária maior que outras, como é caso do Brasil.

Segundo a mesma instituição, a segunda atividade que mais consome água está ligada ao setor industrial, que também varia em todo o mundo, mas que em média utiliza 22% de toda a água consumida. E por fim, as atividades domésticas consomem 8% de toda a água consumida no mundo. Isto evidencia que há um grande abismo de diferença entre as diversas atividades com relação ao consumo de água, sendo necessário medidas que abrangem todas elas de maneira a diminuir, principalmente daquelas que mais consomem.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo

PUBLICIDADE Definição e importância da estrutura do solo A estrutura do solo é definida pela maneira como …

Crosta Terrestre

PUBLICIDADE Definição Crosta descreve um revestimento ou cobertura externa. Em geologia, é o termo dado …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.